Tomás Esteves

Tomás Esteves 2

Tomás Esteves

0.00

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

0.00 Performance da Época
Jogos
0
Golos
0
Assistências
0
Amarelos
0
Vermelhos
0
J

JAEP

Guest
Em relaçao ao Tomas, Romario e Fabio Silva vais ter de esperar pela proxima época. E isto se SC ca estiver para avaliar se ele aposta.

é que isso que dizes é muito bonito mas infelizmente és pouco rigoroso e cais facilmente em larachas "populistas" para defender o teu ponto. Acredito que nao o faças por maldade mas a realidade é essa.

Na época em que Alexander Arnold é lançado ele joga 165 minutos na Premier League. Joga em 3 jogos da taça da liga e 2 da taça de Inglaterra.

Isso é aposta portanto?

O Fabio Silva, lançado ainda mais novo, tem 149 minutos no campeonato. Faltam 16 minutos em 9 jogos para igualar a "aposta" que foi feita no TAA na sua época de estreia.
Alem disso Fabio Silva tambem participou em 3 jogos da taça de Portugal e 3 da taça da liga.
Ah e teve uns minutinhos em 3 jogos da Europa League.

Os minutos sao sensivelmente iguais sendo que o Fabio Silva ainda tem 10 jogos para acumular mais alguns..

Neste caso ja nao é aposta portanto? (relembrar que o Fabio foi lançado um ano mais jovem).
Há exemplos, há um histórico, há um contexto que tu também estás a ignorar, como a concorrência por exemplo...
O Arnold competia com um internacional Inglês, o Tomas está a competir com o Manafá. O Fábio está a competir com um Marega, Soares e Abou em duas posições possiveis no terreno e só tem 149 minutos no campeonato, dizes bem, SÓ 149 minutos no campeonato.
Como muitos dizem e bem, o Arnold (com 17/18 anos) não era visto como um talento igual ao que é o Tomas com 17/18 anos.

Mas como é contigo que estou a discutir até tenho um exemplo muito mais fácil de se perceber visto a opinião que tens sobre Marcano...
Suponho que tu achas que se o Leite tivesse sido APOSTA por esta altura já seria muito superior a Marcano certo?

Aí tens a resposta do que é só lançar e do que é lançar e apostar num jogador.

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
41,213
61,877
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Em relaçao ao Tomas, Romario e Fabio Silva vais ter de esperar pela proxima época. E isto se SC ca estiver para avaliar se ele aposta.

é que isso que dizes é muito bonito mas infelizmente és pouco rigoroso e cais facilmente em larachas "populistas" para defender o teu ponto. Acredito que nao o faças por maldade mas a realidade é essa.

Na época em que Alexander Arnold é lançado ele joga 165 minutos na Premier League. Joga em 3 jogos da taça da liga e 2 da taça de Inglaterra.

Isso é aposta portanto?

O Fabio Silva, lançado ainda mais novo, tem 149 minutos no campeonato. Faltam 16 minutos em 9 jogos para igualar a "aposta" que foi feita no TAA na sua época de estreia.
Alem disso Fabio Silva tambem participou em 3 jogos da taça de Portugal e 3 da taça da liga.
Ah e teve uns minutinhos em 3 jogos da Europa League.

Os minutos sao sensivelmente iguais sendo que o Fabio Silva ainda tem 10 jogos para acumular mais alguns..

Neste caso ja nao é aposta portanto? (relembrar que o Fabio foi lançado um ano mais jovem).
Tudo certo mas como já referi o Arnold nessa época de estreia é colocado a titular em Old Trafford contra o Manchester United e joga os 90 minutos
O Fábio para o campeonato tem um jogo a titular no Bessa depois da festa do Uribe e sai aos 60/70 minutos tendo feito na altura um bom jogo. Tendo em conta a falta de qualidade da linha ofensiva pedia se continuidade
No jogo a seguir voltou a comer banco
É isso que se critica nada mais

• Like
Reações: Moreira

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Se não jogasse por aí além não teria sido aposta aos 17 anos na equipa principal do Liverpool.
De resto concordo contigo.
Óbvio que tinha qualidade e teve momentos de grande fulgor a jogar como médio nas camadas jovens, passou foi por uma fase menos boa em que estava a jogar intermitentemente e ele próprio chegou a dizer que tinha dúvidas sobre se iria conseguir chegar à equipa principal. A decisão de começar a jogar a lateral direito partiu dele próprio e isso também revela que é um miúdo inteligente.

• Like

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,474
976
Porto, 1977
O problema é que as comparações são escolhidas consoante a conclusão que se queira tirar.

A comparação com o melhor DD do mundo da atualidade é feita para fazer a seguinte correlação:

Como Tomás Esteves com 18 anos é melhor do que Alexander Arnold com 18 então vai ser um craque ao nível dos maiores do mundo.

Imaginem que eu quero provar que não vale a pena apostar no Tomás Esteves.

Vou tentar seguir a mesma lógica comparativa de escolha a dedo dos exemplos.

Como o Davide Santon aos 18 anos já jogava Champions com o Mourinho e hoje é um DD mediano então o Tomás Esteves vai ser um fiasco.

E agora posso ir na mesma leva. Arranjo craques mundiais que com a idade do Leite, do Vitinha, dos Fábios fossem jogadores ainda por descobrir e consigo enganar-me concluindo que isso é a prova que o Olival forjou a base da selecção campeã do Mundo de 2022.

• Like
Reações: hawkeyes e slowhand

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
O problema é que as comparações são escolhidas consoante a conclusão que se queira tirar.

A comparação com o melhor DD do mundo da atualidade é feita para fazer a seguinte correlação:

Como Tomás Esteves com 18 anos é melhor do que Alexander Arnold com 18 então vai ser um craque ao nível dos maiores do mundo.

Como o Davide Santon aos 18 anos já jogava Champions com o Mourinho e hoje é um DD mediano então o Tomás Esteves vai ser um fiasco.

E agora posso ir na mesma leva. Arranjo craques mundiais que com a idade do Leite, do Vitinha, dos Fábios fossem jogadores ainda por descobrir e consigo enganar-me concluindo que isso é a prova que o Olival forjou a base da selecção campeã do Mundo de 2022.
Pelo menos da minha parte, não foi de todo isso que se passou. Ninguém pode prever onde vai chegar o Tomás Esteves e a situação do Arnold serve precisamente para ilustrar isso, um jogador que até há pouco era médio centro e ninguém imaginava que podia ver a ser um dos melhores laterais do mundo.

O ponto fulcral, é que se o Arnold não fosse lançado pelo Klopp, mesmo verdinho e ainda a adaptar-se a uma posição nova, nunca estaria neste momento no patamar onde está. Da mesma forma que não há motivo nenhum para se dizer que o Tomás não é opção válida e ainda precisa de comer muita sopa, especialmente quando a concorrência é o melhor extremo do plantel adaptado a lateral e um jogador que veio do Portimonense que era também era extremo e foi defesa esquerdo antes de ser adaptado a defesa direito no FC Porto.

• Like
Reações: Moreira e JAEP

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,474
976
Porto, 1977
Pelo menos da minha parte, não foi de todo isso que se passou. Ninguém pode prever onde vai chegar o Tomás Esteves e a situação do Arnold serve precisamente para ilustrar isso, um jogador que até há pouco era médio centro e ninguém imaginava que podia ver a ser um dos melhores laterais do mundo.

O ponto fulcral, é que se o Arnold não fosse lançado pelo Klopp, mesmo verdinho e ainda a adaptar-se a uma posição nova, nunca estaria neste momento no patamar onde está. Da mesma forma que não há motivo nenhum para se dizer que o Tomás não é opção válida e ainda precisa de comer muita sopa, especialmente quando a concorrência é o melhor extremo do plantel adaptado a lateral e um jogador que veio do Portimonense que era também era extremo e foi defesa esquerdo antes de ser adaptado a defesa direito no FC Porto.
Na questão Tomás vs Manafá e pondo de lado situações contratuais (acho bem que não se aposte em jogadores com vinculo a expirar) estamos de acordo.
Ainda que existisse uma mais valia do Manafá (não interessa discutir se existe) ela seria tão ínfima que justificaria apostar no atleta com um tecto potencial superior.

Nos exemplos voltamos ao mesmo. Vou escolher outro simulando que o meu intuito é dizer que tudo o que é aposta na formação é uma má ideia.

"O ponto fulcral é que se o André Almeida tivesse jogado na Champions em vez do verdinho Tomás Tavares, o Benfica teria encaixado uns milhões pelo apuramento para os oitavos e o puto não tinha sido queimado em praça pública como foi."

• Like
Reações: slowhand
J

JAEP

Guest
A minha também não foi comparar os dois. Fui bem claro quando comecei por dizer, coitado do Arnold se fosse da formação do FC Porto. Duvido que fosse metade do que é hoje porque não teria tido oportunidades pelo simples facto de ser muito novo.

Mas quem diz o Arnold, pode dizer o mesmo do Mbappe que jamais teria sido aposta com 16/17 anos se estivesse aqui.

Esta é a verdade que é suportada por muitos adeptos.

Última edição por um moderador:
  • Like

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
24,668
20,452
Vila Nova de Gaia, 1975

Ainda mais impressionante é forjarmos "a base da selecção campeã do Mundo de 2022" com uma SAD que não liga à formação, um coordenador da formação ridículo, técnicos incapazes da B aos juvenis, scouting abandonado e instalações sem um mínimo de condições, inferiores a um Braga ou Guimarães...

Somos realmente um caso de estudo ao termos todos estes craques de geração espontânea...

J

JAEP

Guest
Se o Leonardo Jardim fosse treinador do FCP e a equipa B tivesse um Mbappé a SAD ia proibi-lo de o colocar no 11 da equipa A?
Depende do empresário que ele tivesse em primeiro lugar.

Mas respondendo à tua pergunta, NÃO, o Mbappe de 16/17 anos estaria era lixado se em vez do LJ apanhasse o SC.

• Like

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,474
976
Porto, 1977
Então será preciso substituir a frase:

"Mbappe jamais teria sido aposta com 16/17 anos se estivesse aqui."

(que indicia que é o clube que não deixa que se lancem Mbappes)

por esta:

"Com SC a treinador nem um Mbappe com 16/17 anos seria aposta."

Aqui contraponho com o Baró que com 19 anos foi titular em Krasnodar e na Luz.

Se ele tivesse sacado 3 ou 4 jogões não estou a ver o SC a arruma-lo por causa da idade.

A verdade é que o seu suplente nesses 2 jogos (Otávio) tem mostrado mais nesta época.

• Like
Reações: Flamma
R

rubickus

Guest
O Otávio em 39 jogos , tem 1 golo e 10 assistencias.

Nao é mau, mas nao é de perto o nível que se exige a um FCP.

• Like

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
24,668
20,452
Vila Nova de Gaia, 1975
Então será preciso substituir a frase:

"Mbappe jamais teria sido aposta com 16/17 anos se estivesse aqui."

(que indicia que é o clube que não deixa que se lancem Mbappes)

por esta:

"Com SC a treinador nem um Mbappe com 16/17 anos seria aposta."

Aqui contraponho com o Baró que com 19 anos foi titular em Krasnodar e na Luz.

Se ele tivesse sacado 3 ou 4 jogões não estou a ver o SC a arruma-lo por causa da idade.

A verdade é que o seu suplente nesses 2 jogos (Otávio) tem mostrado mais nesta época.
Quando se vai ao tópico do último jogo e se lê alguém com histórico pedir para o próximo jogo 7, sim SETE jogadores da formação no 11 (e ainda o SO!) justificando que:"Não é uma questão de ser formação ou não. É de jogarem os melhores!"...

R

rubickus

Guest
Já agora, uma curiosidade.

de acordo com os imparciais do TransferMarket, o Baró vale... £7M.

Alguém quer adivinhar quanto vale , por exemplo, o Florentino?

Pergunta bonus: O D. Leite vale £ 4M. Quantas vezes mais acham que o cepo do Ferro?

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
16,705
6,993
46
Lisboa
O treinador acredita no potencial dos jogadores, é minha convicção, não acredita é no seu AGORA, e tem fetiche sobre jogadores que encaixam no seu estilo de jogo, mesmo que sejam inferiores.

Num treinador que não tivesse medo, e já com Pepe Mbemba na eqipa, nunca seria contratado o Marcano. E segundo o que o Bruno Alves referiu ele também foi abordado. O treinador não quer suportar as dores de crescimento, a um treinador assim nunca podes dar fillet mignon da formação . É um obstáculo e entrave ao seu crescimento.

@John Wick o que achas do Gonçalo Esteves? Já o viste jogar?
Se está num clube que precisa da Champions como de pão para a boca. Se não tem um plantel suficientemente forte que lhe permita emendar a mão durante um jogo, ou recuperar pontos perdidos com facilidade nas jornadas seguintes a um desaire.... não se trata só de não querer suportar as dores de crescimento. Trata-se de gestão de risco.

Se não estivesse a lutar pela Champions, ou em alternativa tivesse um plantel de Luchos Gonzalez tb não me importava de arriscar e entrar com mais míudos.

Última edição:

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
16,705
6,993
46
Lisboa
......

Alexander Arnold foi lançado e consequentemente foi aposta, Tomas / Leite / Romário / Fábio, etc etc etc foram lançados mas estão longe de ser apostas.
.....
Porque ainda não têm capacidade para serem titulares. É bastante simples. Por muito que isso custe, à excepção do Vitor Ferreira nenhum, repito nenhum mostrou mais qualidade do que os titulares (no PRESENTE, para não ser mal interpretado). Todos os outros (retirando o Baró até à lesão) demonstraram muitas dificuldades em vários jogos.

Atsitrop

Bancada central
1 Dezembro 2016
1,006
1,007
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Já agora, uma curiosidade.

de acordo com os imparciais do TransferMarket, o Baró vale... £7M.

Alguém quer adivinhar quanto vale , por exemplo, o Florentino?

Pergunta bonus: O D. Leite vale £ 4M. Quantas vezes mais acham que o cepo do Ferro?
O TransferMarket é o mercado do hype.

O Ferro até está mais abaixo do que pensava, claro que continua muito acima do que vale.

J

JAEP

Guest
Porque ainda não têm capacidade para serem titulares. É bastante simples. Por muito que isso custe, à excepção do Vitor Ferreira nenhum, repito nenhum mostrou mais qualidade do que os titulares (no PRESENTE, para não ser mal interpretado). Todos os outros (retirando o Baró até à lesão) demonstraram muitas dificuldades em vários jogos.
Custar não custa nada. Quer dizer, ao FC Porto custa.

Acredito que o mesmo argumento seria usado se fosse um Arnold ou um Mbappe. Lá está, por isso é que se trouxe este assunto.

• Like