Podia não o fazer, mas vou responder, porque, efetivamente, como apaixonado que sou por surf, também fui ver ondas.
Compreendo perfeitamente a indignação de toda a gente que vê uma fotografia destas; eu próprio que estive lá, também me senti revoltado, mas tenho uma imagem maior de toda a situação.
Esta fotografia foi tirada no pórtico da WSL, onde (e bem) a polícia decidiu cortar o acesso ao farol, após se perceber que a fluência estava a ser demasiada. Ora o pessoal que foi lá de propósito, chegou aí e foi o máximo que conseguiram avançar, não tendo mais por onde escoar. É 'normal' que se tenha juntado esse aglomerado, nesse local. Eu teria dado meia volta e vindo embora.
Relativamente à afluência; é preciso ter em consideração que o que aconteceu ontem foi uma afluência espontânea num local. Não houve qualquer evento organizado (foi uma sessão de free surf), não há bilheteria, logo não há qualquer previsão de afluência; aliás, consta que foi a maior afluência de sempre numa sessão de free surf. Não é o mesmo que comprar um bilhete para um evento de fórmula 1, tourada, ou outro qualquer evento, em que sabes qual é a capacidade máxima por antecipação, e ainda assim não vês problemas em pagar centenas de euros por isso. E mesmo que fosse, não há bilheteria para este tipo de eventos. São completamente livres.
Ingenuidade minha que pensei que, por não ser um evento oficial, e por ser a dias de semana (estive lá quarta e quinta), a afluência fosse 1/10 do que aquilo que aconteceu. Eu tirei férias, de propósito, para ir ver. Mais uma vez, ingenuidade minha.
Agora, cabe às pessoas terem consciência dos seus atos e não promoverem situações destas, de grande risco. A praia Norte é enorme, dá para tudo. Eu, mesmo lá, tentei fazer a minha parte. Afastado dos grandes aglomerados, sempre de máscara (ao contrário de muitos, que posteriormente vieram a ser interpelados pela polícia para a colocaram, ou teriam que se retirar) e com os devidos cuidados de desinfecção.
O que eu duvido, é que a maior parte das pessoas tenham tirado férias para aquilo, como eu fiz, e isso também põe muitas coisas em perspetiva.