O Nakajima sai do Porto pura e simplesmente por uma questão de preferências do treinador.
No Portimonense do justamente tão elogiado Vítor Oliveira, o Nakajima era mais fundamental do que o Manafá.
No Porto do SC o Manafá é titular e o Nakajima teve uma utilização residual.
O Vítor Oliveira que o treinou diariamente diz que o Nakajima é um excelente profissional.
Vítor Oliveira, treinador de futebol, recorda a altura em que trabalhou com o jogador Nakajima e afirma que este é "extremamente inteligente, cuidadoso e profissional", o que facilitava a comunicação apesar do japonês não saber falar português. Diz ainda que passado três, quatro dias de o ver...
videos.sapo.pt
Tu dizes que o Nakajima não pode ser considerado profissional porque não se esforçou, no mínimo, a falar inglês.
Acho que se deve ter mais cuidado com a leviandade com que se coloca em causa o profissionalismo do rapaz.
Aliás, até digo mais: tenho muitas dúvidas que boa parte das pessoas que por aqui criticam o seu profissionalismo tivessem a compostura do japonês se alguém os encarasse desta forma:
Não estou a pintar ninguém de coitadinho e todos estão sujeitos a momentos daqueles, mas uns explodem e ripostam e outros engolem o orgulho e não cedem à tentação de responder. Há quem chame a isso profissionalismo. Tenho dúvidas que o Sérgio Conceição reagisse com a mesma calma.
As preferências de um treinador não deviam influenciar de forma tão decisiva a opinião generalizada acerca de um jogador e muito menos de um homem.