#Basquetebol Liga Betclic, 4ª J.: FC Porto-Benfica 79-62

Estado
Não está aberto para novas respostas.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,717
7,685
Esmoriz
O racismo é um assunto sério.

Tenho amigos negros (até tenho amigos que são) e todos eles se queixam que é rara a semana em que não ouvem insultos ou comentários relacionados com a cor de pele. Inclusive miúdos que, quer na escola quer nas modalidades que praticam, são todas as semanas insultados por comentários das bancadas, muitas vezes por pais de outros miúdos. Isto a começar em escalões de 10-11 anos.

Muito sorte têm o Betinho e João Fernandes de só serem insultados no pavilhão do Dragão. São uns privilegiados.
 

macedo

Bancada central
10 Março 2012
2,008
776
Conquistas
1
  • Rui Filipe
O racismo é um assunto sério.

Tenho amigos negros (até tenho amigos que são) e todos eles se queixam que é rara a semana em que não ouvem insultos ou comentários relacionados com a cor de pele. Inclusive miúdos que, quer na escola quer nas modalidades que praticam, são todas as semanas insultados por comentários das bancadas, muitas vezes por pais de outros miúdos. Isto a começar em escalões de 10-11 anos.

Muito sorte têm o Betinho e João Fernandes de só serem insultados no pavilhão do Dragão. São uns privilegiados.
Mesmo, que sorte que eles têm de só aqui lhes chamarem nomes.
Este betinho ainda dou de barato que e um atleta que raramente se mete com alguem, educado e com principios mas ali no fim do jogo também responde aos adeptos, esta a espera que lhes batam palmas e lhe agradeçam por ter estado ali.
Expor estas situações no instagram e nos facebooks é só para lavar roupa, sentiu se assim tão ofendido nem entrava em campo e pronto.
Próximos jogos no pavilhão deles e levar micros e pessoal nas bancadas junto aos deles a ver o que nos chamam, ou por aí o video do Hulk onde os meninos do coro, gritam, uhuhuuhuhuhu, isso já não interresa.
De um jogo onde levaram amasso, agora só se fala do preto daqui e dacola.
Siga 3 derrotas seguidas para carnide.
 
  • Like
Reações: petric

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
22,706
14,581
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
O racismo é um assunto sério.

Tenho amigos negros (até tenho amigos que são) e todos eles se queixam que é rara a semana em que não ouvem insultos ou comentários relacionados com a cor de pele. Inclusive miúdos que, quer na escola quer nas modalidades que praticam, são todas as semanas insultados por comentários das bancadas, muitas vezes por pais de outros miúdos. Isto a começar em escalões de 10-11 anos.

Muito sorte têm o Betinho e João Fernandes de só serem insultados no pavilhão do Dragão. São uns privilegiados.
É verdade.

Infelizmente, bem mais grave que isso, é a instrumentalização do racismo para usufruto das próprias alegadas vitimas.

Ou seja, insulto alguém, cometo algum crime, comporto-me de forma provocatória, faço qualquer outra tropelia ou ação negativa.. mas no final de contas vou-me fazer de vitima porque alguém (igualmente errado) me chama preto, gay ou me manda para a minha terra. A partir deste momento, tudo o que fiz parece que se esvanece.. automaticamente sou um mártir.

A partir daqui, estamos conversados. Benfica é useiro e vezerio nestes comportamentos. Acontece sempre contra nós porque também perdem quase sempre contra nós. Ha uns anos li (num dos poucos jogos que cá ganharam) que os adeptos incendiaram as bancadas! Perante isto, estamos a falar de malta que faz tudo o que for preciso para enganar, ocultar, mentir, vitimizar ou qualquer outra coisa que os beneficie agora, ou amanhã.
 

Vitorino Melo

Bancada lateral
14 Setembro 2017
903
1,442
É verdade.

Infelizmente, bem mais grave que isso, é a instrumentalização do racismo para usufruto das próprias alegadas vitimas.

Ou seja, insulto alguém, cometo algum crime, comporto-me de forma provocatória, faço qualquer outra tropelia ou ação negativa.. mas no final de contas vou-me fazer de vitima porque alguém (igualmente errado) me chama preto, gay ou me manda para a minha terra. A partir deste momento, tudo o que fiz parece que se esvanece.. automaticamente sou um mártir.

A partir daqui, estamos conversados. Benfica é useiro e vezerio nestes comportamentos. Acontece sempre contra nós porque também perdem quase sempre contra nós. Ha uns anos li (num dos poucos jogos que cá ganharam) que os adeptos incendiaram as bancadas! Perante isto, estamos a falar de malta que faz tudo o que for preciso para enganar, ocultar, mentir, vitimizar ou qualquer outra coisa que os beneficie agora, ou amanhã.
Infelizmente, isto não tem a ver com futebol, basquete andebol, o que seja. Pode ser justiça, economia, sociedade, etc. Eles teem de ser diferenciados. Está-lhes na genese.
Se todos os outros lhes dizem que eles são os melhores com quem jogaram (neste século e nos outros todos, na terra em marte ou jupiter), se estão dez anos à frente, etc, etc., porque é que nós simples andrades, tripeiros e portistas, não temos obrigação de fazer o mesmo?
Porque raio temos a mania que somos mais do que os outros?
Se toda a gente obedece segamente, temos obrigação de fazer o mesmo. E porque sim.
Não fazemos, levamos com as consequencias, não tem que saber.
São 40 anos disto.
 
  • Like
Reações: Andrade

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
115,679
51,073
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
COMUNICADO: A Federação Portuguesa de Basquetebol e a Betclic, organizador e patrocinador da Liga, têm desenvolvido um projeto comum de valorização da competição a todos os níveis – incluindo o reforço do respeito pelas normas da ética desportiva, da igualdade, da inclusão e da não discriminação.

Neste contexto, a Federação Portuguesa de Basquetebol e a Betclic, tendo tomado conhecimento das denúncias relativas à verificação de insultos racistas ocorridos no jogo disputado entre o Futebol Clube do Porto e o Sport Lisboa e Benfica, no passado sábado no Pavilhão Dragão Arena, vêm expressar o seu forte repúdio por tais comportamentos, considerando que os mesmos não se enquadram nos valores que ambas as entidades defendem.

Com base nestas denúncias, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Basquetebol já abriu um inquérito preliminar com vista ao apuramento de responsabilidades disciplinares decorrentes dos factos denunciados.

Contudo e sem prejuízo das responsabilidades disciplinares que vierem a ser apuradas, a Federação Portuguesa de Basquetebol e a Betclic repudiam veementemente qualquer comportamento racista ou xenófobo e apelam a todos os intervenientes - particularmente aos clubes promotores do espetáculo desportivo - para a necessidade de assegurarem o respeito pelos princípios e valores éticos que estão subjacentes à prática desportiva.

Neste contexto, a Federação Portuguesa de Basquetebol reafirma o seu firme propósito de combater toda e qualquer manifestação de racismo ou xenofobia e o seu propósito de, através das competentes instâncias disciplinares, punir exemplarmente a violação destes princípios.

Enviado do meu 2201117SY através do Tapatalk
 

Ruben1893

"Clube aparenta ser um quintal"
24 Julho 2019
89,253
191,286
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Só deu click que era racismo na hora de ir escrever nas redes sociais

Como sempre
 

Cheue

12 Maio 2016
18,995
29,203
Conquistas
7
108
Oooh, coitadinhos. Estou cheio de pena. Da próxima vez que um preto se queixar dessas coisas pergunta-lhe como é que os portugueses são tratados naqueles bairros dos arredores de Lisboa onde os africanos estão em maioria. Ah, pois.

Muito reclamam eles do ""racismo"" mas nunca querem voltar para a terrinha deles onde os países são 99% pretos. Nah, preferem sempre viver nos países dos "brancos racistas".
E_rJQV1XMAQMYxN.jpg
 

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
10,450
14,252
COMUNICADO: A Federação Portuguesa de Basquetebol e a Betclic, organizador e patrocinador da Liga, têm desenvolvido um projeto comum de valorização da competição a todos os níveis – incluindo o reforço do respeito pelas normas da ética desportiva, da igualdade, da inclusão e da não discriminação.

Neste contexto, a Federação Portuguesa de Basquetebol e a Betclic, tendo tomado conhecimento das denúncias relativas à verificação de insultos racistas ocorridos no jogo disputado entre o Futebol Clube do Porto e o Sport Lisboa e Benfica, no passado sábado no Pavilhão Dragão Arena, vêm expressar o seu forte repúdio por tais comportamentos, considerando que os mesmos não se enquadram nos valores que ambas as entidades defendem.

Com base nestas denúncias, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Basquetebol já abriu um inquérito preliminar com vista ao apuramento de responsabilidades disciplinares decorrentes dos factos denunciados.

Contudo e sem prejuízo das responsabilidades disciplinares que vierem a ser apuradas, a Federação Portuguesa de Basquetebol e a Betclic repudiam veementemente qualquer comportamento racista ou xenófobo e apelam a todos os intervenientes - particularmente aos clubes promotores do espetáculo desportivo - para a necessidade de assegurarem o respeito pelos princípios e valores éticos que estão subjacentes à prática desportiva.

Neste contexto, a Federação Portuguesa de Basquetebol reafirma o seu firme propósito de combater toda e qualquer manifestação de racismo ou xenofobia e o seu propósito de, através das competentes instâncias disciplinares, punir exemplarmente a violação destes princípios.

Enviado do meu 2201117SY através do Tapatalk
O benfiquistão no seu mais elevado nível de hipocrisia para abafar as 3 (!!!) derrotas seguidas que levam no lombo. Vão para a puta que vos pariu ! 🔥 💩🔥:dragão
 

Ninja67

Bancada central
12 Novembro 2015
1,890
3,638
Os números não mostram o quão importante foi Phayne na defesa... extraordinário.

É claramente um Reforço com maiúscula, pese embora as suas debilidades em defender jogadores mais pesados e corpulentos que ele.
Hoje, a espaços, até soube tirar partido do contacto físico que o Carter sempre procura.

O 5lb está a atravessar uma crise, não há que embandeirar em arco ainda estamos muito longe da fase decisiva da época, mas é sempre importante ganhar um clássico, para mais com esta diferença vincada no marcador, e tratando-se da 2a derrota consecutiva dos lampiões na liga (3a em todas as competições internas).

Kloof ao seu nível, excelente notícia vê-lo assim tão pujante depois da lesão sensível que o travou a época passada.
Excelente análise! O Phayne esteve defensivamente soberbo!
 

Ninja67

Bancada central
12 Novembro 2015
1,890
3,638
Publicação do betinho no Instagram com o inevitável joão fernandes a insinuar que o racismo acontece sempre no mesmo pavilhão...

Inacreditável o descaramento deste gajo
Esqueceu se da vénia que teve, quando jogava nos verdes, em Dezembro de 2021 no pavilhão da UDO.. está escrito e referenciado, caso tenha Alzemeir ou esteja demente.
Este JFernandes é um ressabiado que só andou aqui a gastar água
 

BM

Bancada central
30 Junho 2017
1,620
2,587
Conquistas
6
  • José Maria Pedroto
  • Reinaldo Teles
  • Sérgio Conceição
  • Alfredo Quintana
O Betinho alegadamente foi vítima de racismo e a resposta dele foi apontar para o símbolo do Carnide ou para o símbolo de campeão? Não tem muita lógica.
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,901
14,546
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
O racismo é um assunto sério. Tenho amigos negros (até tenho amigos que são) e todos eles se queixam que é rara a semana em que não ouvem insultos ou comentários relacionados com a cor de pele. Inclusive miúdos que, quer na escola quer nas modalidades que praticam, são todas as semanas insultados por comentários das bancadas, muitas vezes por pais de outros miúdos. Isto a começar em escalões de 10-11 anos. Muito sorte têm o Betinho e João Fernandes de só serem insultados no pavilhão do Dragão. São uns privilegiados.
Pois, é mais ou menos isto.

Quase de certeza que lhe disseram algo, quase de certeza que ele provocou. Como só se pode condenar com certezas absolutas, aguardemos pelos resultados das investigações.
Na pior das hipóteses lá sai uma interdição suspensa pelo recurso para um tribunal qualquer, que é a forma como se lida com isto em Portugal.
Não se tenta combater de facto o racismo, tenta-se usá-lo em prol dos nossos interesses.

Mas vindo deles acho que tem outro valor, temos de levar a sério, porque de racismo percebem eles, dado que o expoente máximo do racismo e da exploração colonial pós-esclavagismo em Portugal foi a forma como eles trataram em vida dois dos seus maiores ídolos, o Coluna e o Eusebio, usados como ídolos e pagos como servos.
 

BM

Bancada central
30 Junho 2017
1,620
2,587
Conquistas
6
  • José Maria Pedroto
  • Reinaldo Teles
  • Sérgio Conceição
  • Alfredo Quintana
Convenhamos, os pavilhões em Portugal são espaços pequenos, na zona onde os jogadores se encontram está lá imensa gente das duas equipas. O Betinho e o Ivan se fossem vítimas desse tipo de insultos, o Keven, não falando de outros atletas nossos não sentiria esses mesmos insultos? Não reagiria? Falo do Keven porque um "preto de merda" ou um "volta para a tua terra" não é perceptível para um americano. Mas mesmo os brancos, um homem como o Queiroz não reagiria? Não condenaria? Tenho muitas dúvidas.

Fora que tenho a ideia que há adeptos do nosso clube frequentadores assíduos do fórum que não falham jogos das nossas modalidades e que se ouvissem abusos desses seriam pessoas para dizer aqui que houveram meia dúzia de otários que abusaram nesse sentido.

Não acho normal que a reacção a eventuais insultos racistas seja o de apontar para um símbolo na camisola. Pelo menos foi o que vi no fim do jogo com adeptos a mandarem caralhadas ao Betinho e ele a responder com isso.

Cheira a estória inventada. Mas mais grave do que insultos racistas são cânticos a dizer que o Ficcini ficou sem cabeça ou sons a imitarem o verylight que matou um adepto rival. Aí não vejo tanta urgência para se resolver a violência no desporto.

O racismo é grave, mas pior é uma claque ilegal ter morto dois adeptos, ser apoiada pelo próprio clube e ainda ter cânticos de gozo com esses acontecimentos e mesmo assim "no pasa nada". País de merda.
 

Bitaites

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
11,816
8,300
Italia
O Betinho alegadamente foi vítima de racismo e a resposta dele foi apontar para o símbolo do Carnide ou para o símbolo de campeão? Não tem muita lógica.
Por outro lado um gajo com carreira longa do Betinho e a própria mulher iam se meter agora a inventar algo tão sensivel como insultos racistas? O Ivan não é bom da cabeça mas o betinho tenho ideia de ser um tipo tranquilo e racional...
Pode ter flipado nesta época de wokismo irracional e ódios à flor da pele ou até ter sido instruído pelo clube para se sair com estas declarações... Tantos anos a jogar no Dragão e agora é que acontece?

Gostava de ver o testemunho em primeira mão dos foristas que costumam ir ao pavilhão.

Por outro lado bastam 2 ou 3 tipos sem cabeça acharem que o insulto racista é mais eficaz e irem por aí... Hoje, ainda bem, isso é inaceitável.

Hoje em dia voltamos a ter gente que facilmente expressa abertamente o quão negativo é o seu coração... Parece que se acabaram os travões e a vergonha social...
É o wokismo,, a ecologia radical, o anti semitismo, o racismo e xenofobia, ...
 
  • Like
Reações: BM

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,717
7,685
Esmoriz
Eu também pensei que a situação tivesse acontecido no final do jogo, quando estava a ir para o balneário, mas segundo o próprio Betinho os insultos aconteceram durante o aquecimento.

O que eu acho bizarro no meio de tudo isto é no meio de 5 ou 6 jogadores negros, o insulto ter sido apenas para o Betinho. Mas pronto, isso não desvaloriza o acto.

Claro que depois isto ganha uma dimensão extra porque é do beifica e as contas afectas ao beifica amplificam a situação e repartilham e retuitam, e ainda por cima acontece no pavilhão do Porto, o que sempre dá para meia-dúzia de dias de superioridade moral e "estas coisas acontecem sempre no mesmo pavilhão" e "o pessoal do norte não sei quê". Fosse num Sangalhos-Póvoa e e ninguém queria saber disso.
Aliás, nesta jornada há um outro caso de insultos racistas a um jogador do Vitória e nem se falou nisso, soube porque vi no instagram do basquete_noticias.

Não é que desculpe o caso, mas foi a primeira vez que o Betinho ouviu um insulto racista num pavilhão que justifique um "ai nunca mais levo os meus filhos a um jogo"? Não me fodam.
 

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
10,450
14,252
O objetivo dessa gente foi alcançado. Falatório, criar discórdias e o resultado do jogo passar a segundo plano. Algo que parece estar a ser atingido neste Fórum de Portistas. Imaginem noutros locais onde nos odeiam. Quero é que esse Filhos da Grande Puta dessa agremiação vão para o Caralho !... O que eles gostam é de se aproveitar do domínio que têm de uma imprensa de um país atrasado e centralista, para manobrarem tudo a seu belo prazer, fazendo dos outros parvos. E fico por aqui neste tópico porque esta conversa já cheira mal.
 
Última edição:

OJR

Bancada central
20 Maio 2020
1,871
2,386
Conquistas
6
52
Leça do Balio
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Sérgio Conceição
  • Reinaldo Teles
Eu também pensei que a situação tivesse acontecido no final do jogo, quando estava a ir para o balneário, mas segundo o próprio Betinho os insultos aconteceram durante o aquecimento.

O que eu acho bizarro no meio de tudo isto é no meio de 5 ou 6 jogadores negros, o insulto ter sido apenas para o Betinho. Mas pronto, isso não desvaloriza o acto.

Claro que depois isto ganha uma dimensão extra porque é do beifica e as contas afectas ao beifica amplificam a situação e repartilham e retuitam, e ainda por cima acontece no pavilhão do Porto, o que sempre dá para meia-dúzia de dias de superioridade moral e "estas coisas acontecem sempre no mesmo pavilhão" e "o pessoal do norte não sei quê". Fosse num Sangalhos-Póvoa e e ninguém queria saber disso.
Aliás, nesta jornada há um outro caso de insultos racistas a um jogador do Vitória e nem se falou nisso, soube porque vi no instagram do basquete_noticias.

Não é que desculpe o caso, mas foi a primeira vez que o Betinho ouviu um insulto racista num pavilhão que justifique um "ai nunca mais levo os meus filhos a um jogo"? Não me fodam.
Há Polícia no Pavilhão, era só o Betinho identificar o adepto e era detido na hora. Certamente levaria à aplicação de interdição do pavilhão para o Clube e o adepto ficaria no mínimo impedido de frequentar recintos desportivos por um largo período de tempo. Estamos a falar de um crime público que não depende de queixa, basta alguém ouvir e comunicar às autoridades.
Parecem-me desculpas de perdedor.
 
  • Like
Reações: Henri
Estado
Não está aberto para novas respostas.