Candidato José Fernando Rio

Estado
Não está aberto para novas respostas.

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
8,453
12,898
Estas equivocado.
Um dos problemas do futebol durante muitos anos foi passar a ideia que a estabilidade financeira dependia da bola entrar ou nao.

É falacioso.
A parte financeira nao pode depender da bola entrar ou nao.Ate porque as repercussoes sao diferentes.

O falhanco desportivo significa perder titulos ou descer de divisao, o falhanco financeiro significa o desaparecimento da instituicao.
Portanto as duas nao estao interligadas.Somos bombardeados constantemente com infos do contrario para que acreditemos nisso.

Claro que o clube perdeu accumen no que respeita a detecao de talento.Hoje os jogadores contratados muito menos qualidade que tinham à 10 anos.É factual.
O que eu digo e que esse facto e reversivel com maior ou menor dificuldade dependendo da competencia do principal responsavel do futebol.

Agora na parte financeira as coisas sao muito mais problematicas porque nao depende só de ti nem da tua competencia.
Depende de instituicoes financeiras que decidem se te emprestam dinheiro e normalmente sao elas que impoe as condicoes.

E muito mais dificil sanear uma instituicao financeira com problemas tao estruturais como o FCP do que inverter o panorama desportivo.

Pode parecer contraditório, porque também acho que o futuro passa pelo saneamento financeiro, que vai doer a serio e que a politica financeira nao pode estar condicionada pela bola que entra e bate no poste, mas acho que este campeonato tem uma importância como poucas vezes teve na historia recente do clube.

Talvez mais importante ate que o campeonato que impediu o penta.

Ou melhor dizendo, nem é o campeonato em si..são mesmo os 40 + M da UEFA.

Vai doer porque a coisa para ir ao sitio tínhamos que estar aí umas 3/4 épocas, nao acredito em nada mais rápido que isto, a reduzir a serio os custos, a rentabilizar jogadores, voltando ao lucro em vendas face ao valor das compras, aproveitando a serio a formação + scouting puro e nao de catalogo de milhões, e o problema disto é só um: a competitividade.

Ha vinte anos, ate menos que isso, lutávamos contra um regime incompetente, que só metia agua, dentro e fora de campo; falhava nas contratações e mexia pouco ou nada na influencia fora das quatro linhas.

Hoje em dia, teríamos que fazer isto tudo, reduzindo custos e gastos em dezenas de milhões, ao mesmo tempo que teríamos que ter uma taxa de acerto aí a rondar os 75 % ou mais, nas contratações de baixo custo, fazendo o mais difícil: ser competitivos, ou seja, lutando a serio para o titulo e conseguir entrar sempre na Champions.

Quando começam a sair noticias sobre a aliança do zbord ao regime, o Varandas está só a pensar numa coisa: no 2º lugar do campeonato; esse vai ser o terreno de batalha das próximas épocas, com o aumento da vaga da Champions em 2021/22, a voltarem a entrar dois directos à fase de grupos, a luta vai ser esta.

Aqui há umas épocas, já vendo o passivo a subir em flecha e a qualidade dos nossos planteis a nao traduzirem directamente essa realidade, eu escrevi que o primeiro dos grandes que ficasse sem ir a Champions 2/3 épocas, afundava logo. Nem foi preciso tanto, ficamos um! um ano sem meter a mão no pote e isto estourou tudo, fruto de um caminho que começou a ser de descontrolo, após a saída de VP do clube, daqui a pouco está a fazer uma década que se começou a perder a cabeça.

E o pior, para mim, prende-se com as receitas do futuro.

Eu gostaria de saber, ao certo, oficialmente, quanto dinheiro é que já antecipamos das receitas de TV dos próximos dez anos.

É que receitas de TV + prémios UEFA + vendas de jogadores, sao o core das nossas receitas; se já andámos a antecipar centenas de milhões da TV + falhando a UEFA + mercado pós pandemia nao conseguindo vender bem e perdendo mais nao sei quantos activos a custo zero em 2021 (vão estar a menos de 6 meses de assinar por outro clube, quando o campeonato acabar), é um cenário catastrófico sim, mas que nao é impossível de acontecer.

Já para nao falar do próximo obstáculo de tamanho colossal, que nao faço ideia como é que quem lidera o clube vai resolver: no próximo ano temos dois empréstimos obrigacionistas para liquidar, vao ser 70?, salvo erro, 70 M de euros, juntando o empréstimo que seria liquidado este ano e foi adiado para 2021.

mitla

Tribuna
19 Abril 2013
2,580
2,646
Conquistas
6
  • Domingos
  • Kostadinov
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
Os anos ideais para esses cortes necessários e respectivo saneamento financeiro, serão, quanto a mim, os próximos, nos quais o segundo lugar dará também acesso à champions e desta forma sempre se tem algum “conforto” na hora do cortar.

Última edição:

Onun

Bancada lateral
8 Março 2012
847
48
36
Barcelos
"Concordo, mas...o Presidente que fala, e que de facto é o maior do mundo, deve ter ficado numa realidade paralela, ali por volta do tempo do Jesualdo Ferreira a André Vilas Boas. Daí em diante é uma cópia (de mau gosto) daquilo que é/foi o melhor Presidente, o que nos colocou de forma brilhante no mapa dos grandes clubes mundiais.
Em relação ao projecto, o que não consigo perceber é como é que temos alguns (eles são fáceis de identificar, tal é a pujança com que fazem o contraditório à lá Pedro Guerra🤮🤮🤮) que consideram que o projecto do único (repito, único) responsável pelo descalabro do clube seja a única hipótese plausível. Estamos à espera de quê, que de agora em diante ande tudo na linha? Mas alguém no seu perfeito juízo acredita nisso?! Já partilhei a minha teoria para este mandato...ele deve imaginar que não vai acabar, portanto é irrelevante a situação em que o clube vai ficar quando ele nos deixar...
Esse argumento da apresentação do projecto...se funciona para o JFR, porque não funciona para o presidente actual? Ou ele não joga pelas mesmas regras que os outros? É que se não apresenta nada de novo (com ideias, projectos, processos...), o que temos a esperar é o que andamos a comer nos últimos anos...e para mim, que gosto genuinamente do clube, é deprimente e deplorável. E fico-me por estes adjectivos..
Acho que ficou foi muito dito das estruturas do clube ao (não) deixarem o candidato falar. Outra coisa que não vi ninguém a falar...alguém acha que é em 45 minutos que se apresenta um projecto para 4 anos, com linhas orientadoras, ideias, linhas gerais orientadoras, etc etc? Alguém conhece alguém que o tenha feito antes? É que eu não..
Trate-me por tu antes de mais nada, demasiado formal o você :)
Concordo que o presidente já não tem a influência e a capacidade de outrora e também estou de acordo com o que disse, mas porque não gosto do nosso futebol desde a saída de Villas Boas. E para mim, teria saído nessa altura, tinha saído em cima, lembrado por tudo que de bom fez pelo clube. Infelizmente, continuando assim, sairá com muitas culpas no cartório pela situação em que está a deixar o clube.

Partilho da opinião e já o disse, que o programa apresentado por Pinto da Costa vai ser mais do mesmo, obviamente. Infelizmente, é a única lista das que concorrem, capaz de gerir o clube. É triste, mas é verdade. Só mostra que os potenciais, e realisticamente falando, "candidatos" que poderiam ganhar as eleições, não se vêem capazes de derrubar a actual direção. Só mostra como o nome ainda tem poder. Facilmente uma lista elaboraria um programa mais excitante e capaz de nos endireitar outra vez mas:
- Exigiria enfrentar Pinto da Costa;
- Exigiria baixar expectativas a curto prazo;
Não é fácil, é possível mas não é uma conjectura fácil para isto acontecer.
Infelizmente, a lista que mais realista e entusiasma apenas se candidata ao Conselho Superior.

Quanto ao tempo da entrevista, 45 minutos é manifestamente insuficiente para falar exaustivamente de todos os assuntos actuais e existentes para debater no FC Porto. Mas é o tempo que lhe foi dado e JFR deveria ter feito muito mais para mostrar o que quer e que ideias quer para o clube. Oportunidade desperdiçada, vamos ver como serão as outras 2 entrevistas.

Okay, e se o responsável pelo actual estado de coisas mantém a lista que vem do passado, não deveria ser automaticamente motivo para exclusão? Ou, por ser dia mundial da criança, vamos acreditar neste "Pai Natal"?
Meu caro, infelizmente, não há lista mais capaz para o imediato. Triste, ridículo, mas verdade. Fernando Gomes nunca deveria continuar no clube. Nenhuma empresa o manteria como CFO com estas contas. Mas o presidente escolheu-o e, assim, é ele o futuro do clube durante mais uns anos. Mas é uma lista fraquinha, todos sabem.

Concordo não é também o candidato que gostaria de ver. Mas à falta de mais heróis, não precisa ser nota 20. Se for honesto (que me parece), genuinamente interessado pelo clube (que me parece), basta começar por ser sério e aí nota 12 ou 13. O caminho faz-se caminhando.
Não vou escolher um 12 porque é o menos mau. Não faz sentido.
A mudar, e teremos que mudar, que seja para um projecto sustentado, com ideias próprias e com um líder capaz. Acho sempre má ideia mudar por mudar. Se JFR me mostrasse que era uma escolha forte, teria todo o meu apoio. Mas ainda não me mostrou, por isso achar que a lista A, apesar de tudo, é a menos má.

Discordo veemente! Apesar de saber que quem está de fora tem que mostrar ao que vem (embora nem sempre é fácil, porque toda a gente deve perceber que o clube / SAD não são organismos transparentes, no sentido em que quem quiser saber do estado das coisas, conseguir), é aos que cá estão que cabe o ónus de demonstrar porque é que, tendo feito muita merd@ nos últimos 8 anos, conseguirão nestes 4 anos inverter o rumo das coisas. E todos (mesmo os boys) sabem que não vai acontecer...
Esta última frase é representativa do estado actual de coisas no clube...é a tal gratidão, como já nos foi dado alguma coisa, agora tem o direito de fazer o que lhe apetece. Isso não é Futebol Clube do Porto, isso é Futebol Clube Pinto da Costa. E eu não sou adepto desse clube...aliás, penso que ninguém será.
E permito-me dizer mais uma outra coisa...se é um facto que PdC colocou o nosso clube no mapa, o inverso não é, também, verdade? Não foi graças ao Porto que PdC ficou conhecido, até há alguns anos atrás, como o Presidente dos Presidentes? Então, qual é a gratidão que ele demonstra pelo Clube? Ninguém se questiona isso? Os affaires amorosos do presidente (que toda a gente fala, muitos brincam, ...), que há cerca de 13 anos (com/sem pinhões pelo caminho) nos ia afundando...alguém no Clube foi contra ele? Onde está a gratidão por isso? Que imagem é essa para o clube?
O único Pinto da Costa que conheço que existe sem o clube é o irmão dele, que é uma sumidade em medicina legal (penso que disse bem).
Percebo que seja complicado lutar de igual para igual com uma lista que esteja a gerir actualmente. Em condições normais, terá mais dados e índices e poderá usar para mostrar o trabalho que desenvolveu etc. Mas é que Pinto da Costa ainda nem isso fez. JFR poderia ter feito muito mais para obrigar Pinto da Costa a falar, mostrar ideias. Encostar a direção à parede, digamos assim. Mas JFR é muito mole, não foi feito para essas lutas. Não é defeito, é feitio....em condições normais. Mas está a disputar umas eleições, tem que se assumir e obrigar Pinto da Costa a cometer "erros", ou pelo menos mostrar às pessoas os erros da actual direção. E não seria difícil.
Gratidão é eterna pelo que fez pelo clube claro. Mas partilho da opinião, infelizmente tudo que de bom fez começa a ser ameaçado por erros sucessivos que estão a levar o clube para um ponto muito perigoso.
É por isto tudo que acho que as listas candidatas são fraquinha, nenhuma delas consegue sequer pôr em causa actuais decisões e estratégias da direção.
É óbvio que Pinto da Costa ajudou o clube e o clube também o ajudou. Percebo o que diz e toda a gente sabe o resto mas não entremos por aí.

E provavelmente não irá ganhar porque o "sistema" vai sempre tentar proteger-se. O que se viu ontem na entrevista foi uma prova disso.
Não acho que a entrevista tenha sido má. Foi difícil sim, mas se ele entrevistar assim todas os candidatos não tem mal nenhum e temos que elogiar.

Gosto que discutamos pontos de vista, e cada um pode defender quem quiser, desde que esteja devidamente esclarecido do que está defendendo.
E discussões com elevação são uma das coisas que tem faltado ao clube nos últimos anos, para que o clube cresça, se fortaleça!
Concordo, e gosto deste tipo de discussões.

• Like
Reações: slowhand

Maki

Bancada lateral
15 Maio 2016
535
568
O Saidy Janko havia muito a perguntar..

- Porque veio.
- Quem intermediou a transferência.
- Se por acaso, quando o jogador é emprestado se alguém recebe dinheiro por esse empréstimo..

São curiosidades minhas..
Ele diria que foi o treinador que pediu. Não tenho dúvidas.

canadian dragao

Tribuna Presidencial
12 Fevereiro 2007
14,249
6,875
Toronto
Espera, não se pode ter amigos benquistas? Nem imagino quem tiver filhos vermelhos então....
tem o nosso actual president um.do qual festejou um titulo desse clube nojentpo ja agora uma boa escolha,um nojento adepto de um clube nojento.mas o pior e um nojento que com veiga e orelhas andaram a fazer tudo para foder o porto e agora anda a mamar desse clube que andou a tentar prejudicar para beneficio do clube nojento.

por isso aquele post do macaco.....

canadian dragao

Tribuna Presidencial
12 Fevereiro 2007
14,249
6,875
Toronto
A questão que se impõe:

A saudosa claque do nosso clube, em caso de (hipotética) vitória do Rio, vão ser oposição ou vão "apoiar o clube" da mesma forma?
depende se tiver os mesmos privilegios/beneficios que tem com a actual direccao.

nesse caso nem dariam por conta se o president se chamasse pinto da costa ou outro nome qualquer.

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,353
870
para não falar que o Alexandre andou a beber champagne no Bessa em 2005

Eu acho que fica perigoso começar este género de campanha eleitoral! Porque vão se buscar muitos podres
Sei que há imagens dessa festa com os "remendados" em 2005, mas infelizmente não as encontro.
Se alguém tiver essas fotos, seria interessante que as divulgassem neste fórum.

• Like
Reações: Moreira

nprc

Arquibancada
13 Agosto 2019
393
744
Porto
Partilho da opinião e já o disse, que o programa apresentado por Pinto da Costa vai ser mais do mesmo, obviamente. Infelizmente, é a única lista das que concorrem, capaz de gerir o clube. É triste, mas é verdade. Só mostra que os potenciais, e realisticamente falando, "candidatos" que poderiam ganhar as eleições, não se vêem capazes de derrubar a actual direção. Só mostra como o nome ainda tem poder. Facilmente uma lista elaboraria um programa mais excitante e capaz de nos endireitar outra vez mas:
- Exigiria enfrentar Pinto da Costa;
- Exigiria baixar expectativas a curto prazo;
Não é fácil, é possível mas não é uma conjectura fácil para isto acontecer.
Infelizmente, a lista que mais realista e entusiasma apenas se candidata ao Conselho Superior.
As hipotéticas duas sensaboronas listas concorrentes, não fazem da lista da actual direcção uma boa lista! E muito menos a faz a única "capaz de gerir o clube"!

Se houvesse uma análise fria e clara de alguns atos de governação desta direcção, em especial nos últimos 8 anos, podemos registrar algumas linhas vermelhas que foram transgredidas, que só não foram severamente criticadas (ou mesmo até censuradas) por despeito dos sócios a PdC e muito calculismo e omissão de muitos putativos candidatos! E o clube é quem sai mais prejudicado!

Temo pelo futuro a curto prazo! E temo que esta direcção não arrepie caminho! Não me esqueço de tudo que PdC construiu e ajudou fc Porto a conquistar! Mas também não me esqueço tudo o que está a "sacar" ao clube, como igualmente não me vou esquecer todos aqueles candidatos que deveriam ter dito "presente" e se deixaram ficar por agenda pessoal em detrimento da causa maior, o clube!

PdC sabe disso, faz a gestão do clube a contar com isso e por isso a sua governação destas últimas épocas foram assentes no nepotismo e clientelismo!

• Like

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,353
870
Depois de ontem o meu respeito pelo Julio Magalhes é zero.
Devia de ter vergonha daquilo que fez.
Nos tempos do "Pito Dourado", Júlio Magalhães estava na "TBI" e num telejornal disse algo pouco abonatório acerca da relação de Pinto da Costa com a famigerada "Criolina". Pinto da Costa não gostou e pediu-lhe satisfações que logo aproveitaram para fazer um "caso".

Encontrei o Júlio Magalhães num Centro Comercial e sabendo que era portista, mostrei-lhe o meu desagrado e espanto pelo que tinha dito.
Respondeu-me: "Pinto da Costa pôs-se a jeito!".

• Like

ryback

Tribuna Presidencial
27 Fevereiro 2008
17,697
9,606
Nos tempos do "Pito Dourado", Júlio Magalhães estava na "TBI" e num telejornal disse algo pouco abonatório acerca da relação de Pinto da Costa com a famigerada "Criolina". Pinto da Costa não gostou e pediu-lhe satisfações que logo aproveitaram para fazer um "caso".

Encontrei o Júlio Magalhães num Centro Comercial e sabendo que era portista, mostrei-lhe o meu desagrado e espanto pelo que tinha dito.
Respondeu-me: "Pinto da Costa pôs-se a jeito!".
Como as coisas mudam.... baia varria a estrutura... os SD armavam logo a puta quando estávamos 1ano sem ganhar títulos.
Agora andam todos felizes......

Capucho

Tribuna
3 Julho 2009
4,070
5,287
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Sei que há imagens dessa festa com os "remendados" em 2005, mas infelizmente não as encontro.
Se alguém tiver essas fotos, seria interessante que as divulgassem neste fórum.
havia outra ele com o Veiga mas já não a consigo achar

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
25,679
45,211
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
Eu acho muito bem que a entrevista seja incómoda. Acho mal é se não o for para todos os candidatos.

Sinceramente acho que o Júlio Magalhães esteve bem. Era o que faltava o nosso Presidente não se saber desembaraçar de perguntas difíceis. Se fosse para uma conversa de amigos, temos o programa dos candidatos.

Agora claro que terá de haver igualdade de tratamento. A pergunta sobre a representatividade das mulheres, por exemplo, pode ser feita a todos os candidatos. A pergunta sobre as modalidades, igual. A pergunta sobre como lidar com os jogadores em final de contrato, igual. Se não houver igualdade de tratamento, aí sim, poderemos criticar. Neste momento não.
O Sr. José Fernando Rio se for eleito vai enfrentar diversos agentes desportivos muito mais incómodos do que o jornalista Júlio Magalhães, por exemplo o bandido Luís Filipe Vieira, o malabarista Frederico Varandas e o artista António Salvador, isto sem esquecer Carlos Pereira ou Rui Pedro Soares, portanto ta entrevista de ontem talvez tenha sido um bom treino.

Por outro lado espero que o Júlio Magalhães perante o Sr. Pinto da Costa não se encolha, dado que existem imensas questões pertinentes relacionadas com o passado mais ou menos recente, o presente e o futuro que não podem passar pelos pingos da chuva, nomeadamente o crescimento do passivo exercício após exercício, a falta de ideias ou iniciativas para inverter o rumo dos acontecimentos e a continuidade do mago das finanças, das mordomias de uma SAD demasiado gorda e sem estaleca para enfrentar o panorama actual, tanto que foi vergonhosamente necessário recorrer a um empréstimo de dois milhões de euros para pagar salários, enfim há muitos telhados de vidro que podem ser focados amanhã.

• Like
Reações: Kandinsky

Onun

Bancada lateral
8 Março 2012
847
48
36
Barcelos
As hipotéticas duas sensaboronas listas concorrentes, não fazem da lista da actual direcção uma boa lista! E muito menos a faz a única "capaz de gerir o clube"!

Se houvesse uma análise fria e clara de alguns atos de governação desta direcção, em especial nos últimos 8 anos, podemos registrar algumas linhas vermelhas que foram transgredidas, que só não foram severamente criticadas (ou mesmo até censuradas) por despeito dos sócios a PdC e muito calculismo e omissão de muitos putativos candidatos! E o clube é quem sai mais prejudicado!

Temo pelo futuro a curto prazo! E temo que esta direcção não arrepie caminho! Não me esqueço de tudo que PdC construiu e ajudou fc Porto a conquistar! Mas também não me esqueço tudo o que está a "sacar" ao clube, como igualmente não me vou esquecer todos aqueles candidatos que deveriam ter dito "presente" e se deixaram ficar por agenda pessoal em detrimento da causa maior, o clube!

PdC sabe disso, faz a gestão do clube a contar com isso e por isso a sua governação destas últimas épocas foram assentes no nepotismo e clientelismo!
De acordo! Mas das 3 listas candidatas, a lista A é a mais capaz de gerir o clube.
O que, como já disse, não faz desta lista uma lista boa.
Os últimos anos têm sido uma desgraça comparando com os anos anteriores, é factual, acho que nenhum portista irá dizer que temos sido bem geridos. Impensável. Mas isso não quer dizer que as listas que apareceram sejam solução, porque não o são. Muito menos a curto prazo.

E, sim, partilho da opinião que se 2 ou 3 pessoas se chegassem à frente, como o irão fazer daqui a 4 anos de certeza, teriam todas as hipóteses de vencer. Mas "esconderam-se", ou melhor, não querem enfrentar Pinto da Costa. Triste, mas compreensível de certa forma.

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
13,452
16,837
Infelizmente o JFR revelou insuficiencias e era tão facil desmontar o Juca Magahães.
Era tão facil dizer que na ultima década o clube passou subiu o passivo quase 400%, a qualidade de jogo e dos interpretres é das piores de sempre nem tem paralelo com equipas até aos anos 70.
Quanto à Academia era duro mas devia ter dito que as instalaçoes do benfica são muito melhores que as do Porto e que há clubes nos arredores (até 50Km) do Porto muito melhor apetrechados para cativar talento.
Devia ter lembrado que o rafa, o bruno Fernandes, o Diogo Jota, o Joao Felix, o André Gomes, e outros andaram aqui debaixo do nosso nariz mas a equipa de Pinto da costa andou a desbaratar dinheiro em laterais, mexicanos e brasileiros.

De uma coisa fiquei com a certeza o JFR sabe pouco de futebol, nao conhece bem o mercado mas mesmo assim tem mais vontade que PdC que usa uma capa de bonomia e superioridade irritante que tem matado o clube aos bocadinhos
Acabei de ver agora a entrevista no youtube... e, por acaso, o JFR (de quem nunca gostei muito) falou desses aspectos da formação. Falou das instalações dos rivais, falou de termos perdido jogadores que estavam a mão de semear, talvez por outros clubes darem melhores condições - e deu o Trincão como exemplo.
Falar do joão felix não faria sentido... o jogador é que quis ir embora. O André Gomes é um caso diferente (mas nunca o achei um jogador por aí além...)... esteve cá, e foi tomada uma opção... pelos vistos, má, já que quem ficou, parece não ter despontado.

Também tocou ao de leve no passivo e na situação do clube, mas o JM foi logo dar o exemplo do barcelona... nesse aspecto, falou... detalhes não deu muitos, mas numa entrevista de 45 minutos é impossível dar muitos detalhes.

Última edição:
Estado
Não está aberto para novas respostas.