Para quem quando discutia a China no tópico do Covid se apresentava com pouca carga ideológica afinal pelos teus últimos posts começo a perceber claramente onde te situas no espectro ideológico, e não estou a dizer isto como critica porque não é crime ser marxista, acho que é uma ideologia infeliz mas toda a gente tem direito a ter a sua, só acho é que deverias ter deixado isso bem claro antes de discutir o comportamento da China em relação à pandemia.São ideias bem rebuscadas e absolutamente indiferentes para a concepção do marxismo. Marx e marxismo são coisas diferentes. O Marxismo tem obviamente como fundamentação a interpretação histórica do Marx e o materialismo dialético, mas a construção social que propõe não defende de todo qualquer forma de descriminação racial e opõe-se frontalmente a ela, diria mesmo visceralmente.
Mais distante ainda porque o marxismo evoluiu depois do Marx e ideologicamente consolidou-se sempre como uma ideologia anti-racista e distanciou-se naturalmente daquilo que eram apenas aspectos da contemporaneidade do Marx.
E estamo-nos a distanciar daquilo que é evidente e para mim é do senso comum. Há várias ideologias racistas disseminadas pelo mundo, e são todas ou praticamente todas associadas à direita. As que existem ligadas à esquerda estão associadas a situações de resposta (ou pertença resposta) a uma pré-condição de descriminação já existente (como o caso palestiniano por exemplo).
Quanto ao que referes em relação ao marxismo estar associado a movimentos anti racistas, é natural que uma ideia sustentada nos principios da vitimização seja facilmente adaptável a movimentos anti racistas, porque o racismo genuinamente implica atacar alguém com base em pressupostos raciais, nesse sentido e na sua eterna procura por vitimas foi apenas uma questão de tempo até aquele primeiro esboço que se baseava apenas em classe social encontrar terreno fértil na opressão racial.