Desculpa mas és um bocado lento. Se são parecidos porque razão havia de trocar? Para ficar igual? Tu quando trocas de carro, trocas por um semelhante?
Achas que se trocasses o Soares pelo Tanque por exemplo, mudaria alguma coisa, o Porto não tinha sido campeão? E não estou a afirmar que o Soares é fraco nem que o Tanque é bom, são medianos.
Eu já te disse várias equipas de topo, algumas inclusive com o mesmo treinador, que também jogam pouco. Qual é a tua explicação? Diz me uma equipa de topo que jogue bem? Diz-me um treinador que bom para nós, dentro das possibilidades.
É que isto de jogar bonito sem ter jogadores de certa qualidade até se consegue, mas conciliar com resultados é que é mais difícil. Olha o Famalicão, Vitória e o Rio Ave jogam bem, têm bons jogadores, em que lugar vão ficar? Ainda recentemente jogaram contra o Benfica, apresentaram muito melhor futebol. Alguma delas ganhou? É que quando tens um estilo de jogo positivo e claramente ofensivo (logo ficas mais exposto), e não tens jogadores capazes de materializar em golos esse domínio, arriscas-te a que te aconteça o que lhes aconteceu. Uma equipa que seja organizada, forte na transição, com alguma qualidade individual e que não precise de 5 oportunidades para fazer um golo (como é o caso do Benfica), e lá se foram os 3 pontos.
Eu acho sinceramente que o SC faz muito com a equipa que tem, que não temos qualidade suficiente para muito mais (acredito que com outros jogadores no onze poderíamos jogar melhor, mas tenho sérias dúvidas que ganhássemos tantos jogos, pelas razões que te disse em cima e porque íamos perder muito defensivamente e nas bolas paradas, parâmetros esses que foram decisivos para o título) e também porque traço um paralelismo com as outras grandes equipas da Europa, e há excepção de uma ou outra, não vejo nenhuma a jogar um futebol atrativo.
O Klopp veio mostrar o seu futebol ao dragão na 3ª época. Na 1ª entrou em Outubro, e jogava muito bem mas teve azar, ficou em 8º, atrás de Southampton e de West Ham, nem para as competições europeias se apurou. Nas duas seguintes ficou em 4º lugar, atrás do Tottenham por exemplo. Não é verdade que o Liverpool de Klopp jogasse bem nas primeiras épocas, e é normal. Porque por muito bom que sejas se a equipa não tem qualidade não consegues fazer milagres. Ele foi dotando a equipa de qualidade em posições carenciadas (como tem poder financeiro conseguiu trazer bons jogadores e que encaixassem no seu estilo de jogo) e foi transformando a equipa até ao patamar em que se encontra hoje.