@John Wick concordo em grande parte com os teus comentários, e até me revejo neles. Contudo, acerca do Tomás, discordo.
Não discordo da qualidade e potencial do rapaz (isso só alguém desonesto poderá fazer), não discordo sequer que ser treinado pelo Rui Barros é prejuidicial não só a ele, como a todas as nossas jovens promessas.
Concordo também que a falta de rotinas e de um modelo de jogo que potencie e estimule os nossos jovens acaba por trazer mais à tona algumas debilidades por parte dos jogadores. A menos que se dê um plot-twist e o objetivo seja promover e potenciar as falhas para que os miúdos sejam, no futuro, capazes de se auto-corrigirem e, desse modo, ficarem mais preparados para quando (ou se) subirem à equipa principal
Falaste, e bem, que o Manafá (p.e.), quando veio do Portimonense não aguentava o ritmo e que aos 70min já andava com cãibras. Mas aguentava os jogos completos no Portimonense, no mesmo nível competitivo (1ª Liga). O Tomás tem revelado problemas da mesma ordem, mas na 2ª Liga. Por isso, e seguindo uma lógica, o mais provável é que, subindo de nível, irá na mesma passar pelos mesmos problemas físicos, mas ainda mais cedo. Não?
Depois, e dos jogos que vi da equipa B, notei também que apoia muito bem o ataque, mas depois demora algum tempo a recuperar a posição defensiva. Certo que não tem coberturas, o que acaba por exponenciar ainda mais essas falhas. O que é certo também, é que ainda este ano sofremos alguns golos devido também à transição defensiva dos nossos laterais, tanto é que houve uma fase de jogos em que o Alex Telles raramente ia lá em cima (raramente, tendo em conta o volume de ataques que costuma ter por jogo).
Ou seja, caso o Tomás fosse lançado agora, não iria ele também acabar por sofrer com isso? Fazendo até, como é apanágio, com que aquela massa adepta mais impaciente acabasse por cair em cima do rapaz.
Acho, mesmo, que esta situação está a ser bem gerida pelo treinador. O rapaz tem 17 anos. Tem um potencial e um futuro tremendo. É certo que não temos um lateral direito em condições (acho que até o Maxi faria melhor figura), mas, na minha opinião, devemos ter calma e paciência com o Tomás. Está a fazer a sua transição para o futebol sénior, está a jogar num contexto superior e mais exigente que o da sua idade, está a ter as suas dores de crescimento.