Agora tu, continuas sempre a tentar normalizar o Trump. Sempre com a retórica do "ah mas o outro lado é igual". Não, não é igual. O Biden ser um 50, de 0 a 100 em credibilidade, não faz com que seja igual ao Trump. Ainda há 50 pontos para descer pela escala a baixo.
Tudo o que tu dizes era válido se estivesses a falar de outro candidato republicano. O Trump sabes muito bem que vai muito para além disso e tem pelo menos 3 gravíssimos problemas que ninguém com 3 dedos de testa deve ignorar:
- Banalizou a mentira e criou essa imagem de que toda a gente está sempre a mentir, e pior sempre a mentir com o objetivo de prejudicar o povo.
- Normalizou o discurso de ódio.
- Legitimou grupos e ações violentas.
LOL... sempre o mesmo paleio, mas qual normalizar? Eu falei no Trump e no Biden? Eu falei nos votantes de cada um e em cada um dos partidos.
O Biden é um tipo completamente diferente do Trump, para melhor.
Quanto aos 3 pontos de que falas, o Trump não banalizou a mentira, a mentira há muito que está banalizada e ele não mente com intenção de prejudicar o povo, mente com intenção de ganhar votos em determinados sectores. Só para te dar um exemplo do que ocorre no partido democrata, a 2ª fase dos cheques estímulo não foi aprovada porque o Trump queria meter o nome dele nos cheques para ganhar votos e a Nancy Pelosi, líder da Câmara dos Representantes com maioria democrata, não quis aprovar os cheques estímulo porque isso ia dar votos a Trump que podiam ser decisivos. Como resultado, 8 milhões de americanos entrarem em pobreza. Achas que qualquer um dos partidos ou dos candidatos pensa primeiro nas pessoas e no povo, ou pensa em poder e ganhar votos?
Nos restantes pontos, concordamos, normalizou o discurso de ódio, branqueou a acção de grupos de extrema-direita, legitimando-os. Eu nunca disse o contrário, nunca o normalizou, aquilo que eu referi é precisamente o que tu estás a fazer, que é atribuir imediatamente determinados rótulos, retirar do contexto, dividir o assunto ao meio, se votas ou defender qualquer coisa que Trump fez és mau, se rasgas o Trump de alto a baixo és bom.
[/QUOTE]
PS: Essa conversa do NY Times, CNN, etc.. já mete fastio. Mas tu achas que quem está a ler ou a ver notícias tem o cérebro desligado? Achas que não há um sentido crítico? Achas que não há notícias que acho duvidosas e que tenho que confirmar por outras vias? E qual é o escrutínio das tuas fontes de informação? Não tens aqui propriamente uma superioridade moral. E se ela existir não está de certeza nas redes sociais (Para quem ainda não estava atento, a Cambridge Analytica fez o favor de espetar isso nos olhos do mundo inteiro).
[/QUOTE]
Neste ponto só me estás a dar razão. Eu não falei do alto de nenhuma superioridade moral, nem disse que as pessoas que liam notícias tinham o cérebro desligado. Apenas que referi que havia um claro enviezamento nas notícias que chegavam através dos meios portugueses e das notícias que são publicadas em meios como o NY Times, Washington Post, etc. Eu leio notícias destes meios, mas a partir do momento em que comecei a ler notícias de meios mais conservadores e pró-Trump, mudou algumas das minhas opiniões. Não é uma questão só de fake news, é uma questão de teres acesso a informação que de outra forma não te chegava e poderes por ti próprio fazeres julgamentos, sejam eles certos ou errados. Se só sabes a versão de uma das partes, não podes fazer qualquer tipo de julgamento.
A superioridade moral está sempre do lado de quem rejeita tudo o que vem do outro lado, não de quem ouve todas as partes. Eu não tenho superioridade moral de coisa nenhuma, nem tenho a razão de coisa nenhuma, nem sou expert nos assuntos americanos. Mas quando metade dos votantes votam em Trump, é porque alguma coisa de profundamente errado existe no outro lado da barricada, ou não?