Covid-19

BestDragon

#AVB2024
22 Maio 2011
17,176
15,106
Então sou eu que tenho uma ideia errada da situação talvez pelo contexto em que estou envolvido... Mas isso de andar a ir ter com pessoas de tudo o que é sitio é óbvio que está errado e só demonstra falta de consciencialização social
É juventude como disse na plenitude, não é facil segurar sobretudo numa doença que a mortalidade na sua idade é baixissima, com as facilidades de deslocamento que há hoje em dia ainda por cima, mas também conheço alguns de meia idade que fazem o mesmo, não tem cuidado nenhum...

• Like
Reações: domribeiro e jcmp17

Dragaostki

Bancada lateral
10 Março 2012
733
1,706
Conquistas
5
  • Sérgio Conceição
  • José Maria Pedroto
  • João Pinto
  • Paulinho Santos
O infecciologista que falou há pouco na RTP disse que já os os outros países fizeram isto é chegaram à conclusão que não chegava. Não sei qual é a esperança que aqui seja diferente.

Porque há negacionistas e relativistas com espaço público e fazem muito barulho... Porque a economia está e vai ceder ainda mais e depois porque os políticos só se preocupam com a manutenção do poder e não pelo seu exercício...

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,535
2,732
Eu tenho 23 anos, faço ginásio 5 vezes por semana e estou nos melhores anos da minha forma física. Se apanhar isto provavelmente nem dou conta. O problema é que todos nós temos pais, avós que se apanharem isto podem não ter a mesma sorte que eu e o resto das pessoas mais jovens, já para não falar na sobrecarga de trabalho que isto causa a todos os profissionais de saúde, a trabalhar com condições precárias, muitos deles durante 12 ou 14h e que têm sido uns verdadeiros heróis desde o início da pandemia.

Isto é muito maior do que "eu tou bem, sa foda o resto".
Não sei que idade têm os teus pais mas os meus tambêm o tiveram e por exemplo a minha mãe não teve rigorosamente nada. O meu pai uma simples grippe. As únicas pessoas de 50/60 anos que conheço que acabaram no hospital eram obesas. Alias é um dos problemas em Portugal. Tens muitas pessoas que comem mesmo muito mal. A quantidade de batata frita, gordura, bolos cheios de creme que certa gente come é impressionante.

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,655
15,076
Invicta
www.google.com
Infelizmente e tal como temia fica a ideia que este Governo e as respetivas entidades de saúde chegaram a um ponto onde não conseguem comunicar, onde não seguem qualquer linha de coerência e sobretudo chegaram a um ponto onde também eles devido á conjuntura social e econômica real do país, estão de pés e mãos atadas.

É ridículo pensarmos que podemos voltar a um confinamento total, sem consequências gravosas, e diria em muitos casos irreparáveis, para a sociedade Portuguesa. Por outro lado é uma perda de tempo apelar ao sentido cívico da população quando diariamente assistimos ao ajuntamento na porta dos cafés , restaurantes e centros conerciais onde a maioria usa a máscara a proteger o queixo, onde se continuam a organizar grandes festas e jantares com dezenas e em alguns casos centenas de pessoas que quando chamados á atenção ainda respondem com o arremesso de pedras e tiros ás autoridades.

Posto isto, as medidas ontem lançadas pelo Governo mais não são que uma mão cheia de nada é um facto mas também não consigo ver como possan agir de outra forma para o bem econômico de toda a sociedade onde cada um de nós se inclui. Por outro lado, a verdade é que cada um de nós tem uma quota de responsabilidade no que se está a passar e se não respeitamos as regras, não há medida que venha a ser tomada por eles, que venha a ter sucesso.

Enviado do meu SM-A105FN através do Tapatalk

Eclipsisboy

PRESIDENTE DOS PRESIDENTES, SERÁS ETERNO💙🤍
25 Maio 2014
30,153
45,460
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Infelizmente e tal como temia fica a ideia que este Governo e as respetivas entidades de saúde chegaram a um ponto onde não conseguem comunicar, onde não seguem qualquer linha de coerência e sobretudo chegaram a um ponto onde também eles devido á conjuntura social e econômica real do país, estão de pés e mãos atadas.

É ridículo pensarmos que podemos voltar a um confinamento total, sem consequências gravosas, e diria em muitos casos irreparáveis, para a sociedade Portuguesa. Por outro lado é uma perda de tempo apelar ao sentido cívico da população quando diariamente assistimos ao ajuntamento na porta dos cafés , restaurantes e centros conerciais onde a maioria usa a máscara a proteger o queixo, onde se continuam a organizar grandes festas e jantares com dezenas e em alguns casos centenas de pessoas que quando chamados á atenção ainda respondem com o arremesso de pedras e tiros ás autoridades.

Posto isto, as medidas ontem lançadas pelo Governo mais não são que uma mão cheia de nada é um facto mas também não consigo ver como possan agir de outra forma para o bem econômico de toda a sociedade onde cada um de nós se inclui. Por outro lado, a verdade é que cada um de nós tem uma quota de responsabilidade no que se está a passar e se não respeitamos as regras, não há medida que venha a ser tomada por eles, que venha a ter sucesso.

O que vai decidir um confinamento total não é o governo. Quem vai decidir é o SNS. Nada mais nada menos. Se o SNS entrar em ruptura acabou. Tudo para casa.

Cabe a nós evitar isso.

Mr.Ribeiro 46

Tribuna Presidencial
26 Julho 2016
7,834
5,826

A única coisa em que efetivamente têm falhado em toda a linha é na pedagogia. Podiam perfeitamente dedicar espaços nos programas da manhã ou em anuncios durantes os intervalos dos programas mais vistos ou no telejornal para explicarem o porquê de se estarem a tomar estas medidas, as consequências de não se cumprirem as regras (não no aspeto punitivo, mas no que acontecerá no SNS) e tentar demonstrar a quem se tem recusado a ir aos hospitais com doenças graves (mesmo com Covid já se fala que muitos chegam lá mais tarde do que o desejado) a importância de reagir atempadamente e sem medos de contágio.
Iam continuar a ter gente a baldar-se mas seria uma quantidade menor. Agora enquanto comunicarem sem grande transparência e disserem para fazer porque sim, vai haver mais gente a não ligar.

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,655
15,076
Invicta
www.google.com
O que vai decidir um confinamento total não é o governo. Quem vai decidir é o SNS. Nada mais nada menos. Se o SNS entrar em ruptura acabou. Tudo para casa.

Cabe a nós evitar isso.
Lá está, a responsabilidade está (ou sempre esteve ...) do lado de cada um. Infelizmente há muito boa gente que se está a "borrifar" para a pandemia e para as medidas que deve tomar.

Para alguns nem quando são obrigados, quanto mais quando se apela ao seu sentido civico.

• Like
Reações: Eclipsisboy

Luis Morais

Tribuna
19 Outubro 2018
3,428
2,785
A ser verdade, juntamente com a história dos Erasmus e Praxes, porque simplesmente mão proíbem e aplicam coimas de elevado valor para que ninguém se atreva, a falta de coragem para decidir é uma vergonha. Por outro lado se o fizerem, veem os arautos da liberdade e direitos, dizer que estão a retirar as liberdades aos cidadãos. o problema nestas decisões e que são mais políticas do que executivas

Eclipsisboy

PRESIDENTE DOS PRESIDENTES, SERÁS ETERNO💙🤍
25 Maio 2014
30,153
45,460
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Lá está, a responsabilidade está (ou sempre esteve ...) do lado de cada um. Infelizmente há muito boa gente que se está a "borrifar" para a pandemia e para as medidas que deve tomar.

Para alguns nem quando são obrigados, quanto mais quando se apela ao seu sentido civico.

Exactamente. Completamente de acordo.

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,686
20,565
34
Vila Das Aves
A única coisa em que efetivamente têm falhado em toda a linha é na pedagogia. Podiam perfeitamente dedicar espaços nos programas da manhã ou em anuncios durantes os intervalos dos programas mais vistos ou no telejornal para explicarem o porquê de se estarem a tomar estas medidas, as consequências de não se cumprirem as regras (não no aspeto punitivo, mas no que acontecerá no SNS) e tentar demonstrar a quem se tem recusado a ir aos hospitais com doenças graves (mesmo com Covid já se fala que muitos chegam lá mais tarde do que o desejado) a importância de reagir atempadamente e sem medos de contágio.
Iam continuar a ter gente a baldar-se mas seria uma quantidade menor. Agora enquanto comunicarem sem grande transparência e disserem para fazer porque sim, vai haver mais gente a não ligar.
Durante os programas da manhã?

E a Tininha como fazia? Já não podia dar uns gritos, já não podia levar aquela história emocionante do tio-avô que se apaixona pela prima, etc, etc.

Falta pedagogia e falta definir um rumo, já que até agora temos um governo e respectiva DGS feitos tolos, uns a apontar para um lado, outros para outros.

O exemplo perfeito foi a organização da F1, andaram a publicitar um evento deste calibre, que ia ser feito tudo em segurança e depois foi o que se viu.

A própria dona Graça também achava que muito remotamente é que o vírus chegava cá.

BestDragon

#AVB2024
22 Maio 2011
17,176
15,106
Eu acho que cá em Portugal o mais parecido que vimos relativamente a pilhagens é quando o benfica vai festejar o campeonato para a rua...
Os adeptos do orcs, tudo gente civilizada sabem que vão ser mesmo punidos, se uma morte dá 4 anos e umas bastonadas de verdes dá 5...
O mais parecido não, eles já pilharam, e como de costumo as consequências foram quase nulas, um exemplo a seguir....

Última edição:
  • Like
Reações: Dragao_man e Villas

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
36,065
26,943
Conquistas
1
Os adeptos do orcs, tudo gente civilizada sabem que vão ser mesmo punidos, se uma morte dá 4 anos e umas bastonadas de verdes dá 5...
O mais parecido não eles já pilharam e como de costumo as consequências foram quase nulas, um exemplo a seguir....
As pilhagens em Portugal é por outro tipo de princípios... e têm o apoio do Estado Central...

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
40,529
30,245
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
A ignorância é de facto atrevida.
A diabetes (e outras doenças associadas aos comportamentos e à idade) têm um componente transmissível associado à genética. Isso é apenas uma das causas etiologicas da doença, daí designarem-se por multifatoriais. Tentar confundir multifactorial com comorbilidades, ou seja, a presença de outras patologias que agravam a doença aguda, é puro desconhecimento ou enviesamento intencional. Confundir "transmissível" geneticamente com transmissão indivíduo-a-indivíduo por contaminantes (aerossóis, produtos orgânicos) que são veículos de transmissão de microorganismos é, mais uma vez, enviesamento intencional, para além de transformar uma discussão séria num debate de semântica. Comparar morbimortalidade de doenças crónicas com aquela que é associada a uma patologia infecciosa aguda, comparar as atitudes preventivas/terapêuticas e a pressão sobre sistemas de saúde de umas e outras e opinar levianamente sobre o mesmo é de uma arrogância atroz. Finalmente, o argumento da economia é simplesmente infantil se se considerar o seguinte: 85% dos doentes com COVID não carecem de cuidados hospitalares. Só com os outros 15% o sistema está tão sobrecarregado neste momento que não consegue manter cuidados às patologias usuais e ao volume normal (extra-COVID) atual. O passo seguinte é a mortalidade e morbilidade geral aumentar por falta de recursos. Isto com as medidas em efeito, porque sem elas já teríamos uma falência do SNS e estaríamos a fazer medicina de catástrofe, em que deixamos de tratar todos os doentes possíveis e passamos a tratar só os doentes com maior possibilidade de sobreviver e que aloquem menos recursos. Aí, quando começarem a morrer ou a ficar seriamente incapacitadas as pessoas que tenham apendicites, obstruções intestinais, enfartes e uma panóplia de doenças que acorrem às urgências deste país e que são resolvidas em tempo óptimo, como vão ficar as PME e outras onde essas pessoas trabalham? Quem vai substituir as vidas perdidas, juntamente com a experiência e desempenho profissional das mesmas? Quem vai assegurar os cuidados quando as equipas de saúde estiverem desfalcadas porque os profissionais estão infectados, alguns internados e outros mortos?

Liberdade de opinião não implica o direito à desinformação prejudicial.
Eu respondo a um, responde-me outro, respondo ao outro e volta-me a responder um outro. Isto parece uma tag team onde começa a ser complicado saber quem é quem.
Não existiu confusão nenhuma caro senhor, o que existiu foi a demonstração que, e com questões de semântica, podemos de facto catalogar a opinião dos outros de burrice e ignorância. Já agora, podia explicar à pessoa que o referiu, o quão normal e natural pode ser uma morte por diabetes? Ou esqueceu-se dessa parte?
E volto a referir o mesmo, a questão não é a comparação do n.º de mortes (existem doenças que matam muito mais), a questão é as diferentes medidas perante o mesmo argumento. A defesa da vida humana e o evitar da falência do S.N.S. E se uma doença como o covid criou o precedente de ser possível destruir-se toda uma economia e atropelos aos direitos constitucionais, então que se crie uma jurisprudência para resolver os outros problemas que têm uma solução mais simples e que representam um problema sistémico muito maior. E já que estamos numa fase onde algumas pessoas já defendem a suspensão da democracia, então entremos pelo caminho de proibição de tudo que possa afectar a vida humana e colocar em causa o futuro do SNS. Um exemplo fácil, eu não bebo álcool nem fumo logo não tenho que andar a pagar impostos para cuidar de quem decide fumar e beber álcool. Que se responsabilize e que se chame à coacção quem o faz. Esse é o argumento. Polémico? Poderá ser, mas é coerente com as medidas que têm ocorrido de absoluta estupidez colectiva.

Ou então, criar condições para que a economia não possa não ser destruída e possamos de facto reforçar algo que tem vindo a ser destruído há muito tempo. Parece é que meia dúzia de iluminados descobriu isso agora. Já agora, quando tudo tiver fechado, não existir emprego, e as pessoas não tiverem o que comer, logo veremos como ficará a saúde dessa malta toda. Ficarão certamente todos contentes. E veremos como começará a reagir a população daqui para a frente com toda essa alegria. Parece que a história não ensinou nada sobre como reage a humanidade em situações de crise e desespero.

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Começo achar que este governo e o presidente também andam completamente de cabeça perdida. Não há estratégia, vão tomando as medidas consoante o que lhes dão mais jeito, vão consoante o vento. Não há fundamento, nem critério, nem coerência nestas últimas medidas, aliás esta medida de fechar os pequenos comércios é a prova disso, é que só vai trazer maior concentrações de gente em grandes centros comerciais. Porque que é que eu hei-de comprar maçãs no Intermaché, fazer fila e mais pessoas e não posso comprar à loja que está à frente da minha casa, onde há muito menos pessoas a circularem? Alguém consegue explicar isto?

Já percebi que o primeiro-ministro muita gosta de usar o desporto para dar exemplos, foi o que se viu com a fase final da Champions, a F1 e MotoGP. E mais curioso que isto passou pelos pingos da chuva, momento depois do Primeiro-Ministro comunicar que não vai haver público no MotoGP foi abraçar jornalistas, afinal onde é que estava nessa altura o distanciamento social? É que nem os nossos políticos dão o exemplo.

Eu sei que esta situação do COVID-19 não é fácil, mas exige-se estratégia e mais cabeça de quem administra o país, não podem ir a reboque da opinião pública, e exige-se que deem também o exemplo. Atenção que esta segunda vaga há muito que se previa e já se falava disso em Julho e Agosto, tiveram tempo para preparar.

E essa homenagem às vítimas do COVID é pura demagogia e populismo, e as vítimas indirectas não contam? Agora há os mortos de primeira e os mortos de segunda?

Última edição:
  • Like
Reações: Dragao_man

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
40,529
30,245
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Os feirantes estão proibidos de trabalhar durante 15 dias, em alguns concelhos. Do que irão viver e alimentar-se depois logo se verá. E trabalham ao ar livre. Os shoppings, sendo que em alguns deles não existe qualquer medida de controlo do n.º de entrada de pessoas, poderão laborar normalmente. E isto é considerado normal.
Depois temos os professores que já andam a montar um esquema para não irem trabalhar mesmo que a informação que exista (informação essa que ao contrário do que muito boa gente julga ser infalível está em constante mutação) indique que os riscos de transmissão covid nas escolas são muito baixos.
Temos a proibição de circulação entre concelhos como se o vírus conhecesse fronteiras. Temos um incentivo a que se consuma e não se deixem destruir as empresas (os restaurantes estão abertos até as 22.30) e por outro lado temos um recolher obrigatório.
Alguém nos ajude a atravessar este momento. Estamos completamente entregues à bicharada.

• Like
Reações: DT199

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco

Isto é uma verdade absoluta.

É completamente incompreensível proibirem-se feiras e mercados em espaços abertos, não há nenhuma razão para o fazer.

Eu costumo ir todas as semanas à feira de Custóias comprar fruta a um produtor em específico. A polícia tem estado sempre lá a controlar a entrada das pessoas, há álcool gel para as pessoas desinfectarem as mãos à entrada e a máscara já era obrigatória antes da lei ser promulgada. Não só se está a tirar uma fonte de rendimento a muita gente como se está a provocar um aumento do número de pessoas nos hipermercados.

Isto não tem qualquer tipo de sentido e seria bom que as autarquias se revoltassem contra estas medidas.