Renovar ou vender, eis a questão!
Confesso que, para mim, é de todos os dossiers de jogadores com contrato até 2021 o mais bicudo.
Olhando para a nossa actual situação económico/financeira e para os valores que temos nos nossos quadros, neste momento pendo mais para o lado da venda, embora goste do Otávio e ache que podia ser um atleta importante na próxima época. Ainda acresce que mesmo que renovasse não acredito que alguém pagasse muito mais de 20/25 M€ por ele nos próximos anos mesmo com a ajuda do JM, a não ser que explodisse para níveis exibicionais extratosféricos.
O coração puxaria para a continuidade, a razão inclina-me mais para a saída.
Preço mínimo aceitável para o transferir?
20 M€ no total ou seja 13,5 M€ limpos pela nossa parte. Será que alguém os dará? Veremos.
O que está em jogo na pasta Otávio:
» 25 anos
» Vínculo até 2021
» Salário elevado
» Prestes a obter dupla-nacionalidade
» Melhor época da carreira
» Pico de valorização (idade e rendimento)
» Polivalente (MO/MC/MDi/ME/ED/EE)
» Guerreiro
» Completamente integrado
» Renovação onerosa (aumento salarial, prémio de assinatura, comissões), talvez uma despesa/investimento imediata de 3/4 M€
» Só temos 67,5% dos direitos económicos
» Adquirir mais 15/20% do passe de certeza que custaria caro, se calhar em torno de 4/5 ME
» Necessidade premente de dinheiro para cumprir metas orçamentais
» Há jogadores para potenciar no plantel capazes de desempenhar as funções dele (Sérgio Oliveira, Vítor Ferreira, Romário Baró, Fábio Vieira, Nakajima)
» Pode evitar a saída de algum(ns) jovens valores oriundos da formação que a médio prazo podem valer ainda mais que o brasileiro
Que tudo se resolva pelo melhor, para o FC Porto, para o Otávio e... para a BMG.
PS: Lembrar também que a aquisição dos 67,5% do passe do Otávio já nos custou 7,5 M€.