É bom para os EUA que o Trump não tenha ganho, por muito demente que o Biden esteja não acho que era possível mais 4 anos a este nível, acaba por ser o mal menor.
Mas eu acho que dificilmente os democratas não vão passar um mau bocado nas próximas eleições, a conjuntura económica deixada pela pandemia tanto aqui como lá será um fardo muito pesado para quem governar os países ocidentais nos próximos anos, e no caso do Biden se os republicanos controlarem o senado nem sequer legislação pode passar à vontade, haverá imenso desgaste e os republicanos provavelmente ganham o controlo do congresso daqui a 2 anos e voltam à casa branca com um figura mais moderada que o Trump daqui a 4 anos.
E o próprio Biden facilitará isso porque está claramente a apresentar fortes sinais de limitação cognitiva e aquele é um trabalho de enorme pressão, já a Kamala é uma figura pouco popular mesmo na esquerda e tudo o que diz soa a falso, dificilmente será grande suporte para o Biden, a única coisa que terão será o apoio da imprensa tradicional mas mesmo essa não poderá ser tão óbvia porque já não há o papão na casa branca a justificar grandes diferenças de tratamento entre partidos, e na era das redes sociais o poder dos media tradicionais também continuará a se esvaziar.
Quem se lixa no meio disto tudo é tanto a esquerda como a direita populista americana, o centro direita e centro esquerda vão voltar a assumir o destino de ambos os partidos, ou seja o sistema tradicional é que ganhou estas eleições, no lado republicano isso será agora obrigatório para voltar a página em relação ao Trump e na esquerda já não é necessário dar grande atenção ao pessoal do Sanders e da AOC, agora que o Biden já foi eleito vão levar um chuto no cú e jogados para o canto e se reclamarem o Biden vai simplesmente se justificar com o controlo republicano do senado que lhe amarra as mãos.
Mas enganem-se aqueles que acham que os populistas vão sair da cena global tão cedo, o palco a que eles estavam destinados nunca foi o americano mas sim o europeu, lá aquilo foi só um palhaço que se apoderou da estrutura de um partido do sistema, aqui a música vai ser outra com a herança pesada da pandemia a somar ao que vem de trás das dividas soberanas, isto está agora tudo preso por arames e vai levar a uma considerável redução da qualidade de vida dos países europeus na próxima década que já estavam em declínio estrutural, posso estar enganado mas o euro e talvez até a própria UE não chegam a 2030 a menos que hajam enormes reformas tanto a nível europeu como individualmente de muitos dos seus países, e já se sabe que reformas consideráveis são praticamente impossíveis neste continente.