Não digo que tenha sido uma questão do Barça do Guardiola. Tem a haver, na minha opinião, com os avanços tecnológicos, o suposto acesso a tudo o que é informação, a necessidade de ter uma opinião sobre o tema. Depois existe a vontade de ser hipster e "ser mais inteligente", tudo isso influenciado pelo avanço avassalador das redes sociais.O Barcelona de Guardiola fez mal à humanidade. Muito mais do que ao futebol em si.
O lirismo acentuou-se a partir dali até chegar a niveis absurdos e diria mesmo doentios.
Nunca se viu tanta pagina de "professores da bola" na net como nos ultimos 10 anos.
Mas pior do que isso é que essas pessoas acham mesmo que sao catedraticos do futebol e que o que dizem sao verdades universais.
E este espaço, como quase todos, tambem foi atacado por esse "virus".
E a verdade é que ele vai-se espalhando a uma velocidade assustadora.
O corona ha de desaparecer bem antes.
Quanto ao lirismo, é bonito dizer que gostava de ver a equipa a jogar com mais jogo interior. Eu gostava, por exemplo. A diferença é que, para alguns, a maioria influenciado pelos teóricos das redes sociais (eu, enquanto jogava, levei uma lavagem que só conseguia ver jogo de posse), só devia existir essa maneira de jogar futebol. E não conseguem ver para além disso. É triste, mas é a realidade. Tal como a aposta "desmesurada" na formação.
Esse vírus pega em todo o lado. Mas por acaso, apesar de ser vermelho, gosto de ler o blog "Lateral Esquerdo". Dão primazia à posse, mas não se fecham ao resto. São um oásis no meio de tantos e tantos cérebros iluminados.
Não tenhas dúvidas. Está para durar.