Eu n culpo a imigração, culpo os responsaveis por não impor limites.Vou começar pelo fim, não concordo minimamente. O modelo francês da terceira,quarta e inicio da quinta Républica era uma escola primeira, escola obrigatoria dificil. Tão dificil que os jovens que continuavam com estudos superiores achavam aquilo facil. Hoje em dia as crianças têm cada vez mais problemas para ler e escrever. Alias eu conheço muitos pais a viver aqui ao lado de Genebra, do lado francês, que preferem ter os filhos no liceu(Collège ou Gymnase na Suiça) na Suiça. O problema principal é ideologico e como são formados os professores. Não podemos culpar a imigração de tudo.
Sobre a televisão, duvido que os jovens hoje em dia acompanhem os três principais canais portugueses. A telerealide começou nos estados unidos com a emissão " An american Family " em 1971. Youtube,Netflix, as redes sociais tudo isto fomos influenciados pelos americanos. A comida, e os que vivem aqui em Genebra, vão concordar comigo, mas em Genebra até muito recentemente a unica coisa que tinhamos era o Mcdonalds. Sem falar que agora encontras cada vez mais burgers tambêm nos restaurantes tradicionais.
Há uma correlação direta entre indice de escolaridade e classes sociais.E não digo isto dizendo que os mais pobres são burros e os mais ricos inteligentes.
Aliás não tem nada a ver com isso tem a ver sim com educação e com a realidade social.
Num bairro pobre é te incutido que faças o necessario para teres o que quiseres.Os proprios pais agem com distanciamento porque a vida é dificil, foi assim que cresceram e é assim que acham que deve de ser.
Coloca los mais direccionados a escola e terem uma presença mas musculada não existe.
E depois a realidade onde vivem tb impacta imenso.
E é dificil quebrar o ciclo.Muitas vezes tem de ser com forças externas.
Há uma predominancia igual da imigração(especialmente ilegal).Daí dizer que os problemas sociais são endemicos nas comunidades imigrantes.
Sobre o Youtube, Netflix e redes sociais se educares bem um individuo, ele terá a capacidade para triar tudo o que é importante do que não é.
Sobre os hamburgers, vais a um talho pedes para triturar carne fresca e fazem te hamburgers.É um fait diver.
O problema está na sociedade em si que é tão veloz que tens de comer a correr, potenciando a ida a locais de comida rapida.
Eu falo por mim prefiro ir limpar uns chocos grelhados ou uma paella num restaurante tipico do que ir a burger king comer para conseguir comer em 15m.
Não são as pessoas normalmente, é o mundo
Última edição: