Fábio Silva

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
17,435
11,313
Bem...Eu com 17 anos já tinha vida sexual há mais de dois anos mas esse é um tema que não interessa para aqui nem para lado nenhum.
Relembro que o Fernando Gomes com 17 anos estreou-se na equipa A com os resultados que sabemos.
Tivemos outros que prometiam muito nessa idade e não deram nada e foram bastantes.
Cabe ao Fábio Silva demonstrar que tem valor e não tenho pressa em que isso aconteça nem nunca o critiquei mas a bola está do lado dele.
Isso é mentira, o Fernando Gomes estreou-se 1 ano mais tarde do que o Fábio. O Fábio foi o ponta de lança mais novo a ser lançado no futebol nacional dos últimos 30 anos pelo menos.

• Like
Reações: Moreira

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,462
5,451
Conquistas
1
  • Junho/18
Espero estar enganado, mas este miúdo vai dar tanto como o André Silva ou Gonçalo Paciência... O que já não é mau!

Enviado do meu MI 6 através do Tapatalk
Acredito que vá ser melhor, embora também concordo que foram feitas previsões um pouco exageradas quando começou a trabalhar com o plantel principal, especialmente no que se refere à idade prematura com que já estavam à espera de ver resultados, raros são os PdL's, mesmo os de topo mundial, que chegam a titulares da sua equipa antes dos 20 anos.

Quanto ao que pode vir a dar, se tivesse que apostar diria que desde que não se lesione gravemente, eu acho que no minimo dará (ou tem potencial para isso) um Lisandro o que já será excelente e no máximo (embora não tão certo) talvez dê um Falcao, mas isto só provavelmente para além dos 22/23 anos.

• Like
Reações: Manuel9

Manuel9

FC PORTO SEMPRE
18 Junho 2020
249
204
Natural do Porto
Bem...Eu com 17 anos já tinha vida sexual há mais de dois anos mas esse é um tema que não interessa para aqui nem para lado nenhum.
Relembro que o Fernando Gomes com 17 anos estreou-se na equipa A com os resultados que sabemos.
Tivemos outros que prometiam muito nessa idade e não deram nada e foram bastantes.
Cabe ao Fábio Silva demonstrar que tem valor e não tenho pressa em que isso aconteça nem nunca o critiquei mas a bola está do lado dele.
Se arrumarmos as contas do título rápido o Fábio vai poder jogar espero eu.

Deveria ser assim. O Fábio de facto tem acusado ansiedade. Qualquer PL quando não marca fica assim.
Vejo lhe muita qualidade com a bola nos pés precisa de melhorar a tomada de decisão.
Precisa da confiança do grupo e do treinador e de muita proteção da família
Eu
Ninguém pode estar à espera que aos 17 anos já estivesse em condições de se impor na equipa, em teoria até podia ter acontecido mas realisticamente é mais devaneio que outra coisa, e isso em nada invalida que no futuro consiga corresponder às expectativas que gerou em muitos adeptos.

Mas mesmo assim, eu vejo mais depressa neste momento o Fábio Vieira, o Vitinha, o Baró e o Tomás se imporem na próxima época que o Fábio, acho que mais depressa qualquer um deles chega à titularidade, não é uma questão de falta de talento mas sim que todos eles seja por serem mais velhos ou porque a posição terá em principio menos concorrência parecem ter um caminho mais fácil para lá chegar.

Eu creio que há alguma pressa por parte de alguns adeptos que o Fábio cumpra expectativas por causa do trajecto na época passada do João Félix no regime, mas é preciso ter em conta que ele tinha mais 2 anos quando isso aconteceu, e também que depois desses 6 meses surpreendente isso por enquanto ainda não teve continuidade no Atlético.

E depois também há que reconhecer que eles não são jogadores idênticos, o Fábio faz mais sentido ser formatado para ser jogador de área e o J.Félix é um 2º avançado, ele é mais raçudo que o Félix mas tem menos técnica, e a idade que os jogadores de área se afirmam (se o conseguirem) costuma ser mais tarde, temos o exemplo do Falcao, do Jackson ou até se fossemos atrás do Lisandro ou do Jardel, e creio que todos eles só começaram a marcar golos regularmente depois dos 20 anos.
Adorei esta análise!
De facto o Fábio é um homem de areA. Sendo que é um jogador que sabe receber na ala rodar e apoiar o ataque.
Infelizmente hoje em dia há jogadores que com a ânsia de se tornarem potentes perdem agilidade e perdem certas características importantes a capacidade de drible etc.
Depois há outro factor o estilo de jogo. Até agora o NGC jogou um futebol mais directo o que desgasta muito um avançado. Logo não é o contexto ideal para o Fábio. Mas ele vai ser enorme tenho certeza.
Para o ano espero um jogo mais bola no pé de isso acontecer ele irá explodir.
O seu sucesso depende a curto prazo da venda do Soares. Se este ficar irá tapar o Fábio.

• Like

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,462
5,451
Conquistas
1
  • Junho/18
O seu sucesso depende a curto prazo da venda do Soares. Se este ficar irá tapar o Fábio.
Mesmo vendendo o Soares não podemos avançar para a próxima época acreditando que o Fábio já está pronto para ser titular, ainda não fez nada que prove isso, e depois andamos todos a reclamar que precisamos de alguém melhor que brasileiro, e se conseguirmos contratar alguém de valor para a posição, acho que o Fábio realisticamente terá mais 1 ou 2 anos como suplente desse jogador.

O que não é necessariamente um drama e pode mesmo assim lhe garantir muitos minutos durante esse periodo, ele neste momento não é a 2ª opção para o lugar, na prática é a 3ª por causa do Zé Luis e nos últimos jogos até o Abou parece que lhe subiu à frente na hierarquia, uma 2ª opção num esquema em que joga uma dupla de avançados acaba a época por vezes com mais de 2000 minutos jogados na soma das competições.

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
17,435
11,313
Deixo aqui os números das primeiras épocas de alguns dos nossos pontas de lança.

Fábio Silva:
17 anos: 20 jogos 3 golos

Fernando Gomes:
18 anos: 28 jogos 18 golos

Domingos Paciencia:
18 anos: 12 jogos 1 golo

Jardel:
17 anos: 2 jogos 1 golo

Hélder Postiga:
19 anos 41 jogos 13 golos

Lisandro López:
19 anos 2 jogos 0 golos

Falcao:
19 anos 11 jogos 7 golos

Jackson Martínez:
18 anos 6 jogos 4 golos

André Silva:
20 anos 14 jogos 3 golos

Rui Pedro:
18 anos 13 jogos 2 golos

Soares:
18 anos 2 jogos 0 golos

Marega:
21 anos 32 jogos 6 golos

Zé Luís:
18 anos 5 jogos 4 golos

Aboubakar:
17 anos 15 jogos 7 golos

Como podem ver o Fábio Silva nem tá nada mal.

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
13,186
15,135
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Não nos podemos resumir aos golos.

Na minha opinião eu acho que o espaço do Fábio Silva é treinar com o plantel principal e ser o ponta de lança da equipa B. E isso não é desvalorizar o talento, mais sim mais uma etapa para o potenciar.

Ás vezes temos dois jogadores de muito potencial, para eles é fácil jogar nos Sub19 e caímos sempre no erro de fazer termos de comparação do que vemos no CNJ, com o que vemos na 1⁰Liga. Nada a ver.

Para mim um jogador deve subir de escalão, caso a sua qualidade individual atual seja suficiente e continue a ser produtivo e a demonstrar as suas qualidades(ou perto disso) e principais caracteristicas.

Isso de meter miudos só por meter á espera que daqui a meio ano estejam habituados a um nível 10x mais elevado, para mim não existe.

• Like
Reações: Mágico Deco

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
17,435
11,313
Não nos podemos resumir aos golos.

Na minha opinião eu acho que o espaço do Fábio Silva é treinar com o plantel principal e ser o ponta de lança da equipa B. E isso não é desvalorizar o talento, mais sim mais uma etapa para o potenciar.

Ás vezes temos dois jogadores de muito potencial, para eles é fácil jogar nos Sub19 e caímos sempre no erro de fazer termos de comparação do que vemos no CNJ, com o que vemos na 1⁰Liga. Nada a ver.

Para mim um jogador deve subir de escalão, caso a sua qualidade individual atual seja suficiente e continue a ser produtivo e a demonstrar as suas qualidades(ou perto disso) e principais caracteristicas.

Isso de meter miudos só por meter á espera que daqui a meio ano estejam habituados a um nível 10x mais elevado, para mim não existe.
Exato...agora nenhum dos nossos grandes pontas de lança tinham a qualidade pra jogar aos 17 anos contra profissionais como o Fábio tem agora. Poderá não dar nada de especial sim, mas também poderá ser um goleador, mas pra isso temos de esperar até os 22/23 anos...ou seja mais 5/6 anos.

• Like

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
25,119
15,755
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Isso é mentira, o Fernando Gomes estreou-se 1 ano mais tarde do que o Fábio. O Fábio foi o ponta de lança mais novo a ser lançado no futebol nacional dos últimos 30 anos pelo menos.
Antes de dizeres que uma coisa é mentira informa-te.
Fernando Gomes nasceu em 22-11-56 e estreou-se na equipa principal em 8-9-74. Ora fazendo contas ainda faltavam 2 meses para fazer 18 anos. O Fábio Silva estreou-se no FCP com 16 anos? parece que não.

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
17,435
11,313
Antes de dizeres que uma coisa é mentira informa-te.
Fernando Gomes nasceu em 22-11-56 e estreou-se na equipa principal em 8-9-74. Ora fazendo contas ainda faltavam 2 meses para fazer 18 anos. O Fábio Silva estreou-se no FCP com 16 anos? parece que não.
O Fábio era júnior de primeiro ano e o Fernando Gomes de segundo ano, isso é que importa...é o mesmo que dizer que o Félix tem 20 anos, quando na realidade é sénior de segundo ano.

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
13,186
15,135
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Exato...agora nenhum dos nossos grandes pontas de lança tinham a qualidade pra jogar aos 17 anos contra profissionais como o Fábio tem agora. Poderá não dar nada de especial sim, mas também poderá ser um goleador, mas pra isso temos de esperar até os 22/23 anos...ou seja mais 5/6 anos.
Até acho que nem precisamos de esperar tanto, mas o trajeto dele deve ser bem delineado.

Dou o exemplo dda época passada em que o Fábio subiu de escalão exatamwnte pelos motivos que referi em cima, e como eles tantos outros.

Porwue se há casos de sucesso em que o jogador já esta realmente preparado para dar a uma equipa de escalão superior o mesmo(parecido) ao que dá no escalão abaixo(Rúben Neves), também há casos em que os jogadores eram mais do que jogadores no seu escalão, mas acima disso sentiram dificuldades em mostrar próximo daquilo(Sérgio Oliveira).

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
25,119
15,755
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
O Fábio era júnior de primeiro ano e o Fernando Gomes de segundo ano, isso é que importa...é o mesmo que dizer que o Félix tem 20 anos, quando na realidade é sénior de segundo ano.
Mas tu és desse tempo? No tempo do Fernando Gomes não havia juniores de 1º ou 2º ano - havia juniores, juvenis e iniciados. E disseste que eu tinha mentido mas não te retractaste a dizer que quem tinha errado eras tu - disseste que tinha um ano mais que o Fábio? Tinha? Não tinha fdx.

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
17,435
11,313
Até acho que nem precisamos de esperar tanto, mas o trajeto dele deve ser bem delineado.

Dou o exemplo dda época passada em que o Fábio subiu de escalão exatamwnte pelos motivos que referi em cima, e como eles tantos outros.

Porwue se há casos de sucesso em que o jogador já esta realmente preparado para dar a uma equipa de escalão superior o mesmo(parecido) ao que dá no escalão abaixo(Rúben Neves), também há casos em que os jogadores eram mais do que jogadores no seu escalão, mas acima disso sentiram dificuldades em mostrar próximo daquilo(Sérgio Oliveira).
Sim nisso concordo, e notou-se que ele acusou mais a subida do que o Tomás Esteves. E já anda nervoso a muito tempo por não ter marcado golos...precisa de um golo pra lhe dar moralidade. Mas o SC sabe tratar disso melhor que nós.

• Like

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
17,435
11,313
Mas tu és desse tempo? No tempo do Fernando Gomes não havia juniores de 1º ou 2º ano - havia juniores, juvenis e iniciados. E disseste que eu tinha mentido mas não te retractaste a dizer que quem tinha errado eras tu - disseste que tinha um ano mais que o Fábio? Tinha? Não tinha fdx.
Sou do tempo do Gomes quando era velho, mas o que importa é que se o Gomes jogasse atualmente era júnior de segundo ano e não de primeiro. Isso da idade não importa ou vais dizer que o Diogo Costa não é de 99 e o Vitinha de 2000 apesar de terem a mesma idade.

• Não gosto
Reações: Devenish

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
13,186
15,135
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Sim nisso concordo, e notou-se que ele acusou mais a subida do que o Tomás Esteves. E já anda nervoso a muito tempo por não ter marcado golos...precisa de um golo pra lhe dar moralidade. Mas o SC sabe tratar disso melhor que nós.
Claro. Nesse aspeto o Sérgio é competente. O pessoal é que ás vezes confunde velocidade com andamento.

• Like
Reações: Mágico Deco

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,655
15,076
Invicta
www.google.com
Se é para manter a aposta em Soares e Marega´s espero que se opte claramente pelo empréstimo do miúdo na próxima época a um clube onde possa traçar o seu percurso e jogar com alguma regularidade.

Continuo a achar incompreensível a aposta no Soares, que nem para defesa do adversário serve, ao invés do Fábio.

• Like
Reações: Manuel9

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
17,435
11,313
Se é para manter a aposta em Soares e Marega´s espero que se opte claramente pelo empréstimo do miúdo na próxima época a um clube onde possa traçar o seu percurso e jogar com alguma regularidade.

Continuo a achar incompreensível a aposta no Soares, que nem para defesa do adversário serve, ao invés do Fábio.
É um miúdo de 17 anos, seria desastroso emprestar um miúdo da idade dele ou Tomás Esteves. Emprestar é o Afonso Sousa e João Mário que já têm 20 anos.

Kandinsky

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
5,571
5,637
Conquistas
4
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
É um miúdo de 17 anos, seria desastroso emprestar um miúdo da idade dele ou Tomás Esteves. Emprestar é o Afonso Sousa e João Mário que já têm 20 anos.
Se for para um clube onde jogue, com uma equipa técnica competente para acompanhar a sua evolução acho bem que se empreste. Mas parece-me que vamos precisar dele para o ano.

• Like
Reações: Sakamoto