Eu trago sempre o assunto Oliver porque quando ele saiu também houve uma onda de indignação aqui no fórum, muitos que se indignaram na altura são os que se indignam hoje com uma possível renovação do Marega.
Na altura diziam que o SC não percebia nada do assunto que que o Oliver ia arrasar ao serviço do Lopes, mas a realidade é que ele flopou por completo.
Quanto ao prejuizo, temos que fazer bem as contas para podermos comparar Oliver e Marega.
Custo de aquisição vs custo de venda, mesmo que o Marega saia a zero se calhar ainda dá menos prejuízo que o Oliver, e temos que juntar o que cada um deu desportivamente, nesse ponto o Marega goleia de 500 a 0 o Oliver.
1)
O Oliver era um jogador querido de muitos colegas aqui, e eu também apreciava o jogo e a forma de jogar dele. Infelizmente não rendeu, por uma quantidade de variáveis, sendo que aquela que eu acredito tenha sido a equipa não ter um estilo de jogo que valorize a posse de bola e o domínio com bola (isto de forma simplista).
No entanto, este é o tópico do Marega e trazer para aqui outro jogador que até já nem se encontra nos quadros do clube não faz sentido. Um jogador cujo estilo de jogo do treinador valorizou imenso o jogador, jogador esse que de época para época tem oferecido menos naquilo que deve ser a sua principal função, marcar e assistir, contribuir com golos.
2)
"Quanto ao prejuizo, temos que fazer bem as contas para podermos comparar Oliver e Marega."
Prejuízo é prejuízo, independentemente das contas e das justificações
ainda para mais por razões imputáveis ao clube. É como o outro com a falar das amortizações. Além do mais, podes juntar tantas outras variáveis e hipóteses a essa discussão que a tornará muito longa...
Basta eu dizer, por exemplo, que se tivesses dados os minutos do Marega ao Evanilson terias tido muito mais golos, assistências e etc. e que se calhar até o conseguirias vender esta época por um excelente valor, o que não é necessariamente verdade, mas entra no rendimento desportivo caso tivesse acontecido. Ao que tu me podes perfeitamente responder que o jogador iria flopar e não render nada, e tenho que aceitar porque andamos baseados no hipotético. Isto para esta época claro.
Outro exemplo teria sido se, com o dinheiro do Marega tivessemos ido buscar um, por exemplo, Alexander Isak que, com duas épocas no cabedal, renderia mais (mais uma vez, hipotético) e renderia uma mais valia desportiva e financeira superior.
Creio que a melhor expressão continua a ser a dos melões aqui. Na minha forma de ver, caso saia a custo zero, será avaliado da mesma forma que a saida do Herrera e do Brahimi foram, uma estupidez reveladora de falta de planeamento. A renovação do Marega será, a meu ver, uma estupidez ainda maior pois duvido que o consigas vender por mais até que os salários que ele auferirá.