Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

5.10

Estatísticas da Época - 2023/24


Dados completos de 2023/24

5.10 Performance da Época

b10nic

Sofá de casa
3 Agosto 2015
10,341
10,986
Vamos lá ver uma coisa, ser o menos mau é algo que requer algum mérito.Mas não há necessidade de que o título nos mine a capacidade de avaliação.

De facto foi uma luta de coxos? Sim!

Que estou muito feliz de ganhar o título de qualquer maneira? Também!

Que a largos espaços desta temporada jogamos um futebol execrável? Parece-me evidente.

Que considero que o Futebol Clube do Porto necessita um onze titular que dê mais garantias em várias posições? Também.

Que o Sérgio Conceição é um treinador de nível médio e que (aparte da conjuntura) precisamos de alguém melhor? Sim.

Que vai difícil acontecer por esta questão conjuntural? Possivelmente.
 
Última edição:

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
69,083
41,180
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Vou-te dar mais uma diferença...

Quais são as características da referência ofensiva do Liverpool e quais as características da nossa referência atacante?

O que dá um e outro à equipa?
A nossa referencia atacante era o Aboubakar que era o melhor avançado do FCP e nunca foi substituído.

Era interessante imaginar o liverpool nas ultimas duas temporadas e meia sem o Firmino e sem contratar ninguem para o seu lugar, e pensar se seria a mesma coisa, e se seria provavel ter ganho o mesmo.

Isto dos modelos de jogo é tudo espectacular, mas prepara ai um modelo para os nossos jogadores decidirem jogos como o Hulk decida sozinho.

 

b10nic

Sofá de casa
3 Agosto 2015
10,341
10,986
A nossa referencia atacante era o Aboubakar que era o melhor avançado do FCP e nunca foi substituído.

Era interessante imaginar o liverpool nas ultimas duas temporadas e meia sem o Firmino e sem contratar ninguem para o seu lugar, e pensar se seria a mesma coisa, e se seria provavel ter ganho o mesmo.

Isto dos modelos de jogo é tudo espectacular, mas prepara ai um modelo para os nossos jogadores decidirem jogos como o Hulk decida sozinho.

Gastamos um pastiçal no Zé Luís e ainda tivemos direito a esse momento de comédia extraordinário naquele programa de transferências que nos deleitou no verão.

Não acho que seja altura para chorar a ausência do Aboubakar.
 
  • Like
Reações: fgomes

Marulanda

Tribuna
28 Agosto 2019
2,565
2,022
Conquistas
1
  • Deco
Eu já lhe perguntei o mesmo mas também não me respondeu.

Sabes que é muita mais fácil criticares e teceres meia dúzia de considerações da iniciação ao futebol (volume 1), do que apontares soluções.

Porque a partir daí ficas irremediavelmente comprometido com a escolha que fazes, o que pode dificultar futuras críticas que lhe possas fazer. E quando fazes da crítica negativa a tua forma de estar é complicado.

Porque sinceramente já começo a achar que ele (e outros) não estão contra o SC. Vão estar contra qualquer treinador do Porto, porque acham que percebem mais de futebol do que qualquer um e algum aspecto há de estar sempre mal.

Ou porque devíamos jogar em posse e não em transição, ou porque o sistema tático não é o ideal, porque devia apostar mais na formação, porque x jogador joga e é feio, etc..
Achas que ser expert é para qualquer um seu garotao?

Olha se calhar até é...

é so dizer que isto ta mal, aquilo tambem, o adversario vai subir o nivel e nos temos que subir tambem e nao é com este e aquele que la vamos. Etc etc.

Ideias? Nomes? Bola como diz o outro.

Esses experts acham que ao meter os putos todos isto vai ser show de bola e vamos limpar tudo. E que vamos estar ao nivel de um hipotetico benfique com JJ e muito investimento.

Se ainda dissessem/achassem que temos que apostar nos putos porque a situaçao financeira assim o exige e porque ha talento mas assumindo que partiriamos por tras na luto pelo titulo contra um benfique hipoteticamente com o nivel muito subido, ok, tudo bem, concordaria.
E acho mesmo que é essa via que temos que seguir, por muito que venha a prejudicar a competitividade imediata.

Mas nao, eles acreditam genuinamente que é so meter os Fabios, os Diogos, o Vitor, e o Tomas e que vamos ser uma equipa mais capaz de lutar pelo titulo do que com os Maregas e o SC...

Nem sequer o actual campeonato "pobre" ganhavamos. Quanto mais um campeonato com o regresso do super benfique com uma super equipa de topo liderada pelo Deus jota jota.
 
  • Like
Reações: ALEX RQ7

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
28,158
41,565
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Podias colocar a notícia que os títulos por vezes são enganadores.

Do pouco que consegui ver no JN, o que eles estão a comparar é o valor de mercado agora com o do início da época. Por isso também falam na valorização de outros jogadores em destaque (Max, Nehuen Perez, Kraev e Taremi) e, que eu saiba, nenhum deles vai ser campeão...

Por isso, reduzir essa valorização durante a época ao título tem muito que se diga...

Além disso, algumas das valorizações são, no mínimo, controversas. Vê lá que, por exemplo, o Manafa e o Zé Luís valorizaram para 7,5ME e 12,5ME, respectivamente. E jogadores como o Marcano e o Nakajima mantiveram o valor do início da época. Gostava de saber qual foi a fonte dos tais valores de mercado...
Deixa lá. Tu é que és o dono da verdade e tu e que sabes tudo.

Fica la com a tua verdade e com a tua sabedoria. O resto é tudo burro. Tu e que és o inteligente. Se fosse a ti até questionava o JN por tal noticia.
 

Ignis Draco

Tribuna
26 Maio 2019
3,761
1,271
Conquistas
3
  • Março/21
  • Setembro/19
  • Vítor Baia
Mas nao, eles acreditam genuinamente que é so meter os Fabios, os Diogos, o Vitor, e o Tomas e que vamos ser uma equipa mais capaz de lutar pelo titulo do que com os Maregas e o SC...
Porque não experimentar? Não é a meter 11 miúdos obviamente, mas esses nomes que citaste podiam perfeitamente ser titulares / perto de. Há exemplos de sucesso assim, que começaram por haver alguma coragem de início (a parte mais difícil) e experimentar.

Espero é que, funcionando, não houvesse portistas tristonhos.

Um hipotético super benfica de JJ não sei o que significa. Vem aí alguém importante, vão ser contratadas estrelas do futebol mundial para os nossos rivais ou a que se refere a expressão?
 

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,753
3,078
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
A nossa referencia atacante era o Aboubakar que era o melhor avançado do FCP e nunca foi substituído.

Era interessante imaginar o liverpool nas ultimas duas temporadas e meia sem o Firmino e sem contratar ninguem para o seu lugar, e pensar se seria a mesma coisa, e se seria provavel ter ganho o mesmo.

Isto dos modelos de jogo é tudo espectacular, mas prepara ai um modelo para os nossos jogadores decidirem jogos como o Hulk decida sozinho.

E neste momento o modelo de jogo é igual ao do primeiro ano??

Considero-o muito diferente

É que concordo contigo, no primeiro ano a equipa jogava bom futebol...

E se não se substituiu o Aboubakar não foi por falta de dinheiro gasto, foi por falharem nos alvos ( seja lá quem tenha escolhido os jogadores)
 

b10nic

Sofá de casa
3 Agosto 2015
10,341
10,986
Achas que ser expert é para qualquer um seu garotao?

Olha se calhar até é...

é so dizer que isto ta mal, aquilo tambem, o adversario vai subir o nivel e nos temos que subir tambem e nao é com este e aquele que la vamos. Etc etc.

Ideias? Nomes? Bola como diz o outro.

Esses experts acham que ao meter os putos todos isto vai ser show de bola e vamos limpar tudo. E que vamos estar ao nivel de um hipotetico benfique com JJ e muito investimento.

Se ainda dissessem/achassem que temos que apostar nos putos porque a situaçao financeira assim o exige e porque ha talento mas assumindo que partiriamos por tras na luto pelo titulo contra um benfique hipoteticamente com o nivel muito subido, ok, tudo bem, concordaria.
E acho mesmo que é essa via que temos que seguir, por muito que venha a prejudicar a competitividade imediata.

Mas nao, eles acreditam genuinamente que é so meter os Fabios, os Diogos, o Vitor, e o Tomas e que vamos ser uma equipa mais capaz de lutar pelo titulo do que com os Maregas e o SC...

Nem sequer o actual campeonato "pobre" ganhavamos. Quanto mais um campeonato com o regresso do super benfique com uma super equipa de topo liderada pelo Deus jota jota.

Se é para avaliarmos o que foi esta época também não nos devemos esquecer da maneira como perdemos com estrondo em Roterdão e em Glasgow e como empatamos contra o Rangers no Dragão. Contra o Leverkusen fomos eliminados com um agregado de 5-2. Perder 2-3 em casa contra o fantástico Krasnodar que foi eliminado facilmente pelo Olympiakos.

Um downgrade enorme a nível europeu.

E essa bipolarização como o títulos dos "Maregas" vs "os jovens" também já cansa. Ninguém critica o Marega, crítica é a falta de alternativas em termos de jogo ao "e bola longa para o Marega".

Bem sei que passou coronavirus e a tendência exibicional atroz e falta de ideias absoluta durante meses foi esquecida. O ocaso exibicional individual e colectivo. Tendência para aposta na velha guarda não é má por si mas sejamos francos, muitas a tal "experiência" acrescentou?

O que me assusta mais é a progressão de jogadores dos jogadores novos que entraram depois da chegada do Sérgio Conceição. vai um bocadinho da questão dos jovens. Direi a capacidade formativa no geral de jogadores que chegam. Esperava também muito mais progressão no Diaz. Esperava muito mais do Uribe (sobretudo para o que custou).

Não vejo o actual treinador com capacidade formativa e o que me assusta é quando necessitarmos de encontrar soluções para as saídas do Telles e/ou do Corona.
 
Última edição:

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
12,676
14,409
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Porque não experimentar? Não é a meter 11 miúdos obviamente, mas esses nomes que citaste podiam perfeitamente ser titulares / perto de. Há exemplos de sucesso assim, que começaram por haver alguma coragem de início (a parte mais difícil) e experimentar.

Espero é que, funcionando, não houvesse portistas tristonhos.

Um hipotético super benfica de JJ não sei o que significa. Vem aí alguém importante, vão ser contratadas estrelas do futebol mundial para os nossos rivais ou a que se refere a expressão?
Para isso é que existe o treino.

A introdução deles cada vez mais tempo tem sido positiva e pensada. Neste aspeto acho que estamos a trabalhar bem.

Eles serem alternativas claras ao onze, já seria muito bom para 20/21.

Ás vezes caímos no erro de nívelar as exibições na Segunda Liga e nos Sub19, para estabelecer termos de comparação com o plantel principal, mas a verdade é que o nível é 10x superior.

Alguns deles têm participação neste campronato, entrando inclusivé em situações em que tinham muita responsabilidade.
 

Mágico Deco

Bancada lateral
31 Agosto 2012
921
671
Tu próprio referiste que o (único) pdl por vezes desce para se juntar o meio campo. Onde se vê algo minimamente parecido a isto conosco?

Compara o meio campo.

Compara o perfil dos avançados.

Compara a forma como essa verticalidade é aplicada na transição ofensiva.

Já agora, quem são os interiores do Liverpool que referes?

São tantas mas tantas as diferenças e tanta gente que discorda radicalmente de ti que não sei o que diga.

Já sei, o futebol é, realmente, uma ciência oculta, tal a disparidade de opiniões...
Os interiores são obviamente o Henderson e o Wijnaldum (ou o Ox ou o Keita). Que, em construção, têm um papel muito semelhante ao do Otávio e Corona atualmente no Porto.

Completamente de acordo em relação ao "perfil" dos avançados. Resta saber se o Sérgio não preferia ter o Salah e o Mané, em vez do Marega e do Soares... Eu acho que sim. Há quem acredite que não!

Também acho que se o Klopp tivesse de escolher entre Soares, Marega, Bueno e Adrian, ia fazer a mesma escolha que o Sérgio. Já o Guardiola iria escolher os 2 últimos...

Convém também lembrar que, quando teve possibilidade de escolher, o Sérgio para avançado escolheu o Aboubakar, que tinha a qualidade técnica necessária para fazer de pivot do processo ofensivo e cuja importância foi sempre muito desvalorizada.
 

razorfancy

Arquibancada
15 Junho 2017
370
155
Conquistas
5
  • Kelvin
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
  • Hulk
3 anos de Sérgio Conceição

- 1 Campeonato.

- 1 Supertaça.

Quase com 2 campeonatos e está na final da Taça de Portugal.
Verdade

E ainda para mais com uma equipa de "encostados" e "emprestados"

Deve ser o pior plantel que me lembro do nosso Porto

Uma grande vénia para o SC
Portante o facto de o nosso rival estar numa sequencia de maus resultados histórica não interessa nada, nos últimos 12 jogos deles na liga ganharam 3, empataram 5 e perderam 4.
Na sua primeira época teve o mesmo plantel que o NES tirando o André Silva(titular na época anterior) e o Ruben Neves(suplente na época anterior) mas teve o regresso do Ricardo Pereira que vinha de ser o melhor lateral da liga francesa e o regresso do Aboubakar e do Marega que vinham de boas épocas no Besiktas e no Guimarães respetivamente e sobretudo teve a ajuda do FJM a divulgar os mails dos Lampiões Corruptos.
Atenção que eu acho que o SC teve mérito no rendimento que o Marega e o Aboubakar tiveram na sua primeira época.
Em Janeiro da sua segunda época a divulgação dos mails parou e os gamanços voltaram com força tal como aconteceu com o NES e o Lopetegui durante 3 épocas inteiras no total, e qual foi o resultado deste campeonato? Derrota.

Mas pronto o homem já é outra vez o maior porque vai ganhar o 2 campeonato em 3 anos, que se f*da as circunstancias de cada um desses campeonatos.
 
  • Like
Reações: Dragon_92 e miguel

Mágico Deco

Bancada lateral
31 Agosto 2012
921
671
Gastamos um pastiçal no Zé Luís e ainda tivemos direito a esse momento de comédia extraordinário naquele programa de transferências que nos deleitou no verão.

Não acho que seja altura para chorar a ausência do Aboubakar.
O único problema na contratação do Zé Luís é que devia ter sido feita 10 anos antes, quando estava no Gil Vicente.

É, neste momento, claramente o nosso melhor avançado. É melhor tecnicamente, tem o melhor jogo de cabeça, é o menos mau a finalizar e não fica atrás dos outros a nível físico.

O problema é que devíamos ter uma estratégia claramente definida que impedisse que um treinador pudesse sequer sugerir a contratação de jogadores de 28 anos por mais de 10 milhões.

Esteve mal o Sérgio por propor a sua contratação e esteve mal a SAD por aceder a esse pedido e não ter apresentado uma alternativa.
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
22,179
17,057
Vila Nova de Gaia, 1975
Os interiores são obviamente o Henderson e o Wijnaldum (ou o Ox ou o Keita). Que, em construção, têm um papel muito semelhante ao do Otávio e Corona atualmente no Porto.

Completamente de acordo em relação ao "perfil" dos avançados. Resta saber se o Sérgio não preferia ter o Salah e o Mané, em vez do Marega e do Soares... Eu acho que sim. Há quem acredite que não!

Também acho que se o Klopp tivesse de escolher entre Soares, Marega, Bueno e Adrian, ia fazer a mesma escolha que o Sérgio. Já o Guardiola iria escolher os 2 últimos...

Convém também lembrar que, quando teve possibilidade de escolher, o Sérgio para avançado escolheu o Aboubakar, que tinha a qualidade técnica necessária para fazer de pivot do processo ofensivo e cuja importância foi sempre muito desvalorizada.
Não concordo minimamente com a comparação do papel dos 2 oitos no Liverpool com os nossos alas interiores. Aliás múltiplas vezes não jogam os dois em simultâneo nesses lugares. Quantas vezes uma das alas não foi ocupada por Diaz ou o próprio Marega. Vê lá que as vezes até o Manafa ia lá parar vindo do banco.

Quanto aos avançados, vamos lá esquecer que um joga com 3 móveis e tecnicos e outro com dois físicos e potentes mas com uma técnica...

Se o SC usasse o modelo do Klopp jogava com o Danilo a trinco, o Uribe e outro tanque a 8, o Corona, o Diaz e, talvez, o Ze Luís na frente...
 

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,753
3,078
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
É diferente em quê?
Queres mesmo comparar o que dá ao processo ofensivo o Firmino com o Marega ou o Soares??

Como é que pode haver semelhanças no modelo de jogo com jogadores de características tão distintas? O Marega pede jogo na profundidade, o Soares gosta dos duelos físicos e é eximio no jogo aéreo... Nenhum deles baixa para jogar e criar

Com o Aboubakar, sim podia haver semelhanças neste aspeto.... Como podia haver semelhanças se o Gonçalo tivesse sido aposta

Já na altura tinha referido, o Gonçalo era o jogador ideal para fazer aquele papel do Aboubakar
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
69,083
41,180
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
E neste momento o modelo de jogo é igual ao do primeiro ano??

Considero-o muito diferente

É que concordo contigo, no primeiro ano a equipa jogava bom futebol...

E se não se substituiu o Aboubakar não foi por falta de dinheiro gasto, foi por falharem nos alvos ( seja lá quem tenha escolhido os jogadores)
Quando tens o Ricardo em vez do Manafá, o Brahimi em vez do Diaz e o Abou em vez do Soares, podes ter em mente o mesmo modelo mas coisas vão ser sempre muito diferentes. E na questão do Aboubkar perdemos duplamente porque ele era essencial na maneira como ligava o jogo e com o instinto que tinha para finalizar, e o Abou nem sequer é um Jackson.

O FCP falhou falhou nas contratações, quer no timing, quer na identificação de prioridades, quer no acerto de alguns jogadores, e isso acontece porque o FCP não é organizado a esse nivel como devia ser, e enquanto não tiver um departamento cm elevado grau de independência do treinador e da direcção para o fazer não sobe o rendimento a esse nivel. Mas isso é outra conversa.
 

b10nic

Sofá de casa
3 Agosto 2015
10,341
10,986
O único problema na contratação do Zé Luís é que devia ter sido feita 10 anos antes, quando estava no Gil Vicente.

É, neste momento, claramente o nosso melhor avançado. É melhor tecnicamente, tem o melhor jogo de cabeça, é o menos mau a finalizar e não fica atrás dos outros a nível físico.

O problema é que devíamos ter uma estratégia claramente definida que impedisse que um treinador pudesse sequer sugerir a contratação de jogadores de 28 anos por mais de 10 milhões.

Esteve mal o Sérgio por propor a sua contratação e esteve mal a SAD por aceder a esse pedido e não ter apresentado uma alternativa.
A avaliação de um jogador não pode ser estática.

Tem que se avaliar a conjuntura, tendência para lesões, irregularidade exibicional, carácter, etc.

Pode ser o melhor tecnicamente mas há um conjunto de atributos de outro ambito que não o técnica que fazem com que seja mais um problema do que uma solução.