É verdade que o SC conseguiu ser campeão em circunstancias muito difíceis e sem equipa para tal, pelo que tem todo o mérito nisso e vai ficar para sempre como o treinador que conseguiu um feito fantástico num período muito difícil criado por uma gestão ruinosa na SAD. Estarei sempre grato.
Isso não invalida que são anos e anos de mau futebol praticado, na verdade o nosso adversário no último jogo praticou um futebol muito mais interessante que o nosso com jogadores muito inferiores.
Lembro-me, por exemplo, que o Gil da última época tinha jogadores que vinham de todos os lados do mundo e começou logo o campeonato a praticar um futebol bastante atraente. Também os verdes têm uma equipa bastante inferior á nossa e conseguem um futebol bastante mais atrativo e eficaz.
O que se passa com a nossa equipa nos últimos anos? Parece que temos duas e às vezes três equipas em campo.
Não sei se o Sporting tem equipa inferior à nossa. Em primeiro lugar têm mais Portugueses e portanto, jogadores com escola, ao contrário de nós que apostamos em jogadores com potencial atlético mas sem os fundamentos básicos do futebol que é a recepção, a decisão rápida, o remate e inteligência táctica. Seja na defesa ou no ataque é isso que temos. Com todo o respeito mas eu quando jogava à bola chamava a jogadores como estes no nosso clube de jogadores burros. Manafás, Luis Diaz, Maregas, Otávios, Coronas também. É tudo jogador com muita debilidade seja técnica, táctica ou mental.
Eles de um lado têm um Nuno Mendes que é um portento físico mas tem a escola toda, vai ser um caso sério não tenho dúvidas. Do outro lado foram buscar um excelente jogador, Espanhol, também com escola e potência física. Depois no meio Palhinha, João Mário, Pote... preciso de dizer mais? até podem não ser tao bons como os nossos em potencial mas têm escola, têm formação, fazem as coisas simples melhor. Nós não, é mais em esforço e fruto de inspiração.
Aliás, não fosse o Sérgio a estabelecer um sistema tático e de jogo bem estruturado que suportasse esta falta de princípios básicos dos nossos jogadores, nunca teríamos sido campeões. Logo, o maior desafio do SC nesta altura é voltar a conseguir unir os jogadores em torno da equipa para que todos voltem a remar para o mesmo lado, combatendo assim esta anarquia que se vê em campo. Claro que certas situações contratuais vêm complicar essa união mas estamos apenas a colher os frutos da péssima gestão.
Os culpados disto tudo é quem escolhe os intervenientes, ou seja, os jogadores. Será o Sérgio? não sei. O caso Carraça deixa-me na dúvida. Mais um dos casos misteriosos em que é contratado mas nem convocado é. Porque de facto o nosso maior problema é esse que falei acima. A da mesma estratégia de apostar em jogadores de mercados periféricos e a não aposta em jogadores da nossa formação ou de jogadores já com os princípios básicos assimilados e não o contrário: excelentes atletas, profissionais impecáveis ok, mas sem o mais importante.