Isso nao e verdade. A qualidade pagasse. Cada vez mais.
Basta ver que já nem aqueles jovens que antes se compravam por meia dúzia de euros agora se consegue comprar. Porque os tubarões vão lá eles busca-los e inflacionam os preços.
O mercado está muito diferente.
Não? Era só abrir a página do Transfermarkt e ir ver os negócios. O que não faltava eram bons jogadores por preços acessíveis. Não estou a conseguir encontrar, mas podes fazer o mesmo exercício este mercado.
Lembro-me particularmente de um: Isak. Tido como um jogador sueco promissor. Sai do Dortmund para a Real Sociedad por 6,5M ou, trocando por miúdos, cerca de meio Zé Luís. Fez 16 golos esta época, uma média de um golo a cada 123 minutos (9 no campeonato, 166 golos por minuto de média). Está avaliado em 22,5 milhões.
Martinelli (7M) e Guendouzi (8M) são mais dois exemplos de jogadores de qualidade contratados a um preço acessível. O Real foi buscar o Kubo a custo zer
Minamino que do pouco que vi me parece um bom jogador, custou apenas 8,5M ao Liverpool.
Alguns dos jogadores mais cotados (jovens ou não) estão mais caros, mas ainda há muito jogador com qualidade e a um preço acessível.
Por exemplo, o Corona vai para a Holanda por 3,5M, numa altura em que se noticia o nosso interesse. Aliás, lembro-me de alguns jornais dizerem que estava certo já. Não estava. Passados 2 anos fomos buscá-lo ao Twente por 10,5 milhões...
O mercado está diferente, mas não acho que esteja assim tão diferente. Se calhar obriga-te mais é a fazeres um bom trabalho em termos de scouting.
(Dados Transfermarkt)