Ponto 1: Rui Águas foi muito melhor que André Silva e isso nem sequer devia ser discutível por alguém que viu os dois jogar, o que duvido que seja o teu caso dada a ignorância que demonstras. O facto de ter sido uma figura dos corruptos não deve tirar a capacidade de avaliar um jogador.Eu já disse isto aqui há uns meses. O André vai ser o próximo ponta de lança do Bayern Munique. A malta que ainda tem a distinta lata de vir para aqui falar em Rui Águas e dizer que ele foi medíocre no nosso clube (quando ele fez 21 golos na sua primeira época completa na equipa principal) que procure ajuda.
Ponto 2: André fez 21 golos em 16/17 a marcar quase metade de grande penalidade, vale o que vale.. A prova é que até à data é a única temporada em que consegue ultrapassar os 20 golos. Excluíndo golos de penalty, que também contam igual mas obviamente têm um significado diferente ao nível da qualidade da produção ofensiva comparados com qualquer outro tipo de golo, André Silva tem 13 golos marcados em 16/17, 10 marcados em 17/18 (apenas 2 na Serie A), 11 em 18/19 (9 na La Liga), 13 marcados em 19/20 (11 na Bundesliga), e esta temporada tem 11 marcados (10 na Bundesliga). Repito, excluindo as grandes penalidades, o que para mim é relevante.
Portanto, 13, 10, 11, 13 e 11 (e nos respetivos campeonatos, 11, 2, 9, 11 e 10). São estes os números do próximo ponta de lança do Bayern Munique, o craque.
O Rui Águas, que era fraquíssimo, sem bater Grandes penalidades no FC Porto (talvez tenha batido duas ou três do que me recordo, pois quem batia era André e depois Demol) marcou 40 golos e deu 12 assistências em 80 jogos. Embora não excelente, respeitável tendo em conta o contexto, e mais impactante que qualquer temporada do Andréz. Importante relevar o contexto, em 88/89 com o clube em convulsão interna, naquela que é possivelmente a pior temporada da era Pinto da Costa, com Quinito, o FC Porto faz 67 golos nessa temporada para todas as competições e Águas faz apenas 16. Na temporada seguinte é o melhor marcador do FC Porto na reconquista do campeonato, faz 24 golos na temporada e dá 9 assistências. Na temporada seguinte é Bota de Prata nos corruptos com 25 no camponato (a célebre Bota de Prata roubada a Domingos). Também já tinha sido melhor marcador conjunto da TCE em 88, e na sua primeira passagem, e metade dos golos do Manniche eram por trabalho dele.