Política nacional

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
7,002
9,874
Portanto, pequeno resumo do que se sabe até agora.

Salário de 1000€ em 2028 tem várias condicionantes.

Baixa de IRC que abrange maioritariamente as GALP's, EDP's, sector da banca e grande distribuição.

Choque fiscal para o alívio dos portugueses num valor que nem chega aos 200M, o remanescente é o valor que o anterior governo tinha baixado.

Mas calma que os mais necessitados não foram esquecidos..esta nova baixa de IRS vai até quem esteja no 8° escalão.. que abrange, salvo erro, rendimentos entre 51 mil e 81 mil.

Amigo, o povo está contigo..e "nós" também.

Vão revogar as medidas que impunham entraves ao alojamento local e especulação na habitação..tudo que praticamente está a ser feito por toda a Europa nas grandes cidades.

Agora é que o preço das casas vai começar a cair a pique, é só deixar o mercado trabalhar que ele se regula sozinho.
 

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
19,257
19,395
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Hein ?!

Então o governo deu claramente a entender que sim, o valor dos 1500 MM era a proposta deles, a palavra choque fiscal não cai do céu, acho eu..e a culpa é ros jornalistas ?!

Isto é das maiores fraudes que me lembro nos últimos largos tempos.

"Vai abrangir ainda mais pessoas que a proposta do PS"; obrigada.. vão baixar o irs a escalões mais altos enquanto o PS de tinha focado na classe média baixa/média.

Ao final do dia realmente a Mortágua tem razão, até agora isto vai ser é uma happy hour para as EDP's e companhias com a baixa do IRC..se a conseguirem passar, claro.
A proposta da AD é a que está escrita no programa de governo.
Isto é mais um episódio dum circo político que so consegue existir com nivel de intelectualidade baixa, tempo gasto a rasgar as vestes, a vociferar e nenhum a ler.

Claro que a baixa de irs adicional ao ja programado é uma treta, mas ja era.

Sabes o que é uma real fraude? É a teoria do excedente orçamental, nao ha excedente, o que ha é dinheiro q o governo tinha orçamentado para investimento publico e nunca executou ao ponto de ter a saude, a educação e as forças de segurança a bradarem aos céus e cheira-me que agora com novo governo vao continuar as dificuldades em fazer esse investimento.
Isto é q devia indignar as pessoas.

O país está tomado por tribos de militantes.
 
  • Like
Reações: Edgar Siska

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
19,700
12,296
Palhaçada atribuível a todos. Agora o q temos:

Quem tinha como arauto um choque fiscal, se é q tinha mesmo, fala de responsabilidade fiscal.

Quem tinha como arauto a responsabilidade fiscal não fica aliviado, fala de embuste.

E é q nem são os mesmo partidos q se poderia pensar há 20 anos atras.

Ahhh política à la portugais. Q top!
 

Cheue

12 Maio 2016
19,141
29,605
Conquistas
7
108
Sabes o que é uma real fraude? É a teoria do excedente orçamental, nao ha excedente, o que ha é dinheiro q o governo tinha orçamentado para investimento publico e nunca executou ao ponto de ter a saude, a educação e as forças de segurança a bradarem aos céus e cheira-me que agora com novo governo vao continuar as dificuldades em fazer esse investimento.
Isto é q devia indignar as pessoas.

O país está tomado por tribos de militantes.
há medidas que nem precisam de dinheiro e fazem a diferença
estas, por ex, na saude, já deviam ter sido implementadas há 8 anos:


"Os médicos que integram as juntas médicas passam, a partir de segunda-feira, a ter acesso direto à informação clínica do utente, que deixa de precisar de ir ao médico de família pedir o relatório médico, foi esta terça-feira anunciado.

Segundo a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), o tempo que os médicos perdiam na consulta apenas para emitir o relatório para o utente levar à junta médica pode melhorar o acesso dos doentes aos cuidados de saúde.

Este pedido recorrente de relatórios atualizados ao médico de família, feito pelo utente, “gerava idas evitáveis deste à sua Unidade de Saúde e consumo desnecessário de consultas de Medicina Geral e Familiar”, indica.

Esta desburocratização das verificações de baixas médicas entra em vigor a partir de dia 15, segunda-feira, depois de realizada a formação aos médicos que integram as juntas da Segurança Social.

A DE-SNS refere que a formação irá abranger um universo de cerca de meio milhão de declarações que são emitidas todos os anos.

“São aproximadamente 500.000 consultas que ficarão disponíveis para doentes que necessitem realmente de avaliação pelo seu médico de família, aumentando o acesso em tempo útil ao SNS”, acrescenta.

Citado no comunicado, o diretor executivo do SNS lembra as outras medidas levadas a cabo para desburocratizar o sistema, como a autodeclaração de doença, a possibilidade de emissão de certificados de incapacidade temporária (baixas) nos serviço de urgência e nas instituições de saúde privadas e sociais


Recorda, ainda, o aumento da validade das receitas e dos exames para 12 meses e a criação do mecanismo de acesso de medicamentos para doenças crónicas de forma simples nas farmácias comunitárias, lembrando que estas passaram a fazer, também, a vacinação sazonal (gripe e covid-19)."

----
só nesta questão de não precisar de relatório para a junta médica + a autodeclararão para a baixa deve diminuir 1 milhão e tal de consultas por ano.
o director do sns até diz que com todas as medias será menos 2 milhões e tal de consultas.
porque é que isto não foi feito há vários anos atrás?
 
  • Like
Reações: Miguel Alexandre

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
5,645
6,778
A proposta da AD é a que está escrita no programa de governo.
Isto é mais um episódio dum circo político que so consegue existir com nivel de intelectualidade baixa, tempo gasto a rasgar as vestes, a vociferar e nenhum a ler.

Claro que a baixa de irs adicional ao ja programado é uma treta, mas ja era.
Mas já conheces a proposta? É que o programa referia redução entre 0,5% a 3%. Eu continuo à espera.

Sabes o que é uma real fraude? É a teoria do excedente orçamental, nao ha excedente, o que ha é dinheiro q o governo tinha orçamentado para investimento publico e nunca executou ao ponto de ter a saude, a educação e as forças de segurança a bradarem aos céus e cheira-me que agora com novo governo vao continuar as dificuldades em fazer esse investimento.
Isto é q devia indignar as pessoas.
Isso não é bem assim.
O excedente orçamental de 2023 deve-se a um aumento da receita. Não tenho os valores comigo, mas creio que era um crescimento de 15% na receita relativamente a 2022, com uma execução orçamental superior a 99%, o que para todos os efeitos é uma boa execução.

A execução de investimentos de capital fica sempre longe dos 100%. Por várias razões. Podes ter efetivamente projetos adiados, mas também podes ter adjudicações abaixo do projetado ou projetos plurianuais atrasados. É como teres 200 mil euros para construir uma casa, perdes uns anos à espera das licenças de construção (adiados), consegues poupar 20 mil com um empreiteiro mais barato do que o esperado (poupança) e depois o gajo demora 2 anos a mais do que aquilo que deveria demorar para colocar a casa de pé (atrasado).

O que deveria ser criticado é a baixa alocação orçamental a investimento. Algo que diga-se, até melhorou nos últimos anos, mas Portugal continua, já historicamente, abaixo da média europeia.
 

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
19,257
19,395
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Mas já conheces a proposta? É que o programa referia redução entre 0,5% a 3%. Eu continuo à espera.



Isso não é bem assim.
O excedente orçamental de 2023 deve-se a um aumento da receita. Não tenho os valores comigo, mas creio que era um crescimento de 15% na receita relativamente a 2022, com uma execução orçamental superior a 99%, o que para todos os efeitos é uma boa execução.

A execução de investimentos de capital fica sempre longe dos 100%. Por várias razões. Podes ter efetivamente projetos adiados, mas também podes ter adjudicações abaixo do projetado ou projetos plurianuais atrasados. É como teres 200 mil euros para construir uma casa, perdes uns anos à espera das licenças de construção (adiados), consegues poupar 20 mil com um empreiteiro mais barato do que o esperado (poupança) e depois o gajo demora 2 anos a mais do que aquilo que deveria demorar para colocar a casa de pé (atrasado).

O que deveria ser criticado é a baixa alocação orçamental a investimento. Algo que diga-se, até melhorou nos últimos anos, mas Portugal continua, já historicamente, abaixo da média europeia.
Eu tenho a ideia que é um excedente por ausencia de alocação ou seja fancy word para cativação.
Algo que Centeno fez muitas vezes e q este Miranda Sarmento cheira-me que farà.

Porque primeiro veem os partidos, depois o povo.
 

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
5,645
6,778
Eu tenho a ideia que é um excedente por ausencia de alocação ou seja fancy word para cativação.
Algo que Centeno fez muitas vezes e q este Miranda Sarmento cheira-me que farà.

Porque primeiro veem os partidos, depois o povo.
As cativações do Centeno incidiram sobre a chamada atividade típica da administração pública. Despesas correntes, sobretudo.

Entretanto fui ver os dados oficiais:



A despesa corrente tem uma boa execução, mas há um crescimento na receita de 5% relativo ao orçamentado inicialmente, 15% superior ao valor do ano passado. O tal valor que o governo queria derramar nas carreiras.

PS. As cativações não beneficiam partidos. Não sei que ligação é que fazes aí. É um instrumento de adequação da despesa para melhorar a eficácia dos serviços. Se tiveres um serviço a gastar 100 milhões e queres reduzir para 95 milhões, porque consideras que gastam demasiado em pessoal, consumíveis ou outras despesas correntes, tens 2 formas de o fazer: colocas diretamente no orçamento os 95 milhões e retiras qualquer margem (mas o serviço pode decidir poupar noutro subsistema qualquer que não aquele em que tu queres poupar) ou metes os 100 milhões no orçamento, mas referes que qualquer despesa nesta ou naquela rubrica ficará cativada acima de um determinado valor. Tenho ideia até que na altura do Centeno havia uma percentagem sobre todas as despesas em determinadas rubricas.
 

Cheue

12 Maio 2016
19,141
29,605
Conquistas
7
108
agora até ataca o Montenegro, está completamente ressabiado

 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,371
40,173
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
agora até ataca o Montenegro, está completamente ressabiado

Só ajuda o Montenegro, se calhar nem se pode chamar ataque..
 
  • Like
Reações: Cheue

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
19,257
19,395
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Atenção!!!!
Gouveia e Melo diz que a nossa Marinha está preparada para nos defender!

Deve ser no Chinquilho ou em tiros de nalga mas nao interessa, está preparada!
 
  • Haha
Reações: LR

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
8,439
6,616
44
Lisboa
Atenção!!!!
Gouveia e Melo diz que a nossa Marinha está preparada para nos defender!

Deve ser no Chinquilho ou em tiros de nalga mas nao interessa, está preparada!
a ultima vez que viram um navio russo "fugiram" por não haver condições....
só tinham que observar...
quando tiverem que preparar o armamento, estou para ver...