Política Nacional

Dagama97

Bancada lateral
13 Janeiro 2018
639
461
Ui, nem sei por onde começar....

Isto é de uma desculpabilização inacreditável.
Em primeiro lugar, os portugueses fizeram tão simplesmente que a procura acontecesse ao "precisarmos" de escravos para o Brasil... Depois, está mais do que registado que tambem fomos ativos na cativação directa de escravos nas tribos.
Mantivemos escravos em cativo, tínhamos mercados de escravos e transportámos ativmaente escravos em navios negreiros pelo atlântico em condições deploráveis, causando um autêntico holocausto de perda de vidas somente nestas viagens...

Eu não falei de escravatura em particular, falo sim da ingerência em geral nestes países. A escravatura produziu desiquilibrios como a colonização em geral, criação de praças comerciais, etc... Ainda hoje o mapa de África advém da conferência de Berlim como bem deves saber. Ainda hoje, há grandes assimetrias por toda a América latina entre a população colonizada e a população hispânica que continua a deter a maior parte do poder económico.

Uma coisa coisa não faz que a outra deixe de ser condenável! Aliás, é o mesmo tipo de desiquilibrio. Falamos de uma revolta de escravos!

Já a forma como falas disso, trazendo como contraponto uma revolta de escravos sobre o poder colonial, leva-me para pontos de vista xenófobos e parciais da tua parte.

Mas a questão não pode ser de guerra porque ocupação, colonialismo, escravatura, genocídio, vão muito além de guerras. aliás, a própria legitimação da guerra é um assunto controverso.

O status quo post bellum deve ser respeitado em nome da estabilidade mas só quando está respeitada essa mesma estabilidade parao bem de todos, não simplesmente para dar fim a um conflito bélico.

Olhar para a história com lentes de 2021 é também desculpabilizar, esquecer e reescrever só porque já passaram 300, 400 ou 500 anos. Transformar essa distância temporal em esquecimento é também usar lentes de 2021...
Vou tentar ser mais sucinto ainda que esteja a apreciar a nossa conversa e agradeço-lhe por isso.
Não sei se sabe mas, muito provavelmente, esse "registo" de captura de escravos de que fala nada tem a ver com o Estado português. Empresas privadas actuavam em território africano para benefício próprio e depois utilizavam a bandeira portuguesa.
Claro que sim, concordo quanto à conferência de Berlim, mas não há desculpas para a instabilidade no próprio continente. Ou como vamos fazer? Vai-me dizer que misturar tribos e etnias diferentes dá problemas? É que se assim for, o que estamos nos a fazer na Europa muito recentemente? Refiro-me ao acolhimento de mais de um milhão de refugiados.
Quanto à parte onde me chama xenófobo admito que é algo que me passa ao lado. Como pode imaginar tenho mais com que me preocupar do que com uma Ad hominem. Mas sabe que chamar racista e xenófobo é perigoso nos dias que correm....retiramos importância aos termos quando os banalizamos. Guarde-os para quem os precisar.
Não percebi a sua resposta relativa à guerra e ao status quo. Poderia explicar?
Como pode ver o seu último argumento cai por si só. Passei 3 anos a estudar estes temas, apenas na licenciatura, logo esquecimento não será bem o que quer dizer. E sim, repito e concerteza encontrará muito boa gente historiadora a repetir-lhe "olhar para 1500's 1600's etc com os olhos de 2021 é a forma errada de perceber a história".

• Like
Reações: tripeiro_de_gema

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
11,018
5,508
Olimpo
Os debates são fundamentalmente estúpidos porque perguntam as coisas erradas

Deviam de perguntar que tipo de tesouras preferem ao cortar as fitas ou que tipo de telemóvel tiram melhores selfies
O Presidente da República não fez mais que isso nos últimos anos
Por isso é que o Tino de Rans teve até agora a melhor frase da campanha para as presidenciais. "O Marcelo apalhaçou as funções de Presidente da Republica." Não diria melhor, foi um autentico palhaço nas mãos do Costa.

• Like
Reações: N.

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
11,042
7,389
Porto
Eu acho que o chega é um partido extremista que só por isso gera apreensão, e consequentemente tambem obriga a que seja falado, logo traz destaque, seja positivo ou negativo, ha sempre um destaque ligado ao extremismo.

Depois o seu cabeça é o Ventura. Quem é o ventura? Um conhecido Benfiquista (e se na minha opinião o chega trabalha para atingir massas, só uma cristina ferreira, um ilustre benfiquista ou o cristiano ronaldo é que poderia tar nesse papel), e que tambem é daqueles papagaios que usa e abusa do interromper e falar por cima dos outros, mas depois usa e abusa tambem do "já não me deixam falar" ou "posso dar a minha opinião sem ser interrompido".
Se a peça fosse o Pedro Guerra, que é outro papagaio igualzinho ao ventura. Só havia uma mudança no discurso, pois iria tar sempre a dizer:
"Ohh sousa martins..."

Posto isto, que efectivamente é a minha opinião sobre o candidato e o modo de debate do candidato. O Chega agarra-se a quê?
A chavões. Agarra-se a ideias de vamos proteger a policia.

Ok, eu concordo com a proteção a policia, alias, acho que todos os partidos concordam com isso. A questão aqui é como?
É muito bonito dizer que ahh e tal, a policia tem que ter meios para isto e para aquilo. Ya concordo totalmente, e tenho a certeza que ninguem discorda, mas como se vai fazer isso? Vai-se americanizar a segurança publica? Isso depois vai trazer mais violencia de retaliações, abusos de força. É isso que realmente o povo quer? A implementação disso obriga a mudar quantas partes da constituição? É viavel isso acontecer? Quem "aceita" essas alterações, vai aceitar?

Isto de querer mudar alguma coisa, até efectivamente se conseguir mudar, tem muito que se lhe diga.

De resto, a que se agarra mais? Falar contra ciganos e outras minorias etnicas. E porquê? Porque por mais poucos que assumam essa forma de pensar publicamente, ha muita mas muita gente a pensar da mesma maneira, porque tem medo porque não confiam, porque não se gosta dessas comunidades, enfim por muitas coisas. Como tal, novamente toca a focar em pontos que muitos não assumem publicamente mas que acabam por achar que "qqr acto contra estas comunidades, eu até bato palmas".
Cortar subsideos? Ya era bom deixar de haver parasitas da sociedade, mas também era bom que a sociedade aceitasse estas pessoas como aceitam outras quaiqueres. Quantos ciganos se vem a trabalhar em cafes? Se a sociedade não aceita, como é que estas pessoas sobrevivem? Roubam?

E podia continuar a enumerar mais casos. A pergunta é possível tornar o populismo em realidade? A mim parece-me que há muitas coisas que podem mudar, mas efectivamente não é com populismos que se resolvem problemas, mas sim com mudanças graduais.

M

MoussaM 11

Guest
Debitar asneiras é escrever e acreditar que a revolução feita pelos militares de Abril se deve em exclusivo ao PCP, como se o PCTP MRPP ou o PS não existissem, só havia um partido, mais ninguém.

Vires dizer que devo a um Partido que queria substituir uma ditadura por outra, como se estes tivessem o exclusivo da liberdade é simplesmente asqueroso e desrespeitoso a todos os que morreram na clandestinidade, fosse de que partido fossem.

O PCP tem um historial -vê o que aconteceu no Diario de Noticias pós-25 de abril a quem não fosse do Partido - de censura e de tudo menos de Democracia, nunca foi vontade do sr Alvaro Cunhal um estado democrático em Portugal no pós 25 de abril , nas palavras do próprio.

Debitar asneiras é ignorar argumentos e factos do que realmente escrevi - o PCP defende regimes ditatoriais que promovem o genocídio, promovem violência e a barbárie sobre os cidadãos, que promove tudo o que não é democrático que dizes eu dever ao PCP.
Isto é factual e foi o que escrevi, dizes-me que não é verdade?, dizes-me que o PCP não o faz?.

És capaz de me responder: o PCP não defende ditadores e regimes ditatoriais .
És capaz de o fazer e acreditar nisso?.
És capaz?

NUNCA defendi o chega, nunca.

Preferes o PCP ao chega, porreiro, é sem nenhum stress.

Edit - e o que nos permite ter uma conversa e eu debitar as idiotices que me aprouver (e a ti idem) é exactamente o facto de não vivermos num regime comunista.
Parabéns pelo post.

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
11,018
5,508
Olimpo
É tudo um putedo. A Ministra ainda não ter sido demitida é um escândalo. Onde é que anda o "jornalismo" lololol para investigar e noticiar sobre isto? Ontem tivemos uma reportagem qualquer sobre o Chega, quando é que vamos ter reportagens sobre a organização criminosa que é o PS?

paul93

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2017
6,928
11,561
Conquistas
32
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • André Villas-Boas
  • Deco
Marcelo Rebelo de Sousa, está em isolamento profiláctico preventivo depois de ter tido contacto com um elemento da sua Casa Civil que teve resultado positivo no teste à covid-19.

Era capaz de apostar um rim como o Dr. Sapo de cerâmica vai dizer que o Marcelo está com medo de debater com ele.

• Like
Reações: Dragon G

Linesofcode

Arquibancada
21 Julho 2020
109
153
Isto há coicidências muito giras...
O Marcelo vai para isolamento logo no dia em que tem o debate com o único adversário capaz de lhe fazer frente. :D

Será feito via skype? Não tem o mesmo impacto, mas pode ser uma solução.

N.

Tribuna
20 Junho 2019
3,735
5,161
Conquistas
2
  • André Villas-Boas

☝

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
13,714
23,873
34
Vila Das Aves
Isto há coicidências muito giras...
O Marcelo vai para isolamento logo no dia em que tem o debate com o único adversário capaz de lhe fazer frente. :D

Será feito via skype? Não tem o mesmo impacto, mas pode ser uma solução.
Bem, se o facho é o único capaz de lhe fazer frente e ontem foi barbaramente violado pelo Maia (Mayan? Macan?), então estamos fodidos.

• Like
Reações: Dragon G

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,341
9,853
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
É tudo um putedo. A Ministra ainda não ter sido demitida é um escândalo. Onde é que anda o "jornalismo" lololol para investigar e noticiar sobre isto? Ontem tivemos uma reportagem qualquer sobre o Chega, quando é que vamos ter reportagens sobre a organização criminosa que é o PS?

Essa é que é essa. Aliás, também gostava de ver uma reportagem daquele género sobre uma convenção do PCP, tenho um feeling que não seria muito diferente daquilo que se viu ontem na reportagem da SIC. Mas esperar primeiro que os comunistas abram as suas portas ao jornalismo livre ... é melhor puxar da cadeirinha.

ryback

Tribuna Presidencial
27 Fevereiro 2008
18,793
11,182
Incrível como a administração do fórum permite que um user esteja sempre a insultar quem não pensa como ele, lance fake news, calúnias, sempre a gozar com os colegas.
Graças a Deus não estamos num país comuna e temos liberdade de expressão. Mas o que se passa aqui é um exagero.
quem ?

paul93

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2017
6,928
11,561
Conquistas
32
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • André Villas-Boas
  • Deco
Marcelo Rebelo de Sousa, está em isolamento profiláctico preventivo depois de ter tido contacto com um elemento da sua Casa Civil que teve resultado positivo no teste à covid-19.

Era capaz de apostar um rim como o Dr. Sapo de cerâmica vai dizer que o Marcelo está com medo de debater com ele.
"Há coincidências”. André Ventura reage ao isolamento profilático de Marcelo Rebelo de Sousa.

Linesofcode

Arquibancada
21 Julho 2020
109
153
Fica a faltar a que comete ilegalidades e que diz que a culpa da crise financeira foi da testosterona, também arranjar uma desculpa para evitar o debate.

TiagoV

Da Invicta para o Mundo
1 Março 2016
10,180
6,117
Invicta
Eu sei que a figura é polémica e já recebe muitas críticas (e muitos elogios também) mas o André Ventura monopoliza os debates todos, foda-se.

TiagoV

Da Invicta para o Mundo
1 Março 2016
10,180
6,117
Invicta
a estratégia tem sido simples, fazer barulho.
Mas muito eficaz.
Aquele debate há 3 dias contra o João Ferreira mostra bem o que eu afirmo, o tipo interrompia o João Ferreira sempre, sempre. Isto não tem nada a ver com a ideologia porque a minha ideologia está mais perto da dele que da do João Ferreira.

PDuarte

Tribuna Presidencial
16 Maio 2017
11,538
8,840
Aquele debate há 3 dias contra o João Ferreira mostra bem o que eu afirmo, o tipo interrompia o João Ferreira sempre, sempre. Isto não tem nada a ver com a ideologia porque a minha ideologia está mais perto da dele que da do João Ferreira.
Tem sido debates que em nada engrandecem Portugal e o seu povo, mas esse atingiu um nível rasteirinho.

Manda a lei do quem fala mais alto.