Moncho López - Ex Treinador

Blackadder

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
8,962
7,992
Porto
Toda a gente fala em termos perdido 8 em 8 com a Oliveirense.

É um facto!!

O que também é um facto é que há equipas que não encaixam umas nas outras e o FC Porto não encaixou neste Oliveirense!!

2 exemplos:

- os mouros perdiam por 20 com o Guimarães e nós ganhamos em Guimarães por 20

- a época passada os Cavs, melhor equipa do Este na NBA e finalistas, perderam 4 em 4 com os Bulls, uma das piores equipas da NBA.
 

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
23,266
15,380
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
O Moncho é um treinador bem pago.

Não vai passar para coordenador para receber 1/3 do que recebe.
 

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
23,266
15,380
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
mega_dragon disse:
Já foi coordenador na altura da Proliga.
Circunstâncias diferentes em todos os aspectos.

E foi nessa altura que renovou, quando voltou ao comando da equipa.
 

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
10,816
2,554
Porto
Esta epoca de facto correu bem MAL

Mas duma maneira geral o Basquetebol tem cumprido tendo em conta os orçamentos da secçao.

Espero que haja bom senso e Moncho continue.

É que nao basta ser bom treinador para encaixar no FCP. E isto é válido para o Futebol, Basquetebol etc.
 

LimaPereira

O Porto é quem somos
14 Julho 2015
4,961
5,059
Conquistas
8
46
Porto
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
  • Bobby Robson
COTADRAGÃO disse:
Esta epoca de facto correu bem MAL

Mas duma maneira geral o Basquetebol tem cumprido tendo em conta os orçamentos da secçao.

Espero que haja bom senso e Moncho continue.

É que nao basta ser bom treinador para encaixar no FCP. E isto é válido para o Futebol, Basquetebol etc.
Permite-me discordar. As duas ultimas épocas foram muito más, embora há duas épocas após sermos campeoes ganhamos logo a chamada Supertaça. Depois foi um deserto que se agravou este ano. Fomos eliminados pela Oliveirense nas meias para a Taça Hugo dos Santos. Fomos eliminados pelo Slm nos quartos da Taca de Portugal. Conseguimos fazer uma epoca regular com 8 derrotas algumas a rocar o ridiculo como contra um Cab na Madeira desfalcadissimo.
Não promovemos qq jogador embora se tenha abusado da rotacao o ano todo e dado minutos sobre minutos aos 3 bases sem se perceber bem porque porque nenhum evoluiu.  Fizemos uma época regular sem estabilizar um 5 e, mais a vez, fomos fieis a um tipo de basquetebol que peca pela ausencia de criatividade no ataque e de intensidade na defesa, confiando nas jogadas ensaiadas e na rotacao mecanica assim como na valia dos atletas.
No decorrer desta epoca no Porto Canal Moncho mostrou confianca em vitorias. Falhou. Porventura a lesao do will afectou a capacidade ofensiva da equipa, mas não me acredito que fizesse diferenca na forma castradora como se joga e o will defensivamente é um passador. A verdade é que tanto ele como o Sasa e o Hanley se protegem muito em termos fisicos e os adversários percebem tal. Fogem do choque quer no ataque quer na defesa e o Porto não pode ter destes jogadores.
 

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
21,521
4
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

MONCHO LÓPEZ: "O TÍTULO DE CAMPEÃO É O MAIS IMPORTANTE"
Treinador do FC Porto perspetivou 2018/19 e prometeu uma equipa com máxima ambição em todas as provas


A equipa de basquetebol do FC Porto já está em modo 2018/19. Os trabalhos de pré-temporada já arrancaram no Dragão Caixa e Moncho López deixou uma garantia para os desafios que se avizinham: “Vamos entrar em todas as competições nacionais com máxima ambição e com a responsabilidade de lutarmos para as vencer”. O treinador dos Dragões abordou também as chegadas de Toni Prostran, Boris Barac e Daniel Relvão, manifestando confiança na qualidade do plantel que vai comandar.

Os objetivos nunca mudam
“Os objetivos para esta época são os de sempre. Vamos entrar em todas as competições nacionais com máxima ambição e com a responsabilidade de lutarmos para as vencer. O título de campeão, como é natural, é o mais importante. Na Europa, não escondemos que temos o objetivo de ultrapassar as eliminatórias de qualificação, e esta época vamos ter a possibilidade de competir na fase de qualificação da Basketball Champions League. É muito aliciante. Elevámos a dificuldade e a fasquia competitiva, mas acredito que nos vamos portar bem.”

Poucas mudanças
“Esta época há poucas novidades e também damos continuidade aos jogadores jovens, que vão ganhando o seu espaço na equipa principal. Tivemos as incorporações de Boris Barac e Toni Prostran, um poste e um base. Também chegou o Daniel Relvão, que vem para a equipa B mas que também vai trabalhar com a equipa principal. A época é longa e pode ter o seu momento para se estrear nos seniores.”

Plantel dá garantias
“Para já, não procuramos mais jogadores no mercado. Temos um plantel comprido, pois é muito exigente estar em várias competições. Felizmente temos um excelente projeto da equipa B, que alimenta a equipa principal, por isso neste momento não procuramos mais jogadores. Mas durante a época, por necessidade ou oportunidade, pode chegar mais algum jogador.”

A exigência europeia
“Temos consciência de que é difícil qualificarmo-nos para a Basketball Champions League, pois temos de passar três rondas de qualificação, mas vamos lutar por isso. Se não conseguirmos, vamos participar na FIBA Europe Cup, na qual já temos experiência de três épocas, cada ano jogando melhor.”

Mais uma época como treinador do FC Porto
“Sinto-me muito bem e motivado para o treino e competição. Vimos de um ano em que não fomos campeões, mas não se pode dizer que tenha sido um ano efetivamente mau para a secção. É importante que a equipa principal ganhe, pois é isso que garante a secção, mas tivemos todas as equipas de formação presentes nas fases finais nacionais, sendo que duas delas se sagraram campeãs. É mais uma época como as outras, com muita esperança e convencimento de que temos uma equipa pronta para conquistar títulos, que é o que queremos.”
 

lucho

Tribuna Presidencial
11 Abril 2008
13,641
3,415
Vila do Conde, 1974
Ovarense-FC Porto, entrevista de Moncho na RTP2 segundos antes do início do jogo:

"Que acha do regresso do basquetebol à rtp2?"

Acho positivo, já existiam grandes realizações do basquetebol no Porto canal, agora havendo mais um a somar, é sempre positivo"!


Excelente este homem como sempre!
 

elnino_diogo

Tribuna Presidencial
19 Junho 2012
6,885
0
Celta7 disse:
Quantos treinadores de Basket já viste serem despedidos no Porto depois da época começar?

Isto não é futebol.
Isto é o FC Porto, seja em que modalidade for.

A cultura de exigência que existia antes morreu, se isso não tivesse acontecido o Moncho depois de ter sido varrido pela Oliveirense a época passada já tinha ido embora.

O Moncho é um loser, quer se goste ou não do homem. A aura de perdedor existe nele.

Infelizmente cada vez jogamos pior, muito fraco mesmo.

Não se pode apagar o passado, porque ele foi campeão (ainda que eu ache que o Troy teve grande contributo nisso), mas no presente não está a funcionar.

Não digo isto porque perdemos porque eu já há alguns anos que tenho esta opinião.

PS: Sei que foi o Moncho que escolheu o Troy, mas foi o jogador que muitas vezes decidiu jogos, mesmo quando o colectivo (treinador) não funcionava.
 

Dragon Warrior

Arquibancada
30 Maio 2016
454
11
elnino_diogo disse:
Isto é o FC Porto, seja em que modalidade for.

A cultura de exigência que existia antes morreu, se isso não tivesse acontecido o Moncho depois de ter sido varrido pela Oliveirense a época passada já tinha ido embora.

O Moncho é um loser, quer se goste ou não do homem. A aura de perdedor existe nele.

Infelizmente cada vez jogamos pior, muito fraco mesmo.

Não se pode apagar o passado, porque ele foi campeão (ainda que eu ache que o Troy teve grande contributo nisso), mas no presente não está a funcionar.

Não digo isto porque perdemos porque eu já há alguns anos que tenho esta opinião.

PS: Sei que foi o Moncho que escolheu o Troy, mas foi o jogador que muitas vezes decidiu jogos, mesmo quando o colectivo (treinador) não funcionava.
Só um reparo.
O Moncho só aceitou o Troy. Quem o sugeriu foi o Tinsley que era amigo dele. O Moncho é que no ano seguinte não quis a continuidade dele pois o seu perfil não se enquadrava no que ele queria... e que erro foi...
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,700
1,059
elnino_diogo disse:
Isto é o FC Porto, seja em que modalidade for.

A cultura de exigência que existia antes morreu, se isso não tivesse acontecido o Moncho depois de ter sido varrido pela Oliveirense a época passada já tinha ido embora.

O Moncho é um loser, quer se goste ou não do homem. A aura de perdedor existe nele.

Infelizmente cada vez jogamos pior, muito fraco mesmo.

Não se pode apagar o passado, porque ele foi campeão (ainda que eu ache que o Troy teve grande contributo nisso), mas no presente não está a funcionar.

Não digo isto porque perdemos porque eu já há alguns anos que tenho esta opinião.

PS: Sei que foi o Moncho que escolheu o Troy, mas foi o jogador que muitas vezes decidiu jogos, mesmo quando o colectivo (treinador) não funcionava.

Despachar treinadores já com a época em andamento faz parte dessa cultura de exigência? Queres percorrer os últimos 20 ou 30 anos em todas as modalidades (futebol incluído) e ver quantas vezes essa brincadeira correu bem?

E já agora percorre os 70 ou 80 anos da historia desta modalidade e vê lá quantas vezes o Porto teve a hegemonia do basket. Eu poupo-te o trabalho: nunca teve. Ganhava um campeonato aqui ou ali, muito esporadicamente ganhava 2 seguidos. Nunca conseguiu ganhar 3 seguidos em 80 anos de campeonatos. A esmagadora maioria dos anos passou a ver os outros a ganhar. Essa história da cultura de exigência que exisitia e já não existe é só paleio de quem não conhece a história do clube e das modalidades.

Segundo o teu ponto de vista, essa "aura de perdedor" cabe a todos os treinadores que passaram por aqui nestes 80 anos.

 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,700
1,059
Dragon Warrior disse:
Só um reparo.
O Moncho só aceitou o Troy. Quem o sugeriu foi o Tinsley que era amigo dele. O Moncho é que no ano seguinte não quis a continuidade dele pois o seu perfil não se enquadrava no que ele queria... e que erro foi...

Tu acreditas mesmo nisto? Que alguém não quer um jogador como o Troy porque não se enquadra no perfil desejado? Pelo amor de Deus…
 

Dragon Warrior

Arquibancada
30 Maio 2016
454
11
A mim não me preocupam as derrotas em si. Não se pode ganhar sempre. Mas preocupa-me a forma como as derrotas acontecem. Preocupa-me como os jogadores, principalmente os que estão à mais tempo cá, estejam cada vez pior. Preocupa-me como ano após ano os estrangeiros não façam a diferença e continuamos com estrangeiros que só são bons na parte ofensiva. É confrangedor ver o Porto defender. Basta os adversários terem estrangeiros jeitosos que sofremos a bom sofrer. Preocupa-me como jogamos sempre da mesma forma e toda a gente sabe isso. E infelizmente o Moncho é o culpado maior. Neste momento é mais parte do problema que da solução.
 

Dragon Warrior

Arquibancada
30 Maio 2016
454
11
Celta7 disse:
Tu acreditas mesmo nisto? Que alguém não quer um jogador como o Troy porque não se enquadra no perfil desejado? Pelo amor de Deus…
Eu sei que foi assim. Tu é que podes achar que não porque realmente não faz sentido não querer um jogador do nível do Troy, mas a verdade é que o Moncho não quis a continuidade dele. Da mesma forma que não quis a do Fontet e que jeito nos daria um gajo assim...
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,700
1,059
Dragon Warrior disse:
Eu sei que foi assim. Tu é que podes achar que não porque realmente não faz sentido mas a verdade é que o Moncho não quis a continuidade dele. Da mesma forma que não quis a do Fontet e que jeito nos daria um gajo assim...

Claro que não faz sentido. Já nem vou falar da questão monetária mas tu achas mesmo que um treinador não quer um jogador como o Troy para jogar a 2 porque não se enquadra no perfil e depois vai buscar o Xavier para essa posição porque esse já se enquadra?

Dinheiro. Foi essa a razão.
 

Dragon Warrior

Arquibancada
30 Maio 2016
454
11
Celta7 disse:
Claro que não faz sentido. Já nem vou falar da questão monetária mas tu achas mesmo que um treinador não quer um jogador como o Troy para jogar a 2 porque não se enquadra no perfil e depois vai buscar o Xavier para essa posição porque esse já se enquadra?

Dinheiro. Foi essa a razão.
Não foi o dinheiro. Foi o perfil do jogador nos treinos por exemplo entre outras coisas. Posso dizer-te que no final do jogo 1 na luz quando faltavam cerca de 30 segundos e o Porto tinha o jogo ganho, no final do desconto de tempo o Troy disse ao Moncho que não jogava o resto porque o jogo estava ganho e não queria arriscar uma lesão por 30 segundos de jogo. Da mesma forma que não jogou o ultimo jogo da fase regular porque já não servia para nada em termos da classificação e disse a mesma coisa que não fazia sentido jogar para não arriscar lesões. Isto para uma pessoa com a personalidade é feitio do Moncho é inaceitável.

Relativamente ao dinheiro posso dizer-te que o Porto ficou muito mal na fotografia da não renovação do Troy porque lhe fez uma contra-proposta à espera que ele fosse rejeitar, mas ele aceitou e depois o Porto teve de arranjar umas desculpas esfarrapadas para não levar o negócio para a frente.

Relativamente ao Jeff, a ideia era vir um atirador, como era o Troy, mas este saiu um tiro completamente ao lado. Só a noite do Porto é que ficou a ganhar com a vinda dele.