Standard Liége e Lazio também assinalaram o aniversário. Mostra bem o estatuto que tem.
Boas soluções. Vamos lá ver, a LE, tivemos Alex Sandro, Alex Telles e agora temos o Zaidu em quem acredito mas os outros eram consagrados. LD, temos o Manafá... quando no passado recente tivemos gajos como o Bosingwa, Ricardo Pereira etc. O nosso melhor central é o Pepe com 37 anos ou quê e eu até gosto do Mbemba mas pronto não ficamos muito a perder em relação a um Pepe mais novo, um Marcano certinho, um Felipe cheio de vigor. Ou um Militão que metia qualquer um no bolso.Lógico que não.
Tirando na lateral-direita, temos soluções boas para todas as posições. Convém é começar a jogar com os melhores, e a encostar algumas vacas sagradas.
Se o mister se referir a opção no sentido de serem jogadores adequados a um clube como o Fabril concordo.
O Ben foi campeão europeu porque calhou.....benHur78,
eu percebo uma parte da origem do teu argumento, mas fazemos o quê à exigência?
Vamos dar um abraço ao Marega no fim de um jogo horrível e dizer "deixa lá, também não sei como está a tua cabeça."?
Damos uma festinha ao Sérgio porque "deixa lá tu é que sabes melhor e se realmente vamos substituir aos 87" e 92" é porque tu é que és o profissional, tu é que sabes."?
Baixamos a cabeça cegamente ao Presidente porque ele lá sabe o que faz porque "isto é a vida real, não é a Playstation e você também quer ganhar."?
Mas claro que todos queremos ganhar e todos eles querem. Isso não está em questão.
Eu não preciso de ir para treinador para criticar um treinador, nem para jogador, nem para presidente. O que eu preciso de fazer como adepto que ama o FC Porto e quer o seu melhor é ser exigente e exigir o melhor. E se eu (ou tu, ou qualquer outro) não vir pessoas no clube a fazer o melhor, então claro que as posso criticar.
O futebol não é só um jogo, é algo que transcende o jogo. E o motor de um clube é a exigência dos adeptos.
Se passamos a dizer que "eles é que sabem" então estamos como na política e todos vemos em que estado está.
O que nos trouxe o bom que temos foi a nossa exigência. Vitórias morais é no Sporting.
A questão aqui que me incomoda é a comparação com o regime. Por que raio deveríamos medir a nossa exigência por aquilo que o Regime faz? É isso que não entendo. Uma espécie de "estão a ver como eles são uma merda?" e eu quero lá saber se eles são. Um clube que está mais que provado que corrompe tudo e todos, que tem mais maneiras de ganhar que as convencionais, etc.
Comparar o Regime e o nosso clube deve ser apenas um exercício de estatística, de cálculos, de confronto directo. Nunca deve definir a nossa exigência. Eu estou tranquilo porque há uma coisa em que sou coerente, apoio o clube quando ganha e perde e critico o clube quando perde e quando ganha. No dia em que deixarmos de ser exigentes, enfraquecemos. E eu que sou de uma geração mais nova que a tua acho que as antigas eram bem mais exigentes. E acho que há algo que se perdeu com isso.
Aqui no fórum há vários amigos que me dão 15-0 em análise do jogo, análise tática, em falar DE futebol, como diz o nosso treinador.
Ora, se durante um jogo 90% do pessoal está a "pedir" as mesmas alterações, a fazer as mesmas análises, se vários membros que já mostraram saber dessa área são da mesma opinião, se quando o treinador faz essas mudanças a equipa melhora e controla o jogo, por que razão não poderíamos criticar? É essa exigência que nos faz avançar. Ou devíamos deixar o NES quieto porque "ele é profissional e quer ganhar"?
Não tenho interesse em virar-me para a Itália, para a Juventus ou para o que quer que seja. O meu clube é o Futebol Clube do Porto. E aqui quero que sejam os melhores, que sirvam o clube no limite da sua dedicação, em qualquer área. Se o que vejo não é isso, só tenho que criticar e ainda mais importante, não tenho que comparar com ninguém. Muito menos com corruptos e batoteiros.
Os jogadores não são máquinas, verdade. Mas quando há um que se dedica, que baixa a cabeça e trabalha, que melhora, que nos mostra que merece que gritemos por ele, começa-se a ouvir no estádio "este gajo é uma máquina". E precisamente por no futebol 1+1 ser muitas vezes igual a 3 ou a 4 é que precisamos de estar prontos e sermos exigentes, trabalhar no limite, fazer o melhor. E quando está à vista de tantos que pode ser melhor, criticamos. Simples.
Se esta exigência nos levar a ganhar sempre, óptimo. É uma consequência. Ninguém aqui quer ganhar "porque sim". Queremos ganhar porque nos dedicamos, porque comemos a relva e mostramos que somos melhores. Porque gerimos bem e deixamos os outros a anos luz da nossa organização. Porque usamos tecnologia de topo e formação de raíz que nos garante o futuro. Porque asseguramos o futuro com gestão decente e planeamos com os pés em 2020 mas a ambição em 2025. E quando assim não é, quando nalgum lugar podemos melhorar, estamos sujeitos a críticas. A exigência do adepto é gasolina para o nosso sucesso.
Por tudo isto, não vejo problema nenhum em criticar mas sim em comparar. Nenhum clube neste país se compara ao nosso. Por isso quando começamos a olhar para o vizinho do lado baixamos a nossa guarda e descemos a nossa qualidade.
E em cada área e em cada jogo aqui estamos sempre para apoiar, mas de certeza que estamos cá para criticar. Nunca crítica sem fundamento, isso fica para os papagaios dos programas e para os taberneiros. Mas crítica com alvo ao sucesso, sempre.
Bem que podiam levá-lo....Standard Liége e Lazio também assinalaram o aniversário. Mostra bem o estatuto que tem.
Ele não fala do Marega; a comunicação social é que lhe pergunta por ele.Ouvir o SC nas conferências e muito similar a ouvir um gago a recitar poesia... Principalmente porque o nosso timoneiro só fala em Maregas, já se pode falar de doença...
A intenção é clara, colocar o treinador em cheque com a massa associativa. Tipo deitar gasolina na fogueira e tal...Ele não fala do Marega; a comunicação social é que lhe pergunta por ele.
Deal with it.
Espero que saibas que o Sérgio em 3 ganhou 2, e não ficou com o registo limpo devido aos roubos que todos assistimos. Esse ódio todo é por colocar o Porto novamente a ganhar ou é por não meter os teus meninos favoritos a jogar?Para os Bens que aqui andam e todas as amantes do PSB, uma pergunta muito fácil:
Se temos agora um plantel fraco....,
Como K@ralho fomos campeões europeus em 2004, tambem com um plantel fraco, com reforços vindos do Leiria...., escorraçados dos Bois...., contratados ao Nacional.....
Tudo reforços de caca.... de quem ninguém tinha ouvido falar....
Como agora....
E se o treinador nem portista era..., nem andava a beijar o símbolo..... Então qual foi a diferença????
Foi caga, muita caga??
Ou muita exigência do maluco do treinador, o futuro "special one"????
Então parece que é possível fazer mais quando os treinadores são malucos....