André Silva

• Iniciador de Tópicos Francisco Oliveira
  • Data de início

Cherife

Fã de Geracionalo Borges, o pianista pedalante
8 Março 2012
10,099
17,354
Conquistas
7
63
Porto
Eu já disse isto aqui há uns meses. O André vai ser o próximo ponta de lança do Bayern Munique. A malta que ainda tem a distinta lata de vir para aqui falar em Rui Águas e dizer que ele foi medíocre no nosso clube (quando ele fez 21 golos na sua primeira época completa na equipa principal) que procure ajuda.
Ponto 1: Rui Águas foi muito melhor que André Silva e isso nem sequer devia ser discutível por alguém que viu os dois jogar, o que duvido que seja o teu caso dada a ignorância que demonstras. O facto de ter sido uma figura dos corruptos não deve tirar a capacidade de avaliar um jogador.

Ponto 2: André fez 21 golos em 16/17 a marcar quase metade de grande penalidade, vale o que vale.. A prova é que até à data é a única temporada em que consegue ultrapassar os 20 golos. Excluíndo golos de penalty, que também contam igual mas obviamente têm um significado diferente ao nível da qualidade da produção ofensiva comparados com qualquer outro tipo de golo, André Silva tem 13 golos marcados em 16/17, 10 marcados em 17/18 (apenas 2 na Serie A), 11 em 18/19 (9 na La Liga), 13 marcados em 19/20 (11 na Bundesliga), e esta temporada tem 11 marcados (10 na Bundesliga). Repito, excluindo as grandes penalidades, o que para mim é relevante.
Portanto, 13, 10, 11, 13 e 11 (e nos respetivos campeonatos, 11, 2, 9, 11 e 10). São estes os números do próximo ponta de lança do Bayern Munique, o craque.
O Rui Águas, que era fraquíssimo, sem bater Grandes penalidades no FC Porto (talvez tenha batido duas ou três do que me recordo, pois quem batia era André e depois Demol) marcou 40 golos e deu 12 assistências em 80 jogos. Embora não excelente, respeitável tendo em conta o contexto, e mais impactante que qualquer temporada do Andréz. Importante relevar o contexto, em 88/89 com o clube em convulsão interna, naquela que é possivelmente a pior temporada da era Pinto da Costa, com Quinito, o FC Porto faz 67 golos nessa temporada para todas as competições e Águas faz apenas 16. Na temporada seguinte é o melhor marcador do FC Porto na reconquista do campeonato, faz 24 golos na temporada e dá 9 assistências. Na temporada seguinte é Bota de Prata nos corruptos com 25 no camponato (a célebre Bota de Prata roubada a Domingos). Também já tinha sido melhor marcador conjunto da TCE em 88, e na sua primeira passagem, e metade dos golos do Manniche eram por trabalho dele.

Cherife

8 Março 2012
10,099
17,354
Conquistas
7
63
Porto
Quando se é adepto de um clube onde a tradição é espetar com penaltis no guarda redes, excluir as grandes penalidades é engraçado
Como disse, um golo de grande penalidade vale como qualquer outro. Mas analiticamente falando, e indo um bocado além da estatística simples, um golo não de penalty tem ao nível da criação e da qualidade produtiva um nível obviamente superior do que um golo de penalty. Se o jogador que bate o penalty sofre a falta, então esse valor é reposto na estatística da assistência.
O Jardel foi Bota de Ouro em 2002. Marcou 55 golos em 42 jogos. E agora pergunto-te se esse Jardel tem comparação com o Jardel do FCPorto... Obviamente que não. Esses números de 2002 têm 12 ou 13 grandes penalidades à mistura. E o nível da qualidade/veia goleadora do Jardel no FC Porto e no Sporting é incomparável. No entanto, no Sporting obteve estatisticamente a sua melhor temporada. Mas olhando além dos números, é fácil constatar que os golos de gp em 2002 elevam-no para um registo superior sem haver correspondência real ao nível da qualidade da produção ofensiva.

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,634
7,580
Quando não se quer olhar ao facto do André ter 25 anos e já ter passado por 4 Ligas diferentes, fazemos as análises que queremos..

Cherife

8 Março 2012
10,099
17,354
Conquistas
7
63
Porto
Quando não se quer olhar ao facto do André ter 25 anos e já ter passado por 4 Ligas diferentes, fazemos as análises que queremos..
E o que é que isso te diz? É que a mim diz-me que em pelo menos duas grandes ligas (Serie A La Liga) flopou/não correspondeu de todo, e agora sim, parece ter encontrado uma casa na Bundesliga.

• Like
Reações: Miguelfcp80

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,634
7,580
E o que é que isso te diz? É que a mim diz-me que em pelo menos duas flopou/não correspondeu de todo, e agora sim, parece ter encontrado uma casa na Bundesliga.
Diz que o Águas só jogou no nosso campeonato e conseguiu os números que conseguiu a jogar nas 2 equipas mais fortes..

O André não flopou e isso demonstra a tua ignorância na análise à carreira dele.. No Águas analisas contextos porque te dá jeito, no André mandado os números para o ar e ainda tiras penalties porque não te dá lucro..

Fala aí da carreira do Águas até aos 25 anos..

Cherife

8 Março 2012
10,099
17,354
Conquistas
7
63
Porto
Diz que o Águas só jogou no nosso campeonato e conseguiu os números que conseguiu a jogar nas 2 equipas mais fortes..

O André não flopou e isso demonstra a tua ignorância na análise à carreira dele.. No Águas analisas contextos porque te dá jeito, no André mandado os números para o ar e ainda tiras penalties porque não te dá lucro..

Fala aí da carreira do Águas até aos 25 anos..
Meu amigo, o primeiro ponto é igual para o Gomes à exceção daquela passagem fugaz pelo Bétis. Quereres ir por aí só mostra a tua inteligência. Ridículo.

Ponto dois, o André não flopou em Milão e em Sevilla? Boa anedota, nem vale a pena contra-argumentar isso, é só parvo o que acabaste de dizer.

Ponto três, em relação ao Águas já respondi que não batia grandes penalidades no FC Porto. Batia André e Demol. Em 16/17 quem batia era o André Silva. Que mais queres. Se bateu duas ou três é resquicial, não tem 30 ou 40% dos golos no clube de grande penalidade como o André.

Ponto quatro, o Águas só chegou a um clube grande aos 25 anos, em que é que isso favorece algum argumento a favor do André? O que andou a fazer o Jamie Vardy até aos 26 ou 27? Novamente argumento muito pouco inteligente.

Ponto cinco, não comeces a meter-te em conversas quando desconheces completamente uma das partes que está a ser discutida. Nem sequer é intelectualmente honesto fazer isso. Se não viste o Rui jogar (e sim, estou a assumir isso), para quê entrar numa discussão sobre quem foi melhor ou pior. Não consigo perceber...

• Like
Reações: Vlk

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,634
7,580
Meu amigo, o primeiro ponto é igual para o Gomes à exceção daquela passagem fugaz pelo Bétis. Quereres ir por aí só mostra a tua inteligência. Ridículo.

Ponto dois, o André não flopou em Milão e em Sevilla? Boa anedota, nem vale a pena contra-argumentar isso, é só parvo o que acabaste de dizer.

Ponto três, em relação ao Águas já respondi que não batia grandes penalidades no FC Porto. Batia André e Demol. Em 16/17 quem batia era o André Silva. Que mais queres. Se bateu duas ou três é resquicial, não tem 30 ou 40% dos golos no clube de grande penalidade como o André.

Ponto quatro, o Águas só chegou a um clube grande aos 25 anos, em que é que isso favorece algum argumento a favor do André? O que andou a fazer o Jamie Vardy até aos 26 ou 27? Novamente argumento muito pouco inteligente.
Primeiro, esse paleio do "Rdículo", "parvo" e de questionar a inteligência dos outros é no mínimo triste, mesmo que seja na defesa do Rui Águas e acho que todos compreendemos que a defesa dele merece unhas e dentes..

Depois, estás a comparar a carreira completa de um atleta com outro que ainda vai a meio, mas achas natural diminuir um deles para enaltecer o outro..

Será que o André marca os penalties por ser o pior marcador dos mesmos, dentro da equipa?

Flop, porque é que se analisa golos e não tudo à volta da situação em si, o Milan jogava muito futebol? O André marcou 8 golos em 14 jogos europeus, mas será que jogou assim tanto na Serie A ou foram só 924min, o equivalente a 10 jogos completos em 38 possíveis (várias vezes a sair do banco) nos quais fez 2 golos? A aposta era pelo rapaz da casa, o Cutrone que hoje anda aí para quem quiser ver..

E em Sevilla, será que não jogou com uma lesão muscular mal tratada até ter uma 2ª lesão? Será que até essa lesão não tinha feito 7 golos em 10 jogos de La Liga..

Porque é que não serve pegar no contexto de um jovem avançado que se vai estrear na La Liga e na Serie A e se deixa de lado o facto do contexto do Águas ser muito mais favorável..

Voltando à idade, se o que o Vardy e o Águas fizeram depois dos 25 anos serve para os classificar como grandes avançados, porque é que o André que já fez muito mais do que eles até esses 25 anos e agora está a fazer uma excelente época, tem de ser fraco ou mediano?

Nem vale a pena falar em Gomes, porque se escrevesses que o Gomes foi melhor do que o André ninguém ia pôr isso em causa, é uma questão de opinião, tu é que queres meter a tua à força e ainda questionas tudo e todos por terem uma opinião diferente..

Neo

Tribuna Presidencial
8 Abril 2016
8,163
4,478
O André Silva foi um grande jogador no nosso clube. Marcou 16 golos no campeonato na época anterior a ter sido transferido e 5 na Champions. Não foi um flop. Não o confundam com um Rui Pedro ou com um André Pereira.

• Like
Reações: Vinha

Cherife

8 Março 2012
10,099
17,354
Conquistas
7
63
Porto
Primeiro, esse paleio do "Rdículo", "parvo" e de questionar a inteligência dos outros é no mínimo triste, mesmo que seja na defesa do Rui Águas e acho que todos compreendemos que a defesa dele merece unhas e dentes..
No mínimo triste é não conseguir dizer duas palavras com nexo. Se não queres que as tuas baboseiras sejam classificadas como tal, evita dizê-las

Depois, estás a comparar a carreira completa de um atleta com outro que ainda vai a meio, mas achas natural diminuir um deles para enaltecer o outro..
Eu nunca comparei ninguém diretamente. Falei dos grandes e bons avançados do nosso clube, ao que um user conseguiu apenas retirar do post o nome de Rui Águas, no meio de muitos. A partir daí, e depois de o ver referenciado por mais que um user, tenho que vir defender a minha opinião, que é que um foi um bom avançado, e o outro mediano. E nunca diminui ninguém, essas tuas falácias comigo não colam. Quando na comparação um jogador é efetivamente inferior, não é diminuir o jogador. Disse mais que uma vez que esta a fazer uma boa temporada na Bundesliga, mas dei a minha opinião no sentido de desmistificar a assunção geral de que é um grande avançado e que o tem sido ao longo da sua carreira, o que é manifestamente falso. Essa constatação está longe ter um carácter diminutivo ou odioso.

Será que o André marca os penalties por ser o pior marcador dos mesmos, dentro da equipa?
Completamente irrelevante para esta discussão. Aqui nunca esteve em causa a qualidade do André a bater penaltis. Se os marca é porque tem competências para tal. Deixei bem claro que obviamente um golo de penalty tem o mesmo net value que um golo em qualquer outra situação. No entanto, num domínio analítico mais profundo, o elemento da criação/produtividade ofensiva num golo sem ser de penalty pelo factor decisão/qualidade geral do jogador, é muito superior. Daí ter dado também o exemplo do Jardel do FC Porto vs Jardel 2002. Toda a gente sabe qual deles é o melhor jogador e ponta de lança, mas a quantidade de grandes penalidades batidas em 2002 (as quais a grande maioria ganhas por outros que não ele) elevam o registo da temporada para um nível superior ao de qualquer temporada ao serviço do FCPorto. Essa é a prova que efetivamente quando há um elevado número de golos de penalty, nem sempre esses números totais se traduzem em x qualidade, a não ser que haja a injeção de um valor correspondente a uma assistência (neste caso, ser o jogador que arranca a grande penalidade)

Flop, porque é que se analisa golos e não tudo à volta da situação em si, o Milan jogava muito futebol? O André marcou 8 golos em 14 jogos europeus, mas será que jogou assim tanto na Serie A ou foram só 924min, o equivalente a 10 jogos completos em 38 possíveis (várias vezes a sair do banco) nos quais fez 2 golos? A aposta era pelo rapaz da casa, o Cutrone que hoje anda aí para quem quiser ver..
Eu segui a carreira dele, não me estou a guiar só pelos números. Marcou 8 golos europeus dos quais 2 vieram nos Play-Offs de acesso à Liga Europa frente ao poderoso KF Shkendija 79 da Liga Macedónia do rank 38 da UEFA mais 5 frente ao Austria Wien em dois jogos num agregado de 10-2 a favor do Milan.
Só jogou 924min na Serie A e fez dois golos, mas esse craque do Cutrone em apenas 1500min (bem mais que o André mas manifestamente pouco também) fez 10 golos, o que dá 1 golo a cada 151 minutos. O André fez 1 a cada 460. E noutra nota, para ser flop é preciso ser aposta? Também não percebi essa. Então não percebo porque é que se Prediguers e Kaviedes são considerados flops no nosso clube. Secalhar foi porque não custaram 38M.

E em Sevilla, será que não jogou com uma lesão muscular mal tratada até ter uma 2ª lesão? Será que até essa lesão não tinha feito 7 golos em 10 jogos de La Liga..
Tá explicado então. Os outros 30 jogos and

Voltando à idade, se o que o Vardy e o Águas fizeram depois dos 25 anos serve para os classificar como grandes avançados, porque é que o André que já fez muito mais do que eles até esses 25 anos e agora está a fazer uma excelente época, tem de ser fraco ou mediano?
Porque a sua carreira até hoje foi mediana e já tem 5 temporadas de futebol de topo em cima.

Nem vale a pena falar em Gomes, porque se escrevesses que o Gomes foi melhor do que o André ninguém ia pôr isso em causa, é uma questão de opinião, tu é que queres meter a tua à força e ainda questionas tudo e todos por terem uma opinião diferente..
Mas eu escrevi o Gomes como escrevi muitos outros. E agora só referi o Gomes para te mostrar o quão estúpido é usar o "nunca teve sucesso fora de Portugal" ou "nunca jogou fora de Portugal" como argumento... Até porque antigamente as coisas não funcionavam como funcionam agora ao nível do mercado e das transferências.
E eu não quero meter nada à força, a mim dá-me exatamente igual o que os outros pensam. Só me faz confusão quando encetam uma discussão deste tipo (x vs y) quando nunca viram uma das partes jogar. Nem faz sentido

Cherife

8 Março 2012
10,099
17,354
Conquistas
7
63
Porto
O André Silva foi um grande jogador no nosso clube. Marcou 16 golos no campeonato na época anterior a ter sido transferido e 5 na Champions. Não foi um flop. Não o confundam com um Rui Pedro ou com um André Pereira.
Um grande jogador no nosso clube? Enfim, não vale a pena continuar a discutir isto aqui.

Tripeiro1893

Tribuna
15 Junho 2015
3,633
3,865
Conquistas
9
  • José Maria Pedroto
  • Madjer
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Está no melhor momento da carreira, provavelmente agora está preparado para dar o salto para um clube com outra dimensão.

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,634
7,580
@Cherife não vou citar porque escreves muitas palavras e pouco conteúdo.. Continuas nessa treta de que os outros é que não dizem nada de jeito, quando tu é que estás aqui a fazer figuras tristes e torcer a espinha..

Não comparaste ninguém directamente?
Depois de ele se referir a Rui Águas comparaste e foi a partir daí que começou a tua demanda.. Tu chamas mediocre ao André, claro que o estás a diminuir, podias dizer que é um bom avançado mas o Águas para ti é melhor.. Consideras mediocre e com isso diminuis um jogador que carregou a equipa até à chegada do Soares.. É claramente nisso que o resto do pessoal se foca..

Mas para ti, todo o argumento que vai a teu favor é positivo, o resto é lixo..

Em relação a penalties e Milan, se não é com penalties que se define se um avançado é bom ou mau, é no banco que se define se um jogador é mais ou menos flop? Não faria mais sentido ver o que ele joga? O Cutrone fez melhor, mas será que o seguimento de jogos não favorece o jogador, ainda por jovem e avançado?

É que o Cutrone evoluiu para zero e o André está no ponto em que está depois de ter seguimento de jogos na Bundesliga.. Um bocado como outros avançados portugueses do passado..

Sevilla? Tu apregoas que acompanhas a carreira e depois só te segues pelos golos.. Se uma lesão não tem valor, o que é que se pode dizer da lesão do Águas?
O André tem a lesão, desce de rendimento, joga lesionado até ter nova lesão e isso não pesa nada na época dele..

Tem sido mediano, 56 golos em 4 épocas e meia a jogar em 4 Ligas das top 6 da UEFA 75 em todas as competições.. Lá está, o Águas era bom porque fazia golos de bola corrida, o André é mediano porque fazia menos.. Contexto, não interessa, é lixo..

A questão de fundo é o André ser ou não mediano..

• Like
  • Não gosto
Reações: Vinha e Cherife

Cherife

8 Março 2012
10,099
17,354
Conquistas
7
63
Porto
@Cherife não vou citar porque escreves muitas palavras e pouco conteúdo.. Continuas nessa treta de que os outros é que não dizem nada de jeito, quando tu é que estás aqui a fazer figuras tristes e torcer a espinha..

Não comparaste ninguém directamente?
Depois de ele se referir a Rui Águas comparaste e foi a partir daí que começou a tua demanda.. Tu chamas mediocre ao André, claro que o estás a diminuir, podias dizer que é um bom avançado mas o Águas para ti é melhor.. Consideras mediocre e com isso diminuis um jogador que carregou a equipa até à chegada do Soares.. É claramente nisso que o resto do pessoal se foca..

Mas para ti, todo o argumento que vai a teu favor é positivo, o resto é lixo..

Em relação a penalties e Milan, se não é com penalties que se define se um avançado é bom ou mau, é no banco que se define se um jogador é mais ou menos flop? Não faria mais sentido ver o que ele joga? O Cutrone fez melhor, mas será que o seguimento de jogos não favorece o jogador, ainda por jovem e avançado?

É que o Cutrone evoluiu para zero e o André está no ponto em que está depois de ter seguimento de jogos na Bundesliga.. Um bocado como outros avançados portugueses do passado..

Sevilla? Tu apregoas que acompanhas a carreira e depois só te segues pelos golos.. Se uma lesão não tem valor, o que é que se pode dizer da lesão do Águas?
O André tem a lesão, desce de rendimento, joga lesionado até ter nova lesão e isso não pesa nada na época dele..

Tem sido mediano, 56 golos em 4 épocas e meia a jogar em 4 Ligas das top 6 da UEFA 75 em todas as competições.. Lá está, o Águas era bom porque fazia golos de bola corrida, o André é mediano porque fazia menos.. Contexto, não interessa, é lixo..

A questão de fundo é o André ser ou não mediano..
É impressionante. Conseguiste escrever tanto e no meio de tanta parvoíce irrisória (a parte da espinha então deve ser um ensaio de comédia) pouco ou nada disseste que se aproveita. É infrutífero continuar esta conversa. Se para ti o André foi melhor que o Águas, que nem sequer viste jogar, é um avançado de excelência e está na história do nosso clube junto com os melhores que já tivemos, e que no futuro vai ser o ponta de lança do Bayern, e sucessor do Lewandowski, então está tudo dito...
Não consigo fazer nada por ti, mas secalhar mudares as baterias para o badminton ou para o curling não te fazia mal.

Cherife

8 Março 2012
10,099
17,354
Conquistas
7
63
Porto
Ó Cherife, devias era dar mais nas Águas e menos nos Vinhos, para não dizeres algumas das coisas que dizes.
Argumentar o que quer que seja é que é pó galheiro. É o que já se sabe. O limitadinho do costume que de quando em vez manda uma para o ar a ver se lhe pinta a sorte. Tens piada mas falta-te um 2 no nick.

• Like
Reações: RR11