Iker Casillas

P

portu

Guest
Baía é "o" verdadeiro redes de equipa grande.
Na minha humilde opinião.
Não era jogador de fazer o impossível - aquelas defesas à Bento e tal, mas o controlo do espaço na área, a coordenação da defesa, as saídas, as bolas pelo ar, numa palavra, a segurança: simplesmente magistral.
 

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,174
6,934
Em relação a GR lendários portugueses, os vermelhos, tiveram o Bento, os verdes tiveram o Damas e nós tivemos o Baía..

Para o colega que não viu o Baía jogar, sobre ele posso afirmar que o Patrício sendo um bom GR, não ficará na história como disputando o trio dos lendários, os dos rivais nunca vi jogar, mas consta que é unânime..

Voltando ao dono do tópico, desde que ele agarrou a baliza merengue que está sempre no top óbvio, Barthez, Toldo, Van der Saar, Seaman, tudo grandes que se bateram com o Iker e não levavam a melhor..

Kahn, Buffon, Iker, talvez o top 3 de GR lendários mais carismáticos deste século, o Iker sendo o mais novo, acho que fica bem marcada a minha opinião do nível dele..

Mas o Baía é o Baía, o melhor GR que vi com a nossa camisola, muito me custou ver o Hélton tomar o lugar, que também considero um grande GR, mas o nosso 99 será sempre uma lenda do clube e do futebol..
 

Fcp1998

Tribuna
11 Dezembro 2017
2,559
9
26
Braga
killermartins disse:
Em relação a GR lendários portugueses, os vermelhos, tiveram o Bento, os verdes tiveram o Damas e nós tivemos o Baía..

Para o colega que não viu o Baía jogar, sobre ele posso afirmar que o Patrício sendo um bom GR, não ficará na história como disputando o trio dos lendários, os dos rivais nunca vi jogar, mas consta que é unânime..

Voltando ao dono do tópico, desde que ele agarrou a baliza merengue que está sempre no top óbvio, Barthez, Toldo, Van der Saar, Seaman, tudo grandes que se bateram com o Iker e não levavam a melhor..

Kahn, Buffon, Iker, talvez o top 3 de GR lendários mais carismáticos deste século, o Iker sendo o mais novo, acho que fica bem marcada a minha opinião do nível dele..

Mas o Baía é o Baía, o melhor GR que vi com a nossa camisola, muito me custou ver o Hélton tomar o lugar, que também considero um grande GR, mas o nosso 99 será sempre uma lenda do clube e do futebol..
:)

E em relação ao Robert Enke? Qual é a tua opinião? E do resto do pessoal daqui do forum?
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Fcp1998 disse:
:)

E em relação ao Robert Enke? Qual é a tua opinião? E do resto do pessoal daqui do forum?
Foi um bom guarda-redes esse Enke,mas longe de um Bento e a léguas de um Preud'Homme que jogaram pelo mesmo clube.
 

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,174
6,934
Fcp1998 disse:
:)

E em relação ao Robert Enke? Qual é a tua opinião? E do resto do pessoal daqui do forum?
Sinceramente, não tenho uma memória muito forte sobre ele, lembro-me bem da nódoa que tinha no banco, o Carlos Bossio e do Enke ser visto como um grande potencial de GR, não admirou que saísse para o Barcelona, só que largou o colega argentino fraco e apanhou o "Banano", outra categoria..

A ideia que tenho era de ser um GR com boa agilidade, não muito alto, mas com boa marca alemã de GR's..
 

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,035
4,986
portu disse:
Baía é "o" verdadeiro redes de equipa grande.
Na minha humilde opinião.
Não era jogador de fazer o impossível - aquelas defesas à Bento e tal, mas o controlo do espaço na área, a coordenação da defesa, as saídas, as bolas pelo ar, numa palavra, a segurança: simplesmente magistral.
O Baía até a sofrer golos era elegante, lá dizia o Walter Zenga.
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,826
65,859
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Fcp1998 disse:
:)

E em relação ao Robert Enke? Qual é a tua opinião? E do resto do pessoal daqui do forum?
Era incrível.

Tirando o Iker, Preud'Homme, e Schmeichel foi o melhor que me lembro. Talvez o Baía fosse um poucochinho superior mentalmente. Mas tecnicamente era fabuloso. O Oblak do seu tempo.
 

RXavier10

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
13,155
5,030
Mary Antas disse:
Quando alguém diz que não se lembra do Baía dá-me vontade de chorar. Primeiro por pena da pessoa em causa, depois porque o tempo passa demasiado depressa 😂

Ps: a foto já tem uns bons meses.
Eu também só me lembro dos últimos anos dele, nomeadamente em jogos europeus que são os que ficam mais na memória. E tenho na memória uma entrevista da mulher a um telejornal depois do Mundial 2002, salvo erro, em que diz 'O Vitó não teve culpa'. E ainda o famoso ' Ó Oliveira vai pró crl'. Acho que são as memórias de futebol mais antigas, 2002.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,432
40,216
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
V Baia de certa maneira tem semelhanças com o Iker, não são muito grandes mas tinham grande carisma, Baia saia melhor aos cruzamentos.

Enke era muito bom, e era um excelente homem, uma tragédia o que lhe aconteceu.
 
N

Noventa e Nove

Guest
Não querendo ser insensível ou mal interpretado, creio que somos um pouco simpáticos na avaliação do Enke devido ao que infelizmente aconteceu.

Lembro-me perfeitamente da vinda dele para o Benfica e dos jogos que fez. Era um bom guarda-redes, ágil, não tinha muito bom posicionamento e também era algo intranquilo. Era muito, muito melhor que a alternativa, Bóssio,e era um guarda-redes a quem se previa um bom futuro, mas por exemplo se tivesse que comparar quem parecia mais promissor na altura em que apareceu, entre o Enke e o Moreira, diria o Moreira (e verdade se diga se não fosse aquela lesão... não sabemos).

Mas voltando ao Enke, nunca atingiu o potencial que lhe era vaticinado e apesar de ter chegado à seleção alemã acho que não pode, mas de maneira nenhuma, ser comparado a grandes guarda-redes como os que estamos a citar aqui, por mais simpatia que a sua situação nos mereça. Enke foi um bom guarda-redes, não um grande guarda-redes.

Em Portugal, o meu top3 é claro: Vítor Baía, Iker Casillas e Michel Preud'homme.

De notar que nunca tive o prazer de ver, porque ainda nem era nascido, grandes guarda-redes como o nosso Mly, o Bento (de quem o meu pai é fã) ou Damas.
 

RXavier10

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
13,155
5,030
Para além dos citados (uns vi jogar, outros conheço de nome) penso que ninguém falou no Oblak. Sempre achei o Ederson sobrevalorizado, mas acho o Oblak mesmo bom. Deu logo nas vistas muito novo. Boa contratação deles e que rendeu bom dinheiro. Se não é o melhor do mundo actualmente, diria que é pelo menos top3.
 
N

Noventa e Nove

Guest
RXavier10 disse:
Para além dos citados (uns vi jogar, outros conheço de nome) penso que ninguém falou no Oblak. Sempre achei o Ederson sobrevalorizado, mas acho o Oblak mesmo bom. Deu logo nas vistas muito novo. Boa contratação deles e que rendeu bom dinheiro. Se não é o melhor do mundo actualmente, diria que é pelo menos top3.
Sim o Oblak é aquele guarda-redes que é um bloco de gelo, ou mesmo um glaciar: não se intranquiliza, não se enerva, a expressão é sempre a mesma. E isso num guarda-redes de equipa grande, que participa nas mais importantes competições do mundo, é fundamental.

O Benfica teve muita sorte com ele, que até esteve para ir embora à revelia no início da época em que acabaria por se tornar titular. Muito, muito superior ao Ederson e a qualquer outro dos últimos anos por aqueles lados.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,432
40,216
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Noventa e Nove disse:
Não querendo ser insensível ou mal interpretado, creio que somos um pouco simpáticos na avaliação do Enke devido ao que infelizmente aconteceu.

Lembro-me perfeitamente da vinda dele para o Benfica e dos jogos que fez. Era um bom guarda-redes, ágil, não tinha muito bom posicionamento e também era algo intranquilo. Era muito, muito melhor que a alternativa, Bóssio,e era um guarda-redes a quem se previa um bom futuro, mas por exemplo se tivesse que comparar quem parecia mais promissor na altura em que apareceu, entre o Enke e o Moreira, diria o Moreira (e verdade se diga se não fosse aquela lesão... não sabemos).
Posso estar a interpretar mal, mas pareces insensível.

O Moreira nunca foi uma promessa relevante, era apenas empolado por ser do regime como muitos outros, o Bossio era de facto uma bosta um dos piores que já jogou em Portugal.

O Enke chegou ao regime com 21 ou 22 anos, e tinha apenas uma epoca como titular na Alemanha, quando regressou á Alemanha é que estava a atingir o topo.
 
N

Noventa e Nove

Guest
sirmister disse:
Posso estar a interpretar mal, mas pareces insensível.

O Moreira nunca foi uma promessa relevante, era apenas empolado por ser do regime como muitos outros, o Bossio era de facto uma bosta um dos piores que já jogou em Portugal.

O Enke chegou ao regime com 21 ou 22 anos, e tinha apenas uma epoca como titular na Alemanha, quando regressou á Alemanha é que estava a atingir o topo.
Não estou a ser insensível, garanto-te.

Aliás como pessoa gostava muito do Enke e chegamos a coincidir no mesmo evento a favor de animais abandonados, só não o cheguei a conhecer pessoalmente porque ele foi no dia a seguir a eu ter ido :)

Mas como guarda-redes não achei que fosse tão bom assim, sinceramente, ao ponto de poder ser colocado entre os melhores que por Portugal passaram.
 

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,174
6,934
sirmister disse:
V Baia de certa maneira tem semelhanças com o Iker, não são muito grandes mas tinham grande carisma, Baia saia melhor aos cruzamentos.

Enke era muito bom, e era um excelente homem, uma tragédia o que lhe aconteceu.
Põe sair aos cruzamentos nisso, o Baía era fantástico nesse capítulo, parece que estou a ver no meio da defesa, agarra a bola e fica de pé com ela acima da cabeça.. Confirma ao centrais que está firme e bate na frente com aquele pontapé de lado.. Isso e sair da baliza era como se fosse uma parede contra os avançados, caiu-me tudo quando vi o Giuly a isolar-se na final de 2004, mas lá foi ele.. Essa e a defesa do Helton em Dublin são defesas que ganham finais..

É complicado fugir ao off-topic mas fazia-se um livro com as memórias que temos do Baía, fenomenal..
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,432
40,216
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
killermartins disse:
Põe sair aos cruzamentos nisso, o Baía era fantástico nesse capítulo, parece que estou a ver no meio da defesa, agarra a bola e fica de pé com ela acima da cabeça.. Confirma ao centrais que está firme e bate na frente com aquele pontapé de lado.. Isso e sair da baliza era como se fosse uma parede contra os avançados, caiu-me tudo quando vi o Giuly a isolar-se na final de 2004, mas lá foi ele.. Essa e a defesa do Helton em Dublin são defesas que ganham finais..

É complicado fugir ao off-topic mas fazia-se um livro com as memórias que temos do Baía, fenomenal..
Foi um 2 em 1 essa defesa na final de 2004, porque o Giuly saiu logo a seguir.

Baia era grande e dava cabo da cabeça aos lamp, tanto que um parolo como o scolari para ser unanime em Portugal mesmo sendo uma merda só precisou não o convocar quando ele era de longe o melhor. Teriamos ganho o 2004 com ele.


https://www.youtube.com/watch?v=fiJ2CQqOD-w
 

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,174
6,934
sirmister disse:
Foi um 2 em 1 essa defesa na final de 2004, porque o Giuly saiu logo a seguir.

Baia era grande e dava cabo da cabeça aos lamp, tanto que um parolo como o scolari para ser unanime em Portugal mesmo sendo uma merda só precisou não o convocar quando ele era de longe o melhor. Teriamos ganho o 2004 com ele.


https://www.youtube.com/watch?v=fiJ2CQqOD-w
Estive a ver este vídeo depois do post anterior, tinha de ser, depois de reavivar as memórias.. O Scolari só se agarra aos penalties contra a Inglaterra, o melhor jogo que vi contra os ingleses foi em 2000 e o GR não era o Ricardo..
 

jpcardoso

Bancada lateral
29 Maio 2015
721
0
34
Porto
killermartins disse:
Estive a ver este vídeo depois do post anterior, tinha de ser, depois de reavivar as memórias.. O Scolari só se agarra aos penalties contra a Inglaterra, o melhor jogo que vi contra os ingleses foi em 2000 e o GR não era o Ricardo..
O Scolari foi simplesmente um badalhoco (desculpem a expressão, mas não encontro palavra mais suave) e provocador indecente. Não queria convocar o Baía e bem ou mal, sendo selecionador, estava no direito dele, assim como nós adeptos estamos no nosso direito de exigir saber o "porquê?", mas, agora, cabe na cabeça de alguém um clube português, com 3 guarda-redes portugueses, um dos quais considerado o melhor da Europa desse ano, e convoca o 3º GR do clube???!!!

Edit: Peço desculpa à moderação, só me apercebi que estava a escrever sobre o Baía no tópico do Iker (off-topic) depois de já ter submetido a resposta, se for caso disso apago o "post".