Jackson Martinez

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
38,030
26,163
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
falhava muitos golos para ser um dos grandes, mas era muito bom jogador..
 

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
11,385
13,723
MiguelDeco disse:
falhava muitos golos para ser um dos grandes, mas era muito bom jogador..
Continuo a pensar que o pessoal é muito injusto na avaliação ao Jackson.
Outros avançados que passaram por cá tinham extremos de jeito e médios algo mais criativos...
O Jackson, tirando os 3 jogos (penso que foram 3) que jogou com o Hulk cá, era o nosso melhor avançado e o nosso melhor extremo. Mesmo no último ano em que já tinhamos Brahimi, este só rendeu 3 meses... e ainda jogava muito para si. Mesmo em muitos jogos, era o nosso melhor 10. Teve o mesmo problema dos avançados actuais. Tinha de vir buscar jogo muito atrás e, com isso, perdia clarividência e preponderância na frente.

Eu tento lembrar-me dos nossos grandes avançados-centro dos últimos 30 anos e não me lembro de nenhum que participasse tanto no jogo de equipa e que tivesse tão boa técnica. Tinha um grande defeito... marcava penalties mal como o car@!#@ (ainda enganou no primeiro, em que sacou de um panenka exemplar).
Se tivesse apanhado uma equipa como o Falcao apanhou no seu segundo e último ano, talvez não houvesse esse mito do Jackson ser muito perdulário.

O McCarthy provavelmente andou lá perto, mas tinha um grave problema de profissionalismo e, por isso, várias vezes apareceu com peso a mais, o que afectava sobremaneira a sua performance (o McCarthy da meia-época em 2002 era craque!) - no ano do Co adriaanse, por exemplo, esteve muito bem, mas a bola teimava em ir aos ferros. Mas já imaginaram (pese embora a diferença geracional) o que seria um Jackson de 28 anos na equipa do Mourinho? Com um Derlei ao lado e um Deco e um Maniche por trás?

Comparar com um Jardel já é mais díficil, mas o Jardel praticamente só estava no onze para meter a bola lá dentro (participação no jogo de equipa era muito pouca - pelos vistos o Jorge Costa andava sempre a mandar vir com ele por isso - e a técnica com os pés não era muito famosa). Mesmo assim, penso que o Jackson teria tido um melhor rendimento no Porto do que teve se tivesse um Drulovic e um Capucho a cruzarem-lhe as bolas e um Zahovic por trás.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
38,030
26,163
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Vinha disse:
Continuo a pensar que o pessoal é muito injusto na avaliação ao Jackson.
Outros avançados que passaram por cá tinham extremos de jeito e médios algo mais criativos...
O Jackson, tirando os 3 jogos (penso que foram 3) que jogou com o Hulk cá, era o nosso melhor avançado e o nosso melhor extremo. Mesmo no último ano em que já tinhamos Brahimi, este só rendeu 3 meses... e ainda jogava muito para si. Mesmo em muitos jogos, era o nosso melhor 10. Teve o mesmo problema dos avançados actuais. Tinha de vir buscar jogo muito atrás e, com isso, perdia clarividência e preponderância na frente.

Eu tento lembrar-me dos nossos grandes avançados-centro dos últimos 30 anos e não me lembro de nenhum que participasse tanto no jogo de equipa e que tivesse tão boa técnica. Tinha um grande defeito... marcava penalties mal como o car@!#@ (ainda enganou no primeiro, em que sacou de um panenka exemplar).
Se tivesse apanhado uma equipa como o Falcao apanhou no seu segundo e último ano, talvez não houvesse esse mito do Jackson ser muito perdulário.

O McCarthy provavelmente andou lá perto, mas tinha um grave problema de profissionalismo e, por isso, várias vezes apareceu com peso a mais, o que afectava sobremaneira a sua performance (o McCarthy da meia-época em 2002 era craque!) - no ano do Co adriaanse, por exemplo, esteve muito bem, mas a bola teimava em ir aos ferros. Mas já imaginaram (pese embora a diferença geracional) o que seria um Jackson de 28 anos na equipa do Mourinho? Com um Derlei ao lado e um Deco e um Maniche por trás?

Comparar com um Jardel já é mais díficil, mas o Jardel praticamente só estava no onze para meter a bola lá dentro (participação no jogo de equipa era muito pouca - pelos vistos o Jorge Costa andava sempre a mandar vir com ele por isso - e a técnica com os pés não era muito famosa). Mesmo assim, penso que o Jackson teria tido um melhor rendimento no Porto do que teve se tivesse um Drulovic e um Capucho a cruzarem-lhe as bolas e um Zahovic por trás.
eu sei que escreveste isso com sinceridade e honestidade intelectual, mas é um sacrilégio para mim ler isto:) Então a parte do jardel. Não se pode entrar nesse tipo de comparações e sei que o fizeste para enaltecer o jogador que eu também gostava muito, mas não me parece que seja tão bom como os outros que cá tivemos, mesmo com os jogadores do passado era um jogador que não era muito forte em termos psicológicos e que nem aos calcanhares do jardel conseguiria chegar :):)
 

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
11,385
13,723
MiguelDeco disse:
eu sei que escreveste isso com sinceridade e honestidade intelectual, mas é um sacrilégio para mim ler isto:) Então a parte do jardel. Não se pode entrar nesse tipo de comparações e sei que o fizeste para enaltecer o jogador que eu também gostava muito, mas não me parece que seja tão bom como os outros que cá tivemos, mesmo com os jogadores do passado era um jogador que não era muito forte em termos psicológicos e que nem aos calcanhares do jardel conseguiria chegar :):)
Para te ser sincero, não sei se o Jardel nos dias de hoje conseguiria ser avançado para equipa grande portuguesa para jogar na Champions. Nos anos 90 ainda dava para ter um jogador na mama, ou um 10 tipo rui costa que não defendia. A partir de meados do ínicio do século deixou de ser possível. Uma equipa para ser vencedora em qualquer campo, principalmente se não for uma equipa grande e recheada dos melhores jogadores, precisa de ter 11 trabalhadores em campo. No caso de um avançado, não falo em vir atrás defender, mas, pelo menos, tem de fazer pressão sobre os defesas adversários quando está sem bola (por exemplo, assim resultou o penalty no jogo contra o bayern.. pressão enorme do Jackson).

Em termos psicológicos, parece-me ser um jogador bem forte. E o melhor exemplo disso é o jogo em Munique. Por uns 20 minutos notou-se o Jackson a ir abaixo, mas logo a seguir foi começar a vê-lo correr mais que os colegas todos juntos. Marcou um golo e ainda quase que marcava um segundo golo. No fim, já de rastos, ainda deu muito trabalho à defesa do bayern. Os 6 meses no atlético não são exemplo de nada. O estilo de jogo não se coadunava com o estilo de jogo do Jackson. Aparentemente, o treinador também acabou por pensar o mesmo. Pelo meio houve uma lesão. Ainda marcou uns golitos e fez umas assistências... embora tenha falhado golos cantados. Mas relembro que o diego costa não se tornou no avançado "ideal" para um atlético de um dia para outro! O Fabiano aqui também não deu nada. O primeiro ano de sevilha, se não estou em erro, também não foi nada de fabuloso... depois foi o que se viu...

Tu ficas com a tua, eu fico com a minha. Quando penso no melhor onze de sempre do Porto, para avançado penso sempre muito mais num Falcao ou num Jackson do que num Jardel.
O McCarthy dos primeiros 6 meses no Porto (em 2002) foi um jogador que me deslumbrou. Pena que nunca mais o tenhamos visto... ele era demasiado gajo de farras. E não é que tenha estado mal nos anos seguintes. 2003-2004 nunca esteve em forma - veio gordo como um chino! Em 2004-2005 foi o nosso abono de família, mas para além da matreirisse da liga, o McCarthy também não se sabia controlar. No último ano cá, jogou muito, mas teve muito azar. Muitas bolas ao poste ou grandes defesas dos redes que engatavam um jogo todo. Provavelmente, o facto de não ter mais um Deco atrás, fez com que nunca mais tenhamos visto o McCarthy de 2002 outra vez.
O Lisandro nem sequer era um avançado centro puro.
Fernando Gomes... era fã dele, mas eu era um puto de 5/6 anos quando ainda jogava no Porto. Por isso, não posso aferir nem da sua qualidade, nem do seu estilo de jogo. Domingos (muito bom de pés) estava longe de ser mortifero. Kostadinov... os seus números não se comparam com os de Jackson.
E repara... todos esses avançados, excepto Falcão e Gomes, jogaram na época em que o Porto tinha a hegemonia do futebol português. Só o Falcao e o Jackson jogaram numa época em que o Porto tinha perdido a sua hegemonia e em que o benfica (e em alguns anos o scp) se encontravam tão ou mais fortes que o Porto.
Quanto aos números na Europa... se em 2004 já parecia um cenário surreal ter uma equipa portuguesa a ganhar a Champions, nos últimos anos é ainda pior. 
 

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
11,385
13,723
ruifcpsempre disse:
Marcou um magnífico golo contra os verdes.
E que golo!!! Para mim deveria ter ganho o prémio Puscas nesse ano, mas nem na lista de melhores golos do ano entrou... Enfim... critérios...

Um jogo de enorme pressão, entre duas equipas de nível similar (teóricamente) e ele saca aquele coelho da cartola!!!
Eu só me lembro do passe do Danilo Luís e ver o domínio fantástico de joelho do Jackson. Imediatamente pensei "já foste... está de costas, já vai perder a bola"... e ele saca-me daquele calcanhar!!!
 

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
6,135
8,071
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
MiguelDeco disse:
eu sei que escreveste isso com sinceridade e honestidade intelectual, mas é um sacrilégio para mim ler isto:) Então a parte do jardel. Não se pode entrar nesse tipo de comparações e sei que o fizeste para enaltecer o jogador que eu também gostava muito, mas não me parece que seja tão bom como os outros que cá tivemos, mesmo com os jogadores do passado era um jogador que não era muito forte em termos psicológicos e que nem aos calcanhares do jardel conseguiria chegar :):)
Convem nao esquecer que o Jardel era garante de 35-40 golos por epoca. O Jackson nunca esteve no patamar do brasileiro...alias, muito poucos estiveram. Nao e desprimor nenhum.
Na altura dizia-se que quase impossivel perder um campeonato com Jardel na equipa (o Sr Engenheiro conseguiu esta proeza, naquilo que seria o Hexa).
 

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
19,272
19,438
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
O Jackson Martinez foi ujm dos jogadores com uma das decisoes mais "tragicas" de carreira que me lembro.

Um jogador quando muda de clube tem que perceber para onde vai trabalhar e Jackson decidiu ir jogar num Atletico de Madrid que joga duma forma que nao se adapta ao estilo dele e às suas caracteristicas, e o Atletico igual...decidiu investir num jogador cujas caracteristicas nao eram as adequadas à forma de jogar do Atletico.

O Jackson numa Premier League como avançado unico na area, num Chelsea, num Arsenal, num Everton era um mimo.

Falhava golos, sim falhava...mas era de grande qualidade, nao brinquem, de costas para a baliza era enorme.
 
N

Noventa e Nove

Guest
Um ano sem jogar.

Conheço um clube onde ele fazia um jeitaço, mas que se há-de fazer...
 

gor!s

Tribuna
6 Maio 2017
2,999
46
Um dos grandes avançados da nossa história. No período em que cá esteve foi, quanto a mim, tão bom ou melhor do que o Falcao.
 

Jpfreitas91

Tribuna
9 Abril 2012
4,672
1,081
Foi vítima de uma má gestão da carreira. Mas que era craque, era. Mesmo na Champions mostrava o seu valor, excelente avançado.
 

MetalmanFCP

Bancada lateral
5 Agosto 2016
606
0

Viking

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2016
14,166
12,357
Estará praticamente com pé e meio fora da China.

Não me acredito que depois disto queira continuar por lá...