"Concordo, mas...o Presidente que fala, e que de facto é o maior do mundo, deve ter ficado numa realidade paralela, ali por volta do tempo do Jesualdo Ferreira a André Vilas Boas. Daí em diante é uma cópia (de mau gosto) daquilo que é/foi o melhor Presidente, o que nos colocou de forma brilhante no mapa dos grandes clubes mundiais.
Em relação ao projecto, o que não consigo perceber é como é que temos alguns (eles são fáceis de identificar, tal é a pujança com que fazem o contraditório à lá Pedro Guerra
) que consideram que o projecto do único (repito, único) responsável pelo descalabro do clube seja a única hipótese plausível. Estamos à espera de quê, que de agora em diante ande tudo na linha? Mas alguém no seu perfeito juízo acredita nisso?! Já partilhei a minha teoria para este mandato...ele deve imaginar que não vai acabar, portanto é irrelevante a situação em que o clube vai ficar quando ele nos deixar...
Esse argumento da apresentação do projecto...se funciona para o JFR, porque não funciona para o presidente actual? Ou ele não joga pelas mesmas regras que os outros? É que se não apresenta nada de novo (com ideias, projectos, processos...), o que temos a esperar é o que andamos a comer nos últimos anos...e para mim, que gosto genuinamente do clube, é deprimente e deplorável. E fico-me por estes adjectivos..
Acho que ficou foi muito dito das estruturas do clube ao (não) deixarem o candidato falar. Outra coisa que não vi ninguém a falar...alguém acha que é em 45 minutos que se apresenta um projecto para 4 anos, com linhas orientadoras, ideias, linhas gerais orientadoras, etc etc? Alguém conhece alguém que o tenha feito antes? É que eu não..
Trate-me por tu antes de mais nada, demasiado formal o você
Concordo que o presidente já não tem a influência e a capacidade de outrora e também estou de acordo com o que disse, mas porque não gosto do nosso futebol desde a saída de Villas Boas. E para mim, teria saído nessa altura, tinha saído em cima, lembrado por tudo que de bom fez pelo clube. Infelizmente, continuando assim, sairá com muitas culpas no cartório pela situação em que está a deixar o clube.
Partilho da opinião e já o disse, que o programa apresentado por Pinto da Costa vai ser mais do mesmo, obviamente. Infelizmente, é a única lista das que concorrem, capaz de gerir o clube. É triste, mas é verdade. Só mostra que os potenciais, e realisticamente falando, "candidatos" que poderiam ganhar as eleições, não se vêem capazes de derrubar a actual direção. Só mostra como o nome ainda tem poder. Facilmente uma lista elaboraria um programa mais excitante e capaz de nos endireitar outra vez mas:
- Exigiria enfrentar Pinto da Costa;
- Exigiria baixar expectativas a curto prazo;
Não é fácil, é possível mas não é uma conjectura fácil para isto acontecer.
Infelizmente, a lista que mais realista e entusiasma apenas se candidata ao Conselho Superior.
Quanto ao tempo da entrevista, 45 minutos é manifestamente insuficiente para falar exaustivamente de todos os assuntos actuais e existentes para debater no FC Porto. Mas é o tempo que lhe foi dado e JFR deveria ter feito muito mais para mostrar o que quer e que ideias quer para o clube. Oportunidade desperdiçada, vamos ver como serão as outras 2 entrevistas.
Okay, e se o responsável pelo actual estado de coisas mantém a lista que vem do passado, não deveria ser automaticamente motivo para exclusão? Ou, por ser dia mundial da criança, vamos acreditar neste "Pai Natal"?
Meu caro, infelizmente, não há lista mais capaz para o imediato. Triste, ridículo, mas verdade. Fernando Gomes nunca deveria continuar no clube. Nenhuma empresa o manteria como CFO com estas contas. Mas o presidente escolheu-o e, assim, é ele o futuro do clube durante mais uns anos. Mas é uma lista fraquinha, todos sabem.
Concordo não é também o candidato que gostaria de ver. Mas à falta de mais heróis, não precisa ser nota 20. Se for honesto (que me parece), genuinamente interessado pelo clube (que me parece), basta começar por ser sério e aí nota 12 ou 13. O caminho faz-se caminhando.
Não vou escolher um 12 porque é o menos mau. Não faz sentido.
A mudar, e teremos que mudar, que seja para um projecto sustentado, com ideias próprias e com um líder capaz. Acho sempre má ideia mudar por mudar. Se JFR me mostrasse que era uma escolha forte, teria todo o meu apoio. Mas ainda não me mostrou, por isso achar que a lista A, apesar de tudo, é a menos má.
Discordo veemente! Apesar de saber que quem está de fora tem que mostrar ao que vem (embora nem sempre é fácil, porque toda a gente deve perceber que o clube / SAD não são organismos transparentes, no sentido em que quem quiser saber do estado das coisas, conseguir), é aos que cá estão que cabe o ónus de demonstrar porque é que, tendo feito muita merd@ nos últimos 8 anos, conseguirão nestes 4 anos inverter o rumo das coisas. E todos (mesmo os boys) sabem que não vai acontecer...
Esta última frase é representativa do estado actual de coisas no clube...é a tal gratidão, como já nos foi dado alguma coisa, agora tem o direito de fazer o que lhe apetece. Isso não é Futebol Clube do Porto, isso é Futebol Clube Pinto da Costa. E eu não sou adepto desse clube...aliás, penso que ninguém será.
E permito-me dizer mais uma outra coisa...se é um facto que PdC colocou o nosso clube no mapa, o inverso não é, também, verdade? Não foi graças ao Porto que PdC ficou conhecido, até há alguns anos atrás, como o Presidente dos Presidentes? Então, qual é a gratidão que ele demonstra pelo Clube? Ninguém se questiona isso? Os affaires amorosos do presidente (que toda a gente fala, muitos brincam, ...), que há cerca de 13 anos (com/sem pinhões pelo caminho) nos ia afundando...alguém no Clube foi contra ele? Onde está a gratidão por isso? Que imagem é essa para o clube?
O único Pinto da Costa que conheço que existe sem o clube é o irmão dele, que é uma sumidade em medicina legal (penso que disse bem).
Percebo que seja complicado lutar de igual para igual com uma lista que esteja a gerir actualmente. Em condições normais, terá mais dados e índices e poderá usar para mostrar o trabalho que desenvolveu etc. Mas é que Pinto da Costa ainda nem isso fez. JFR poderia ter feito muito mais para obrigar Pinto da Costa a falar, mostrar ideias. Encostar a direção à parede, digamos assim. Mas JFR é muito mole, não foi feito para essas lutas. Não é defeito, é feitio....em condições normais. Mas está a disputar umas eleições, tem que se assumir e obrigar Pinto da Costa a cometer "erros", ou pelo menos mostrar às pessoas os erros da actual direção. E não seria difícil.
Gratidão é eterna pelo que fez pelo clube claro. Mas partilho da opinião, infelizmente tudo que de bom fez começa a ser ameaçado por erros sucessivos que estão a levar o clube para um ponto muito perigoso.
É por isto tudo que acho que as listas candidatas são fraquinha, nenhuma delas consegue sequer pôr em causa actuais decisões e estratégias da direção.
É óbvio que Pinto da Costa ajudou o clube e o clube também o ajudou. Percebo o que diz e toda a gente sabe o resto mas não entremos por aí.
E provavelmente não irá ganhar porque o "sistema" vai sempre tentar proteger-se. O que se viu ontem na entrevista foi uma prova disso.
Não acho que a entrevista tenha sido má. Foi difícil sim, mas se ele entrevistar assim todas os candidatos não tem mal nenhum e temos que elogiar.
Gosto que discutamos pontos de vista, e cada um pode defender quem quiser, desde que esteja devidamente esclarecido do que está defendendo.
E discussões com elevação são uma das coisas que tem faltado ao clube nos últimos anos, para que o clube cresça, se fortaleça!
Concordo, e gosto deste tipo de discussões.