Moncho López - Treinador

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
Dragon Warrior disse:
Não foi o dinheiro. Foi o perfil do jogador nos treinos por exemplo entre outras coisas. Posso dizer-te que no final do jogo 1 na luz quando faltavam cerca de 30 segundos e o Porto tinha o jogo ganho, no final do desconto de tempo o Troy disse ao Moncho que não jogava o resto porque o jogo estava ganho e não queria arriscar uma lesão por 30 segundos de jogo. Da mesma forma que não jogou o ultimo jogo da fase regular porque já não servia para nada em termos da classificação e disse a mesma coisa que não fazia sentido jogar para não arriscar lesões.

Relativamente ao dinheiro posso dizer-te que o Porto ficou muito mal na fotografia da não renovação do Troy porque lhe fez uma contra-proposta à espera que ele fosse rejeitar, mas ele aceitou e depois o Porto teve de arranjar umas desculpas esfarrapadas para não levar o negócio para a frente.

Relativamente ao Jeff, a ideia era vir um atirador, como era o Troy, mas este saiu um tiro completamente ao lado. Só a noite do Porto é que ficou a ganhar com a vinda dele.

Se o Porto não queria o jogador porque o treinador não o queria porque é que fez uma proposta?

Esta história dos salários foi explicada aqui por alguém que sabe do que fala. O Troy é dos melhores jogadores que passou por Portugal. Decide literalmente campeonatos. E vale muito dinheiro por isso e ele sabe.
 

Dragon Warrior

Arquibancada
30 Maio 2016
454
11
Celta7 disse:
Se o Porto não queria o jogador porque o treinador não o queria porque é que fez uma proposta?

Esta história dos salários foi explicada aqui por alguém que sabe do que fala. O Troy é dos melhores jogadores que passou por Portugal. Decide literalmente campeonatos. E vale muito dinheiro por isso e ele sabe.
Essa é fácil. Porque não queria ser o Porto a ficar mal na fotografia dizendo que não queria ficar com o melhor jogador do campeonato. Se fosse ele a dizer que não nos podíamos dizer que fizemos tudo mas não deu.
 

LimaPereira

O Porto é quem somos
14 Julho 2015
4,623
4,527
Conquistas
8
46
Porto
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
  • Bobby Robson
Esta novela do Troy dava pano para mangas, mas se temos quem de facto têm conhecimento do que se passou in loco, eu tenho que acreditar.
Mais, esse suposto mal estar também justificaria a época seguinte do Tinsley.
Sendo verdade seria igualmente um tremendo tiro no pé.
O nosso clube nunca teve a hegemonia durante épocas seguidas, mas foi sempre uma equipa competitiva. Depois de termos conseguido o título, perdemos de forma categórica no ano seguinte exclusivamente  porque eles nos deram um banho, inclusive tático, o que é admirável estando do outro lado o Lisboa.
Ano passado nunca conseguimos igualar a intensidade da Oliveirense.
A nossa equipa para além de ser pouco agressiva na defesa e no ataque, pelas rotinas, é constituída por jogadores pouco dados ao choque e à defesa. Sasa e Will são bons a atacar mas a defender deixam muito a desejar e contra adversarios fisicamente poderosos encolhem-se.
Depois a rotação é suis generis. No jogo em casa contra o Terceira Joao Santos que estava bem.no jogo e agressivo entra para o cesto e consegue cesto e falta. Resultado: banco. A rotação funciona como anticlimax e não para expoenciar os bons momentos, ainda para mais quando estamos taco a taco. Exemplos destes são inúmeros.
Não entendo, mas como adepto que sou sinto que devo estar errado pois os comentadores do Porto Canal nunca falam deste facto.
Estou curioso para ver como nos comportamos contra uma Oliveirense que, pelo que vi, possui um jogo interior ainda mais forte com o De Thaey e com o Loncovic a dar porrada.
 

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
22,788
14,658
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Acho que é legitimo comentar, criticar e até exigir mais do trabalho do Moncho. Até me parece aceitavel que se peça a sua demissão, não discuto isso.

Já as faltas de respeito que se podem ler aqui, por alguém que fará parte da historia do nosso basquetebol, e estará sempre ligado às maiores figuras do nosso clube, é totalmente inaceitável e inadmissível.

A moderação ou está a dormir, ou ha aqui muita falta de conhecimento do que são os pergaminhos e os princípios do clube e do portismo.
 

Pixies

Bancada central
4 Junho 2014
1,611
1,477
Pombal disse:
Acho que é legitimo comentar, criticar e até exigir mais do trabalho do Moncho. Até me parece aceitavel que se peça a sua demissão, não discuto isso.

Já as faltas de respeito que se podem ler aqui, por alguém que fará parte da historia do nosso basquetebol, e estará sempre ligado às maiores figuras do nosso clube, é totalmente inaceitável e inadmissível.

A moderação ou está a dormir, ou ha aqui muita falta de conhecimento do que são os pergaminhos e os princípios do clube e do portismo.
Quais foram as faltas de respeito? É que não li nenhuma. Vejo muito desagrado, muito comentário mais ou menos precipitado, mas faltas de respeito não. Esta comunidade e está modalidade, porque não estamos a falar de futebol, é das coisas mais saudáveis do fórum. Não há uns mais verdadeiros que outros. Discute-se, mas de modo saudável e sem lápis "vermelho".

Quanto a situação em si, está a ficar insustentável... Desde a escolha dos estrangeiros, a continuidade do Moncho. Mesmo o homem me parece sem forças para continuar... É um ciclo demasiado longo. Veja-se o andebol, o hóquei que sigo de forma superficial, todos os ciclos terminam. Com este senhor espero que termine a bem, tem um passado muito bom.
 

Fuzila

Bancada central
19 Agosto 2015
1,349
1,406
Dragon Warrior disse:
Não foi o dinheiro. Foi o perfil do jogador nos treinos por exemplo entre outras coisas. Posso dizer-te que no final do jogo 1 na luz quando faltavam cerca de 30 segundos e o Porto tinha o jogo ganho, no final do desconto de tempo o Troy disse ao Moncho que não jogava o resto porque o jogo estava ganho e não queria arriscar uma lesão por 30 segundos de jogo. Da mesma forma que não jogou o ultimo jogo da fase regular porque já não servia para nada em termos da classificação e disse a mesma coisa que não fazia sentido jogar para não arriscar lesões. Isto para uma pessoa com a personalidade é feitio do Moncho é inaceitável.
Isso é inaceitavel para o Moncho como deveria ser para qualquer treinador. Ninguem esta acima de ninguem e ceder a este tipo de atitudes abre precedentes que depois serão dificilimos de controlar. Já nao me lembro como foi na altura gerida a situação, e nem sei se estas a usar a personalidade do Moncho como mais um fator para o seu despedimento, mas nenhum treinador que queria ter os jogadores consigo pode admitar tal comportamento.

Independentemente do que for decidido acho que não nos podemos nunca esquecer o que este senhor fez pela estrutura, e especialmente, pela formação do Porto. Ninguem sabe o trabalho que foi investido para ter uma formação como a nossa.
 

Dragon Warrior

Arquibancada
30 Maio 2016
454
11
Fuzila disse:
Isso é inaceitavel para o Moncho como deveria ser para qualquer treinador. Ninguem esta acima de ninguem e ceder a este tipo de atitudes abre precedentes que depois serão dificilimos de controlar. Já nao me lembro como foi na altura gerida a situação, e nem sei se estas a usar a personalidade do Moncho como mais um fator para o seu despedimento
Apenas referi estas duas situações para tentar mostrar uma das razões e o porquê do Moncho não querer a continuidade do Troy.

Se eu quisesse falar da sua personalidade e de situações conflituosas falava das situações com o Paulo Cunha, com o Fontet, com o Bessa ou com o António Monteiro aquando da sua primeira passagem, entre outras que não interessam para o caso.

Fuzila disse:
mas nenhum treinador que queria ter os jogadores consigo pode admitar tal comportamento.
Sinceramente não me parece que os jogadores estejam com o Moncho. Parece-me que há claramente uma saturação de ambas as partes.

E acho que tendo em conta que é o mais bem pago da estrutura (e não é assim tão pouco) também tem de ser o mais responsabilizado.
 

DaniloT

Arquibancada
26 Maio 2012
375
59
O Moncho, neste momento, já não faz parte da solução. Ele é o principal problema da nossa secçao de basquetebol. São precisas ideias novas o mais rápido possível...
 

Pixies

Bancada central
4 Junho 2014
1,611
1,477
Dragon Warrior disse:
Apenas referi estas duas situações para tentar mostrar uma das razões e o porquê do Moncho não querer a continuidade do Troy.

Se eu quisesse falar da sua personalidade e de situações conflituosas falava das situações com o Paulo Cunha, com o Fontet, com o Bessa ou com o António Monteiro aquando da sua primeira passagem, entre outras que não interessam para o caso.

Sinceramente não me parece que os jogadores estejam com o Moncho. Parece-me que há claramente uma saturação de ambas as partes.

E acho que tendo em conta que é o mais bem pago da estrutura (e não é assim tão pouco) também tem de ser o mais responsabilizado.
Focas uma coisa muito importante! O mais bem pago. Com esse dinheiro provavelmente pagavas um atleta muito acima da média, senão mais. Além do que criou muitos anticorpos dentro dos grupos que geriu. O Tinsley falou-se que não quis ficar. O José Silva idem.

Quanto ao Troy sou da opinião que ainda bem que não ficou! O homem jogava sempre por arames fisicamente, se calhar numa época inteira iria estourar... E não era barato.
 

jferreira20

Bancada central
30 Junho 2017
2,214
2,062
Eu sou daqueles que acha que o nome de Moncho Lopez devia ficar pendurado no pavilhão para sempre.

No entanto, nos últimos anos temos passado por uma sucessão de erros crassos, que tardam em se resolver. A manta é sempre curta. Tapa-se de um lado, destapa-se do outro. Resolve-se o problema do base, abriu-se uma cratera ao nível do ressalto. Os erros a escolher estrangeiros sucedem-se. A defesa, mesmo com o Soares, continua uma miséria. Mais um ano e continuamos sem conseguir defender um 4 que atire bem de fora. Os jogadores parece que não evoluem, casos do Bastos e do Queiroz, p.e..

Eu não sei se o culpado é o Moncho, se é a "estrutura", se são os jogadores que não seguem as indicações do treinador e não se esforçam. Não sei. Sei é que os erros são tantos e tão repetidos, que alguma coisa tem que mudar a ver se se corrige alguma coisa.
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
Dragon Warrior disse:
Parece-me que há claramente uma saturação de ambas as partes.

Olhas para os jogadores mais utilizados e tens o Prostran, o Barac e o Soares que estão cá há meia dúzia de dias. Dificilmente se pode dizer que estão saturados. O Sheehey está cá há 1 ano e se está saturado porque é que renovou há 3 meses atrás? O Pedro Pinto também só tem 1 ano de casa. O Bastos é o que tem mais anos de casa e se calhar é dos que está a jogar melhor, não vejo ali um jogador cansado do treinador. Idem para o Sasa que joga cada vez mais. A saturação existe mas é nos adeptos, não nos jogadores.

É inegavél que o Porto está a jogar muito pouco. Como quase sempre em todas os inicios de época, algo que o Moncho ainda não conseguiu corrigir e que nos tem custado o factor casa nos Playoffs. Perdem-se jogos que não se podem perder e anda-se o resto da época a correr atrás do prejuizo. Esse é o problema, o treinador demora demasiado tempo a pôr esta equipa a jogar um basket decente.
 

Dragon Warrior

Arquibancada
30 Maio 2016
454
11
Celta7 disse:
Olhas para os jogadores mais utilizados e tens o Prostran, o Barac e o Soares que estão cá há meia dúzia de dias. Dificilmente se pode dizer que estão saturados. O Sheehey está cá há 1 ano e se está saturado porque é que renovou há 3 meses atrás? O Pedro Pinto também só tem 1 ano de casa. O Bastos é o que tem mais anos de casa e se calhar é dos que está a jogar melhor, não vejo ali um jogador cansado do treinador. Idem para o Sasa que joga cada vez mais. A saturação existe mas é nos adeptos, não nos jogadores.
Nos adeptos isso é notório. Relativamente aos jogadores aceito que penses isso. No entanto não é o que me parece e segundo sei, desses que apontaste há pelo menos um que nesta altura não está nada satisfeito...

Celta7 disse:
É inegavél que o Porto está a jogar muito pouco. Como quase sempre em todas os inicios de época, algo que o Moncho ainda não conseguiu corrigir e que nos tem custado o factor casa nos Playoffs. Perdem-se jogos que não se podem perder e anda-se o resto da época a correr atrás do prejuizo. Esse é o problema, o treinador demora demasiado tempo a pôr esta equipa a jogar um basket decente.
Concordo com a primeira parte, mas permite-me discordar do resto. Temos 4 jogadores novos no plantel, sendo que 2, já estiveram cá noutros anos. Somos a equipa que mais cedo regressa ao trabalho. Começamos os trabalhos no início de agosto, basicamente um mês antes de todos os outros. Se em outubro ainda não temos rotinas para começar a ganhar os jogos então a culpa é do treinador porque não é por falta de treinos. Pode é ser pelo contrário. Excesso de treinos e de carga. Mas aí mais uma vez a responsabilidade é do treinador. Mais, os dois jogos que perdemos foram contra equipas que nem pré-época fizeram e que ainda estão elas próprias a tentar encontrar as suas rotinas.

Finalmente o fator casa, embora seja importante, não é decisivo. Fomos campeões sem ele, e no ano seguinte com fator casa perdemos 3-0.
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
Dragon Warrior disse:
Concordo com a primeira parte, mas permite-me discordar do resto. Temos 4 jogadores novos no plantel, sendo que 2, já estiveram cá noutros anos. Somos a equipa que mais cedo regressa ao trabalho. Começamos os trabalhos no início de agosto, basicamente um mês antes de todos os outros. Se em outubro ainda não temos rotinas para começar a ganhar os jogos então a culpa é do treinador porque não é por falta de treinos. Pode é ser pelo contrário. Excesso de treinos e de carga. Mas aí mais uma vez a responsabilidade é do treinador. Mais, os dois jogos que perdemos foram contra equipas que nem pré-época fizeram e que ainda estão elas próprias a tentar encontrar as suas rotinas.

Mas foi isso que eu disse, a responsabilidade é do Moncho.
 

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
21,521
4
https://www.fcporto.pt/pt

MONCHO LÓPEZ É O TREINADOR DO MÊS DE DEZEMBRO

Técnico da equipa de basquetebol do FC Porto distinguido pela Associação Nacional de Treinadores
Moncho López foi distinguido pela Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol (ANTB) como o melhor treinador do mês de dezembro de 2018. O técnico espanhol venceu o prémio após um mês em que venceu todos os jogos (5) que disputou.

Tudo começou no triunfo em casa do Esgueira (93-82), seguido de mais uma vitória, agora no Dragão Caixa, diante do Vitória de Guimarães (94-86). A conquista de mais dois pontos, também no pavilhão azul e branco, frente ao Galitos (97-88) antecedeu dois jogos fora de casa: vitórias diante o CAB Madeira (95-70) e Imortal (84-70).

Neste período, destaque para o salto que o FC Porto deu na tabela. À entrada para a nona jornada, que ditava o duelo em Esgueira, os Dragões ocupavam o oitavo lugar da Liga. Depois do jogo em Imortal, a equipa portista já estava no quarto posto e acabaria por chegar a terceiro classificado, mas apenas no mês de janeiro.
 

lucho

Tribuna Presidencial
11 Abril 2008
13,592
3,329
Vila do Conde, 1974
https://www.lavozdegalicia.es/noticia/deportes/2019/03/24/moncho-lopez-dibuja-11-anos-oporto-traves-11-momentos/00031553467476545248681.htm

Moncho López dibuja 11 años en el Oporto a través de 11 momentos
El entrenador naronés repasa una etapa exitosa, exigente y que puede tener cerca el final de ciclo

D. A.
PAULO ALONSO
25/03/2019 09:37 H

Se emociona Moncho López (Narón, 1969) al hablar de su reciente título en Portugal. La Taça con el Oporto puede ser uno de sus últimos éxitos, cierre a once años al otro lado del Miño. Llegó para dirigir a la selección en el 2008 y luego asumió el banquillo de los Dragoes. Con la modestia y la sensatez que acompañan toda su carrera, resume su etapa portuguesa en 11 momentos escogidos.1- MI PRIMER CONTACTO CON EL CLUB«Yo era seleccionador de Portugal y me gustó la forma como me contactó el Porto, haciéndolo a través del presidente de la federación. Era un club que me había hecho tilín desde el principio, por organización e imagen. Así que dije ‘‘no tengo duda, quiero entrenar ah풒». 2- PINTO DA COSTA, UN LÍDER CON UNA GRAN INTELIGENCIA EMOCIONAL«El presidente del club, Jorge Nuno Pinto da Costa, me marcó desde que vine a firmar mi contrato. Es la persona más significativa de mi carrera en Portugal, aunque no mantengamos una relación constante por su dedicación al fútbol. Es un líder brillante y con una gran inteligencia emocional. Te marca por su gestión de personas, aunque sea muy atacado. En España lo comparan con otros dirigentes, pero él es único».3- EL PRIMER TÍTULO«Ganamos la Copa de la Liga en febrero del 2010. Fue mi primer título, después de un año muy malo en la Liga. Solo unos meses después de ficharme, poder devolver al club la confianza con un título fue muy bonito»». 4- CAMPEONES DE LIGA«En los diez años anteriores a mi llegada, el club solo había ganado una Liga. En la temporada 2010/11 conseguimos la primera. En total, logramos dos, y jugamos todas las finales de Liga, bien en la profesional, bien en otras categorías cuando el club la abandonó».5- TRISTEZA CUANDO EL CLUB SUSPENDE SU EQUIPO PROFESIONAL«Mi momento más triste llega en la temporada 11/12. Después de ganar la Supercopa, la Copa de la Liga y la Copa de Portugal, perdemos en el quinto partido la final de Liga. Habría sido el póker. Debido a controversias con la federación, el club suspende su equipo profesional. Yo llevaba tres años aquí, con un año más de contrato por delante, y me costó entender aquello. Me sentí mal, pero al mismo tiempo me ampliaron tres años el contrato para que coordinase toda la sección de baloncesto y la cantera. Me vi con jugadores sub-20, no profesionales, y acepté porque quiero mucho a este club. Pero estoy muy contento con el trabajo de formación, gracias a la coordinadora de cantera Isabel Lemos. Aquí se valora la base y se hace un trabajo increíble. Fuimos campeones nacionales sub-20, sub-18, sub-16... Lo más bonito es ver el crecimiento de los entrenadores, los chavales en las selecciones portuguesas... Somos una referencia por el reclutamiento de jugadores, su comportamiento, su cultura táctica y conocimiento del juego. También, en septiembre de ese 2012, nació mi hija Julia en Vigo. A día de hoy está muy integrada, canta el himno del club... Pero también pregunta cuándo nos volvemos a España». 6- REGRESO A PRIMERA Y LABOR CON ANGOLA«Después de tres años en primera división autonómica y dos en la Proliga (el equivalente a la LEB Oro), subimos a Primera en la campaña 2014/15 como campeones. Vivo entonces mis dos mejores años de esta etapa en Portugal porque como entrenador de Angola jugamos la final del Campeonato Africano».7- ENTRENADOR DEL AÑO«El club me elige entrenador del año y, aunque no soy muy de premios, recibo uno que ganaron José Mourinho y Villas Boas. Otro motivo para que el 2015 fuese mágico». 8- VOLVEMOS A LEVANTAR LA LIGA«Se completa el vuelco. De suspender el equipo en el 2012 tras perder contra el Benfica, a ganar la liga en casa contra el mismo rival. Vivimos una fiesta apoteósica».9- UN CURSO DURO«Por primera vez, en la campaña pasada, la 2017/18, no ganamos nada. Fue una temporada muy dura para mí, tanto que, con dos años más de contrato, puse el cargo a disposición del club. Su respuesta:‘‘ni de broma’’».10- EUROPA«Con la selección de Portugal había vivido una experiencia muy buena de tres años, con partidos contra Italia y Bosnia. Pero competir en Europa con el club fue aún más bonito. El debut en Novo Mesto, en Eslovenia, con tantos jugadores que habíamos formado aquí lejos del profesionalismo, lo tengo grabado, el viaje, la estancia en el hotel, el paseo por la ciudad... Viajamos a Nanterre, a Amberes, a Varese. Nos encontramos con emigrantes aficionados del Oporto en muchos sitios, con lo que eso significaba para ellos». 11- POSIBLE FIN DE CICLO«Uno tiene su intuición. Aunque acabo contrato el año que viene, tengo la sensación de que esto está terminando. En el subconsciente, la idea de regresar a España está ahí. Sigo la ACB y la LEB Oro, pero nadie es dueño de su futuro. Solo conozco el día de hoy y estoy muy ilusionando con lo que venga. El deporte es duro y la gente se cansa de verte incluso ganando, y los clubes son más importantes que las personas. Hubo opciones de trabajo fuera, pero hasta ahora siempre prioricé seguir cerca de Galicia. Ya veremos».
 

lucho

Tribuna Presidencial
11 Abril 2008
13,592
3,329
Vila do Conde, 1974
Moncho López em declarações a jornal espanhol: "Tenho a sensação que isto está a terminar"

.
Técnico do FC Porto ainda tem mais um ano de contrato, revelou que já esteve para sair e que o regresso a Espanha podem estar próximos

Após a conquista da Taça de Portugal, que representou o regresso aos êxitos do basquetebol portista, Moncho López fez um interessante balanço da sua carreira em Portugal, iniciada em 2008, incluindo várias revelações. "Cada um tem a sua intuição. Embora acabe o contrato no próximo ano, tenho a sensação de que isto está a terminar. No meu subconsciente, já está a ideia do regresso a Espanha. Sigo a ACB e Leb Ouro, mas ninguém é dono do seu futuro", revelou o treinador no último dos 11 pontos de um percurso que analisou para o diário "La Voz de Galicia".


Na revisão do seu percurso no basquetebol nacional, que começou pela Seleção, o técnico só teve elogios para o FC Porto e para Pinto da Costa - "Marcou-me desde que assinei; é um líder brilhante; em Espanha, comparam-no com outros dirigentes, mas ele é único" - e revelou o orgulho por receber um Dragão de Ouro, depois do regresso ao escalão principal e da conquista do título, em 2015/16. "Foram os melhores anos desta etapa em Portugal. O clube elegeu-me treinador do ano e, não sendo muito de prémios, recebi um que também ganharam José Mourinho e André Villas-Boas."

Mas entre os pontos negativos havia mais uma revelação: "Pela primeira vez, em 2017/18 não ganhámos nada. Foi uma temporada muito dura para mim, tanto que, com mais dois anos de contrato, pus o cargo à disposição. A resposta foi que "nem a brincar"."
 
P

portu

Guest
lucho disse:
A notícia que muitos foristas deste espaço queriam ler.

Como um amigo meu me diz, ainda vamos chorar muito depois da sua partida.
"Depois de mim virá, quem de mim bom fará"
 

Blackadder

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
8,935
7,878
Porto
Cá estarei para ver os comentários sobre o Fernando Sá, se sempre se confirmar a vinda dele após a saida do Moncho....

Eu, desde já o digo, sou completamente contra a vinda do Sá pois o que vou sabendo não me inspira a minima confiança enquanto treinador!!!