Vítor Pereira

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,508
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Nenhum desses jogadores foi a finais europeias sub 19 ou sub 17.

A título de exemplo só o Diogo costa foi campeão europeu sub 17, campeão europeu sub 19, finalista vencido no ano anterior em sub 19, tudo em selecções , e vencedor da YL.em clubes.

Tomás Esteves e Fábio Silva com um handicap de 2 anos foram 2 dos melhores jogadores da final 4 da YL . Pegas em Tozés, Castros e companhia e queres fazer a ponte para Tomás, Vitinha e Fábio Vieira é o mesmo que pegares no Marega e comparares ao Hulk.

Mas o tempo é soberano, daqui a 4 anos falamos e vemos onde na carreira estão estes jogadores.
O Márcio Sousa por onde anda?
E o melhor jogador do Mundial sub 20 de 1991, que brilhante carreira teve?
Por onde andam os jogadores que ganharam as YL anteriores, noutros clubes?
Na primeira edição da YL, o Nuno Santos (Rio Ave) jogou a final.
Onde andam esses craques que jogaram essa final, nós dois lados?
A carreira de um jogador começa quando chegam a seniores, o resto é para mostrar aos netos.

A questão é que estás a usar uma hipótese (se o VP treinasse estes miúdos iam ser todos uns Maradona) baseado em nada (historicamente o VP não lançou um jovem cá e não me lembro se um jogador que tenha elogiado o VP como alguém que o fez evoluir. Aliás era muito criticado por fazer...estagnar!! Os jogadores, como o Varela!!), Para criticar, sem razão, o SC, que até tem lançado muitos jovens.

Edit: sobre lançar jovens, o VP usou o Delatorre ou Seba p.e., da B, e todos lhe caíram em cima porque estava a ceder a interesses...

Haja memória. E digo isto, como defensor do VP.

• Like
Reações: saloca

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
3,024
3,710
Eu imagino que seriam suplentes, na melhor das hipóteses.
Gosto muito do VP, mas não me recordo de ter lançado um jovem que fosse.
Aliás, das (muitas) críticas que lhe faziam (não ter pulso, ser conflituoso com os jogadores, submeter se a todas as imposições da SAD), essa é a única que, sem conhecer as suas razões, fazia sentido.

Dizer algo como "Imagino que seriam o Fábio Vieira, o Vitinha e o Romário nas mãos do VP." é desconhecer por completo o que foi VP no Porto (e nos outros clubes por onde passou): vai sempre pelo certo, usa sempre os mesmos jogadores, raramente inventa ou coloca alguém de fora no onze. Como aliás faz a maioria dos grandes treinadores.

Quando não tinha lateral direito, lembras te de quem "os adeptos" queriam que jogasse? O David Bruno, e quase foi linchado por ter adaptado (com sucesso) o Maicon a lateral.
Lembras te do Edu e do Pedro Moreira, que "os adeptos" queriam a titulares? E o Tozé, o que seria nas mãos do AVB, segundo "os adeptos" na altura? Consegues imaginar?

Por favor, VP é história no NGC, se voltar, espero que possa usar melhor os jovens da formação do que quando cá esteve, mas utilizar o exemplo de "Imagino que seriam o Fábio Vieira, o Vitinha e o Romário nas mãos do VP." Para atacar o SC não faz o mínimo sentido.

E sobre o "Imagino o que seria sentar-me antes da bola rolar e sentir que ia ver o FCP jogar futebol...", precisas puxar muito pela imaginação, porque não me recordo de um treinador que não ouvisse o mesmo. Ou são as transições, ou é a posse, agora é a falta de posse, há sempre algo.
Mas se querem imaginar, não vão as épocas do VP, porque foram precisamente as épocas que mais assobios e críticas me recordo de ouvir...

Realmente David Bruno , Edu, Tozé ou Pedro Moreira estão ao nível do Vitinha, Fábio Vieira, Fábio Silva ou Tomás Esteves.

É realmente parecido.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Calabote

30 Junho 2016
13,873
14,508
Conquistas
17
Realmente David Bruno , Edu, Tozé ou Pedro Moreira estão ao nível do Vitinha, Fábio Vieira, Fábio Silva ou Tomás Esteves.

É realmente parecido.

Talvez não te recordas, mas havia muita gente que os queria a titulares na equipa.

O Iturbe supostamente estava num nível superior...
O Rafa Soares e o Tiago Ferreira já eram topo mundial.

Sabes.porque não songraram, nem estes nem os outros (Edu Tozé etc)?
Seguindo a mesma lógica que se aplica agora (se bem que com SC eles vão jogando), culpa do VP.
Nunca lhes deu uma oportunidade.

E se o AVB tem apostado no Castro e no Ukra...

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,423
27,320
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
O Márcio Sousa por onde anda?
E o melhor jogador do Mundial sub 20 de 1991, que brilhante carreira teve?
Por onde andam os jogadores que ganharam as YL anteriores, noutros clubes?
Na primeira edição da YL, o Nuno Santos (Rio Ave) jogou a final.
Onde andam esses craques que jogaram essa final, nós dois lados?
A carreira de um jogador começa quando chegam a seniores, o resto é para mostrar aos netos.

A questão é que estás a usar uma hipótese (se o VP treinasse estes miúdos iam ser todos uns Maradona) baseado em nada (historicamente o VP não lançou um jovem cá e não me lembro se um jogador que tenha elogiado o VP como alguém que o fez evoluir. Aliás era muito criticado por fazer...estagnar!! Os jogadores, como o Varela!!), Para criticar, sem razão, o SC, que até tem lançado muitos jovens.

Edit: sobre lançar jovens, o VP usou o Delatorre ou Seba p.e., da B, e todos lhe caíram em cima porque estava a ceder a interesses...

Haja memória. E digo isto, como defensor do VP.
Mais uma vez estás a ser impreciso.

O Márcio Sousa foi campeão sub 17 e depois estagnou completamente. subiu um nível para os sub 19 já não fazia diferença, subiu para os seniores desapareceu.
Falas do Nuno Santos? Provavelmente vai chegar a um grande nos próximos 2/3 anos. Falas da final que ele jogou, conheces um menino chamado Adama Traoré? Joga na Premier e tem uma cotação de mercado de 60 M. Conheces o Munir? Conheces o Gonçalo Guedes? jogaram esse jogo, mas provavelmente não seriam apostas do VP porque ele não aposta em jovens.

Depois dizer que o SC aposta em jovens é roçar o ridículo? Apostar é o que o Lopetegui fez com o Rúben Neves, não é dar minutos em desespero ou quando os jogos estão mortos, apostar é titularidades com continuidade. Até agora exceptuando o Romário Baró no início de época nenhum jogador do FCP foi aposta nesses moldes. Nem Dalot que não servia para o SC exceptuando em caso de força maior e depois foi uma venda choruda da SAD.

Concordo com o teu último parágrafo, haja memória, haja memória para separar o trigo do joio. Haja memória para lembrar um treinador com uma ideia de jogo bem construída, que agora com estes jogadores que temos à disposição não só tirava mais deles, como dava a nós portistas uma equipa para ver bom futebol e não nos chatearmos 90 minutos em loops contínuos.

Calabote

30 Junho 2016
13,873
14,508
Conquistas
17
Mais uma vez estás a ser impreciso.

O Márcio Sousa foi campeão sub 17 e depois estagnou completamente. subiu um nível para os sub 19 já não fazia diferença, subiu para os seniores desapareceu.
Falas do Nuno Santos? Provavelmente vai chegar a um grande nos próximos 2/3 anos. Falas da final que ele jogou, conheces um menino chamado Adama Traoré? Joga na Premier e tem uma cotação de mercado de 60 M. Conheces o Munir? Conheces o Gonçalo Guedes? jogaram esse jogo, mas provavelmente não seriam apostas do VP porque ele não aposta em jovens.

Depois dizer que o SC aposta em jovens é roçar o ridículo? Apostar é o que o Lopetegui fez com o Rúben Neves, não é dar minutos em desespero ou quando os jogos estão mortos, apostar é titularidades com continuidade. Até agora exceptuando o Romário Baró no início de época nenhum jogador do FCP foi aposta nesses moldes. Nem Dalot que não servia para o SC exceptuando em caso de força maior e depois foi uma venda choruda da SAD.
Dalot e Romario Baro, duas apostas de SC.
Da me uma aposta do VP.

Nuno Santos, Adama, Munir - nenhum singrou na sua equipa.

Não defensas o indefensável, VP não apostava em jovens. Não vale a pena insistirem.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,423
27,320
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Dalot e Romario Baro, duas apostas de SC.
Da me uma aposta do VP.

Nuno Santos, Adama, Munir - nenhum singrou na sua equipa.

Não defensas o indefensável, VP não apostava em jovens. Não vale a pena insistirem.
Dalot não foi aposta nenhuma do SC.

Dalot jogou porque tinhas 3 laterais arrumados.. Chamar aposta a um jogador que fez 8 jogos com SC? Brincamos ou quê!

• Like
Reações: Moreira

Calabote

30 Junho 2016
13,873
14,508
Conquistas
17
É tão óbvio. O VP é excelente treinador, não lhe peçam é que faça ovos sem omeletes.
E ele não faz . Por isso não apostava em jovens, como o Barça não apostou nos dá final da YL, Como o Mourinho não apostava , como AVB não apostava .

Agora isso não justifica isto :

QUOTE="Treinador de Bancada, post: 4118677, member: 4608"]
Só me apetece chorar ao ouvir o VP.

Imagino que seriam o Fábio Vieira, o Vitinha e o Romário nas mãos do VP.

Imagino o que seria o Tomás Esteves, o Luiz Diaz, o Fábio Silva etc etc.

Imagino o que seria sentar-me antes da bola rolar e sentir que ia ver o FCP jogar futebol...

Enfim...
[/QUOTE]

EU sei é que com SC eles vão jogando, com VP não sei. Mas como já te disse, VP não lançou um único jovem ... Talvez Sebá

• Haha
Reações: Moreira

Calabote

30 Junho 2016
13,873
14,508
Conquistas
17
Dalot não foi aposta nenhuma do SC.

Dalot jogou porque tinhas 3 laterais arrumados.. Chamar aposta a um jogador que fez 8 jogos com SC? Brincamos ou quê!
Uma mentira muitas vezes repetida não é verdade: Ricardo no banco, Dalot a titular.
Vai ver mais jogos dessa época.
Um jogo importante. Se isto não é apostar num jovem...

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,423
27,320
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Uma mentira muitas vezes repetida não é verdade: Ricardo no banco, Dalot a titular.
Vai ver mais jogos dessa época.
Um jogo importante. Se isto não é apostar num jovem...

Só podes estar a brincar. O RP vinha de uma paragem de mais de um mês e não estava a 100%

E o Dalot jogou a lateral esquerdo esse jogo e todos os outros em que foi titular porque o Telles também se lesionou frente ao Estoril.

Haja memória e não se reescreva estória. Daqui a bocado dizes que também lançou o Paciência, também foi titular frente ao SCP :)

Calabote

30 Junho 2016
13,873
14,508
Conquistas
17
Só podes estar a brincar. O RP vinha de uma paragem de mais de um mês e não estava a 100%

E o Dalot jogou a lateral esquerdo esse jogo e todos os outros em que foi titular porque o Telles também se lesionou frente ao Estoril.

Haja memória e não se reescreva estória. Daqui a bocado dizes que também lançou o Paciência, também foi titular frente ao SCP :)
EU vou te dizer uma coisa: eu também gostava mais do VP a treinar o Porto, futebol chato como tudo mas com vitórias.

Mas.nao vale tudo para atacar o SC. Dalot foi aposta e jogou. E mais: saiu de cá campeão.
VP preferia adaptar Defour a extremo ou Maicon a lateral em vez de apostar num jovem.

Podes imaginar o que quiseres, SC aposta nos jovens.
E sabes porque? Porque ao contrário de VP, não tem um plantel tao bom. Tem Marega, não tem Hulk.

E já no tempo do VP era fraco.

Marulanda

Tribuna
28 Agosto 2019
2,565
2,022
Conquistas
1
  • Deco
Quanto a jovens, VP parece-me claramente ser um treinador à la JJ.

Prefere jogadores "feitos" ou quase, ja bem maduros.

Meninos de 18/19/20 anos so mesmo se nao houver alternativa...

• Like
Reações: Calabote

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,423
27,320
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
EU vou te dizer uma coisa: eu também gostava mais do VP a treinar o Porto, futebol chato como tudo mas com vitórias.

Mas.nao vale tudo para atacar o SC. Dalot foi aposta e jogou. E mais: saiu de cá campeão.
VP preferia adaptar Defour a extremo ou Maicon a lateral em vez de apostar num jovem.

E sabes porque? Porque ao contrário de VP, não tem um plantel tao bom. Tem Marega, não tem Hulk.

Apostar nos jovens é o que o Amorim está a fazer no SCP (também não tem outro remédio)

Não é dar minutos erráticos aos jogadores , sem qualquer critério, não é ter 4 pinos na frente e ter o seu PL mais promissor a jogar Fifa na bancada.

joliveira

Bancada central
29 Fevereiro 2016
1,343
255
EU sei é que com SC eles vão jogando, com VP não sei. Mas como já te disse, VP não lançou um único jovem ... Talvez Sebá
O VP lançou Sebá, Atsu e Abdoulaye (e já não incluindo jogadores que jogaram 1/2 jogos como o Kadu ou Tozé). Ainda integrou jovens sul-americanos que não tinham qualquer experiência na europa, como o Kelvin, Alex Sandro e Danilo.

O trabalho do VP é objetivo. E nenhum dos jovens na altura tinha o talento das gerações atuais.

Marulanda

Tribuna
28 Agosto 2019
2,565
2,022
Conquistas
1
  • Deco
Agora bateu uma saudade ao andar a ler este topico...

Oh tempo volta atras. Quero voltar a ver uma defesa com Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro...
Um meio campo com Fernando, Moutinho, Lucho/Belluschi/Guarin
Um ataque com Varela/James, Falcao/Jackson, Hulk.

O que ja tivemos...

• Like
Reações: PDuarte e Moreira

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
3,024
3,710
Talvez não te recordas, mas havia muita gente que os queria a titulares na equipa.

O Iturbe supostamente estava num nível superior...
O Rafa Soares e o Tiago Ferreira já eram topo mundial.

Sabes.porque não songraram, nem estes nem os outros (Edu Tozé etc)?
Seguindo a mesma lógica que se aplica agora (se bem que com SC eles vão jogando), culpa do VP.
Nunca lhes deu uma oportunidade.

E se o AVB tem apostado no Castro e no Ukra...
Eu recordo-me (não de tudo dessa forma) mas, e com todo o respeito, o que dizem ou diziam os adeptos diz-me zero.

Factualmente estás a falar de gajos fracos ou banais. O Rafa até prometia (eu nunca fui fã), mas só alguém sem noção poderia pedir oportunidades para o Rafa. Nem o Alex Telles poderia ter muitos minutos nesse ano.

Agora Edu, David, Tiago Ferreira? Brincamos? Sempre foram fracos. Qualquer pessoa que olhasse de forma fria via isso. O Tozé está a ter uma carreira que prova que está a léguas de ter qualidade para jogar cá.
Fazer essa comparação é desvalorizar completamente os miúdos de hoje. É quase como pedir oportunidades para eles só porque são da formação. O que não devia ser o caso.

Quanto ao VP, eu também o gostava de ver com estes jovens, mas não é por ele apostar ou não nos jovens. É porque estes jovens têm a identidade do Vitor. Jogadores de posse, com uma enorme inteligência de jogo. Acho que se ia formar uma coisa engraçada.

Eu não sei se o Vitor aposta muito em jovens ou não. Sei que quando ele esteve cá os nossos jovens eram banais e o nosso 11 era de sonho (o da 2ª época).
O Sérgio tem um 11 banal e jovens de muita qualidade (alguns de sonho).

Mesmo assim, falam no Iturbe, mas o James passou a ser aposta certa com o Vitor. Com os seus 20 anos ainda. E foi aposta porque tinha muita qualidade.

Quanto ao SC, apesar de tudo acho que ele não tem qualquer receio em apostar nos jovens. Neste caso o que me parece evidente são que as características destes jovens não vão de encontro à nossa forma de jogar atual e admito que mudar tudo a meio não seja simples.

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
3,024
3,710

32 jogos... Nada mau hein?

• Like
Reações: Vinha e Moreira

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
3,024
3,710
Os 8 jogos do Dalot com 3 laterais arrumados são uma aposta mais significativa.

O Dalot era junior e os nossos laterais titulares eram bons.. e o Maxi ainda tinha peso.

Não critico o SC por isso.

Mas o Dalot é o Dalot.

O único jogador com potencial na fase do VP seria o Atsu e jogou bastante. Fez uma época abaixo do esperado e foi vendido.

De resto, quem podia aspirar a algo?

JJC

Tribuna
26 Maio 2014
4,268
3,994
O Iturbe foi provavelmente o jogador com mais Hype injustificado que chegou ao FCP neste milénio.. felizmente conseguimos enfiar o barrete aos italianos.
Injustificado? Se hoje, soubéssemos que vinha para cá um jogador jovem de ataque tão promissor, até espumávamos da boca. O que fez em tão tenra idade, numa Libertadores por exemplo, não era de barrete, na minha opinião.

Lembro-me de um jogo Argentina-Brasil, Sudamericano sub-20, onde jogadores como Neymar, William, Oscar, Casemiro, Alex Sandro reconheceram a dificuldade em parar um jogador como ele. Na altura, os jornais até diziam que era um confronto entre Neymar e Iturbe e que este último tinha ganho.

Obviamente, que não era um jogador feito e por isso, é que eu acho que deveria ter sido trabalhado. Tal como por exemplo o Hulk, onde há pouco tempo, o Raúl Meireles reconheceu numa entrevista, que quando chegou só sabia chutar.