O pessoal parece surpreendido com a evolução da pandemia.
Antes do 1º confinamento estava numa formação em que o responsável duma cadeira de saúde dizia que era algo sem importância. Estamos a falar de alguém que fez pós-graduação em biologia nos EUA.
Não tenho qualquer formação em medicina. E no entanto quando foi decretado o 1º confinamento despedi-me dos restantes formandos a dizer "até Agosto". Ninguém pareceu acreditar. Falhei por uma semana.
Estive no meu dentista após o final do 1º confinamento e a previsão dele era novo confinamento em grande escala no final de Setembro, início de Outubro.
A mesma previsão no IPO Porto.
No regresso da formação o tal formador criticava o governo a atuação do governo, que não era necessário o confinamento. Enfim, a lenga lenga do costume mas sem qualquer tipo de solução ou alternativa. Continua a ser essa a política de todos os políticos, empresários e médicos.
A verdade é que os sistemas de saúde Europeus (e da maior parte do Mundo para falar a verdade) não estavam preparados e continuam a não estar preparados caso surjam variantes mais contagiosas.
As empresas não têm condições de higiene que garantam a minimização do risco por muito que digam que sim.
Os médicos sabem que a vacina é uma ajuda mas está longe de resolver o problema. Aliás, fico abismado quando fazem previsões na TV quando sabem que estão sempre a surgir novas variantes com diferentes graus de gravidade e/ou contágio sem qualquer garantia do nível de eficácia das vacinas.
E no entanto esse é o discurso para o exterior dos políticos, empresários e médicos.
Podem se preparar para restrições, no mínimo, até ao final do ano. Pelo menos até existirem testes instantâneos em grande escala disponíveis. E o desenvolvimento algum grau de proteção natural.
Boa sorte a todos e procurem evitar situações de risco.
P.S.: O tal formador não terminou a formação porque ficou contaminado.