Há uma coisa chamada números nas camisolas, e ficha de jogo.
Afinal estamos na competição mais importante de clubes do futebol mundial, e não no torneio de futebol da agremiação de Rio Tinto.
a malta anda demasiado sensível... o homem era da equipa tecnica e não tinha camisola de jogo, além do mais tu não vais dizer
"e pá, espera aí que vou ver a ficha de jogo, que não tem fotografias dos envolvidos e tentar adivinhar o nome do homem..."
esteve mal o árbitro mas não é, nem deveria ser, o fim do mundo... mas no futebol as emoções estão muitas das vezes à flor da pele e qualquer coisa serve de pretexto para explodir.
racismo é tratar alguém de forma diferente por causa da sua pele, da sua ideologia, da sua origem, da sua etnia - um tratamento diferente
se o árbitro disse "foi aquele preto" de forma intencional, pejorativa, feia, é uma coisa
se estivesse um caucasiano, no meio de um grupo de pessoas de cor, e o árbitro dissesse, foi aquele branco, haveria esta celeuma toda?
eu sou contra o racismo, nunca me considerei racista... bem pelo contrário, fui educado a tratar toda a gente por igual e sou completamente daltónico quanto a tons de pele, sou idóneo para te falar deste assunto. A minha primeira namorada era mulatinha, estive durante anos ligado aos primeiros movimentos de hip hop deste país. Como advogado lido e lidei sempre com imensos clientes de etnia cigana com quem já tenho uma relação que quase extravasa o domínio do profissional.
Lido até com sentido de humor quanto a este assunto porque para além de ser bastante pálido, o meu ultimo nome, que herdei do meu pai, é Branco (como o nosso querido e eterno jogador).
racismo é discriminar, referir em tom jocoso ou pejorativo, não dar acesso aos mesmos direitos liberdades e garantias, é condicionar a vida, as oportunidades, os sonhos... é meter um joelho em cima do pescoço de um cidadão ou espancar até à morte outro no aeroporto só porque é de um país diferente. Há muito racismo infelizmente.
Mas fazerem de um momento infeliz de um árbitro que tem um histórico infeliz um cavalo de batalha deste tamanho é estúpido... há muitos outros pontos mais importantes que devíamos abordar como sociedade. O árbitro esteve mal, eu pessoalmente nunca me iria referir a alguém como "o preto", sobretudo no exercício da minha profissão, mas isso sou eu que sou bem formado.
mas estarem a comparar a morte do George Floyd com este episódio é um extremar de posições que banaliza e retira importância ao sacrifício que foi a perda da vida de um ser humano e que aí sim, representa um real problema de racismo, num país que ainda tem no seu território reais problemas de segregação racial.