Artur Jorge

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
7,248
4,616
Conquistas
15
  • José Maria Pedroto
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
  • André Villas-Boas
Lembro-me de um jogo contra os mouros, nao me lembro do ano, 1-1 e expulsam um jogador nosso. Ainda na 1a parte, ou mm no inicio da 2a. A equipa toda rota a partir de certa altura da 2a parte, mas o Drulo rouba uma bola no meio campo e vai o campo todo até à área para meter golo... estavam todos tao cansados q eu pensei q os defesas o iam apanhar, sem duvida uma das maiores explosoes nas Antas das que me lembro.

Penso que esse jogo foi em 94/95.

Fui confirmar, e foi mesmo. Mas não foi bem como contaste. O Emerson ganhou uma dividida, meteu no Rui Barros, que parece ter iniciado a jogada mais atrás, e este assiste o Drulo, que de primeira mete no ângulo à saída do Preud'Homme. O Aloísio ainda falhou um penalty.

 

cybersoze35

Bancada central
12 Junho 2017
1,810
2,815
Conquistas
2
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Vítor Hugo
Penso que esse jogo foi em 94/95.

Fui confirmar, e foi mesmo. Mas não foi bem como contaste. O Emerson ganhou uma dividida, meteu no Rui Barros, que parece ter iniciado a jogada mais atrás, e este assiste o Drulo, que de primeira mete no ângulo à saída do Preud'Homme. O Aloísio ainda falhou um penalty.

Bem, devo estar a confundir jogos, entao. Acho q houve uma em q o Drulo corre grande parte do meio campo isolado e mete golo. Se calhar nao foi com os mouros e estou a fazer um mix de historias. :p:LOL:
Neste aqui, eu lá no estádio achei q era um roubo de igreja, mas realmente parece q o Joao Vieira Pinto nao estava em fora de jogo.
 

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,031
3,917
Lembro-me de um jogo contra os mouros, nao me lembro do ano, 1-1 e expulsam um jogador nosso. Ainda na 1a parte, ou mm no inicio da 2a. A equipa toda rota a partir de certa altura da 2a parte, mas o Drulo rouba uma bola no meio campo e vai o campo todo até à área para meter golo... estavam todos tao cansados q eu pensei q os defesas o iam apanhar, sem duvida uma das maiores explosoes nas Antas das que me lembro.
__________________



Talvez seja o de 1994/95

Mas ganhamos 2-1, com Drulovic a fazer o golo da vitória...

Secretário foi expulso

Arrumamos-os praticamente do título
 

Mike_Walsh

Arquibancada
4 Janeiro 2024
294
921
Espectacular.

Uma equipa que jogava tanto e com 100% de jogadores portugueses. Havia o Celso e acho que mais nenhum estrangeiro... o Mly, o Juary, o Elói e o Madjer viriam mais tarde, julgo eu.
Nesse ano de 84/85, o Celso ainda não estava. O único estrangeiro de que me lembro era o Mike Walsh.
 
  • Like
Reações: Fil e Edgar Siska

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,776
25,723
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Penso que esse jogo foi em 94/95.

Fui confirmar, e foi mesmo. Mas não foi bem como contaste. O Emerson ganhou uma dividida, meteu no Rui Barros, que parece ter iniciado a jogada mais atrás, e este assiste o Drulo, que de primeira mete no ângulo à saída do Preud'Homme. O Aloísio ainda falhou um penalty.

Estou a ficar velho.. obrigadinho pela recordação 😅🤣 o João Pinto era um jogador do caraças..
 
  • Haha
Reações: cybersoze35 e Fil

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
7,248
4,616
Conquistas
15
  • José Maria Pedroto
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
  • André Villas-Boas
Nesse ano de 84/85, o Celso ainda não estava. O único estrangeiro de que me lembro era o Mike Walsh.

Certo, o @fridolfresberg já me tinha alertado para isso.

Fiz confusão no caso do Celso por causa de um jogo em Alvalade e pensava que o teu homónimo já tinha saído.

Fui consultar o plantel desse ano e tinhamos um guarda-redes da ex-Jugoslávia, o Borota, como bem disse o @cybersoze35, um defesa cabo-verdiano - José Mariano, ambos com pouquíssima utilização, e além do Walsh, já cá estava um tal de Paulinho Cascavel.
 
Última edição:

cybersoze35

Bancada central
12 Junho 2017
1,810
2,815
Conquistas
2
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Vítor Hugo
Certo, o @fridolfresberg já me tinha alertado para isso.

Fiz confusão no caso do Celso por causa de um jogo em Alvalade e pensava que o teu homónimo já tinha saído.

Fui consultar o plantel desse ano e tinhamos um guarda-redes da ex-Jugoslávia, o Borota, como bem disse o @cybersoze35, um defesa cabo-verdiano - José Mariano, ambos com pouquíssima utilização, e além do Walsh, já cá estava um tal de Paulinho Cascavel.
Esse Mariano nao me lembro de todo. O Cascavel julguei q era no ano seguinte, e lembrava-me q tinha jogado mto pouco, mas foi ainda menos do q eu pensava - 2 jogos.
Em todo o caso eu percebo a tua ideia do Celso. Eu tb tinha a mm ideia, e sem ir ver tb apostaria em 84/85. Mas na realidade foi em 85/86, em q se eliminarmos os estrangeiros q quase nao contaram (tipo Cascavel), Edevaldo e Ralph, este ultimo nem sequer me lembro de ouvir/ler o nome dele. Dp havia o Paulo Ricardo, mas tb pouco jogou. O Walsh tb ja estava em fim de linha e jogou só 10 jogos. Tinhamos era o Juary, mas era suplente. Daí a ideia q era o Celso, por ser titular, e mais 10 portugueses. Isto durou uns 3 meses. Dp chegaram jogadores q viriam a ser importantissimos, o Madjer e o Elói, algures em Novembro, acho. Nao devia haver epocas de transferencia, digo eu. E dp no final do ano chegou o Mlynarczyk, pq o Zé Beto tinha-se lesionado, e a experiencia Matos nao estava a correr pelo melhor. Eheh. Portanto a partir de Janeiro ja tinhamos bastantes estrangeiros no 11 titular, ou nos jogadores importantes, chamemos-lhe assim.
Mas eu nao me choca nada ter estrangeiros, o q me choca é qdo quase nao temos portugueses. E tb fico menos satisfeito com o plantel qdo quase nao temos jogadores das camadas jovens, mas isso nao se controla, se algumas geraçoes forem más, nao os podemos promover só pq sim.
 
  • Like
Reações: Fil

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,031
3,917
Perdeu espaço com o regresso do Gomes, mas foi fundamental para chegarmos à final da Taça das Raças em 1984
_________________________



Na época 1982/83, a do regresso do Gomes, marcou 15 golos no campeonato, 19 em todas as competições.

Foi bastante vezes titular.

Mesmo em 1983/84 teve bons períodos, embora já mais como suplente de luxo.

A partir de 1984/85 é que se dá a quebra definitiva.
 

Mike_Walsh

Arquibancada
4 Janeiro 2024
294
921
Certo, o @fridolfresberg já me tinha alertado para isso.

Fiz confusão no caso do Celso por causa de um jogo em Alvalade e pensava que o teu homónimo já tinha saído.

Fui consultar o plantel desse ano e tinhamos um guarda-redes da ex-Jugoslávia, o Borota, como bem disse o @cybersoze35, um defesa cabo-verdiano - José Mariano, ambos com pouquíssima utilização, e além do Walsh, já cá estava um tal de Paulinho Cascavel.
O guarda-redes Borota foi contratado ao Boavista porque o Zé Beto estava suspenso por um ano das provas internacionais (quase agressão ao fiscal de linha na Final da Taça das Taças).
Mas como a prioridade era reconquistar o título nacional 6 anos depois, o Artur Jorge optou por manter o Zé Beto no Campeonato e o Borota na Europa. Acabámos eliminados pelo Wrexham, equipa de Gales da IV Divisão inglesa. penso que já não existe. Perdemos 1-0 fora, em casa ganhámos 4-3, com o último golo do Wrexham quase no fim do jogo. Grandes culpas de Borota, embora não fosse culpa dele só jogar naqueles jogos.
O Mariano era um defesa central negro. Não me lembro de nada de especial na sua passagem pelo clube.
O Paulinho Cascavel fez história no futebol português ao serviço do Guimarães e do Sporting. Não sei se alguma vez não terá sido o melhor marcador do Campeonato. No Porto não teve grande hipóteses, à frente dele o Fernando Gomes e a seguir o Mike Walsh.
 
  • Like
Reações: cybersoze35 e Fil

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,031
3,917
Esse Mariano nao me lembro de todo. O Cascavel julguei q era no ano seguinte, e lembrava-me q tinha jogado mto pouco, mas foi ainda menos do q eu pensava - 2 jogos.
Em todo o caso eu percebo a tua ideia do Celso. Eu tb tinha a mm ideia, e sem ir ver tb apostaria em 84/85. Mas na realidade foi em 85/86, em q se eliminarmos os estrangeiros q quase nao contaram (tipo Cascavel), Edevaldo e Ralph, este ultimo nem sequer me lembro de ouvir/ler o nome dele. Dp havia o Paulo Ricardo, mas tb pouco jogou. O Walsh tb ja estava em fim de linha e jogou só 10 jogos. Tinhamos era o Juary, mas era suplente. Daí a ideia q era o Celso, por ser titular, e mais 10 portugueses. Isto durou uns 3 meses. Dp chegaram jogadores q viriam a ser importantissimos, o Madjer e o Elói, algures em Novembro, acho. Nao devia haver epocas de transferencia, digo eu. E dp no final do ano chegou o Mlynarczyk, pq o Zé Beto tinha-se lesionado, e a experiencia Matos nao estava a correr pelo melhor. Eheh. Portanto a partir de Janeiro ja tinhamos bastantes estrangeiros no 11 titular, ou nos jogadores importantes, chamemos-lhe assim.
Mas eu nao me choca nada ter estrangeiros, o q me choca é qdo quase nao temos portugueses. E tb fico menos satisfeito com o plantel qdo quase nao temos jogadores das camadas jovens, mas isso nao se controla, se algumas geraçoes forem más, nao os podemos promover só pq sim.
_________________________________



Mariano era central.

O 4º.

Eurico, Lima Pereira, Eduardo Luís... Mariano

Esteve duas épocas, praticamente não jogou, até porque houve poucas lesões nesses dois anos.



Ralph nunca fez nenhum jogo oficial.

Há uma ou outra foto pelas reservas, depois foi emprestado.


Edevaldo, internacional brasileiro, foi contratado para os últimos 2 ou 3 meses da época devido aos problemas de saúde do João Pinto que o fizeram perder a 2ª metade da época, e também por causa das outras lesões no centro da defesa que fizeram com que o Celso não pudesse assumir o lado direito.


Dispensamos o Paulinho Cascavel... contratamos o Paulo Ricardo ao V. Guimarães, junto com o Laureta e Paquito...
 
  • Like
Reações: cybersoze35 e Fil

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,031
3,917
O guarda-redes Borota foi contratado ao Boavista porque o Zé Beto estava suspenso por um ano das provas internacionais (quase agressão ao fiscal de linha na Final da Taça das Taças).
Mas como a prioridade era reconquistar o título nacional 6 anos depois, o Artur Jorge optou por manter o Zé Beto no Campeonato e o Borota na Europa. Acabámos eliminados pelo Wrexham, equipa de Gales da IV Divisão inglesa. penso que já não existe. Perdemos 1-0 fora, em casa ganhámos 4-3, com o último golo do Wrexham quase no fim do jogo. Grandes culpas de Borota, embora não fosse culpa dele só jogar naqueles jogos.
O Mariano era um defesa central negro. Não me lembro de nada de especial na sua passagem pelo clube.
O Paulinho Cascavel fez história no futebol português ao serviço do Guimarães e do Sporting. Não sei se alguma vez não terá sido o melhor marcador do Campeonato. No Porto não teve grande hipóteses, à frente dele o Fernando Gomes e a seguir o Mike Walsh.
_______________




Wrexham continua a existir.



Vídeo da 1ª mão




2ª mão

Dilúvio total nas Antas

Das minhas primeiras desilusões.

Na altura fiquei incrédulo.

 

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
7,248
4,616
Conquistas
15
  • José Maria Pedroto
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
  • André Villas-Boas
Esse Mariano nao me lembro de todo. O Cascavel julguei q era no ano seguinte, e lembrava-me q tinha jogado mto pouco, mas foi ainda menos do q eu pensava - 2 jogos.
Em todo o caso eu percebo a tua ideia do Celso. Eu tb tinha a mm ideia, e sem ir ver tb apostaria em 84/85. Mas na realidade foi em 85/86, em q se eliminarmos os estrangeiros q quase nao contaram (tipo Cascavel), Edevaldo e Ralph, este ultimo nem sequer me lembro de ouvir/ler o nome dele. Dp havia o Paulo Ricardo, mas tb pouco jogou. O Walsh tb ja estava em fim de linha e jogou só 10 jogos. Tinhamos era o Juary, mas era suplente. Daí a ideia q era o Celso, por ser titular, e mais 10 portugueses. Isto durou uns 3 meses. Dp chegaram jogadores q viriam a ser importantissimos, o Madjer e o Elói, algures em Novembro, acho. Nao devia haver epocas de transferencia, digo eu. E dp no final do ano chegou o Mlynarczyk, pq o Zé Beto tinha-se lesionado, e a experiencia Matos nao estava a correr pelo melhor. Eheh. Portanto a partir de Janeiro ja tinhamos bastantes estrangeiros no 11 titular, ou nos jogadores importantes, chamemos-lhe assim.
Mas eu nao me choca nada ter estrangeiros, o q me choca é qdo quase nao temos portugueses. E tb fico menos satisfeito com o plantel qdo quase nao temos jogadores das camadas jovens, mas isso nao se controla, se algumas geraçoes forem más, nao os podemos promover só pq sim.

Sim, ter estrangeiros não me choca, bem pelo contrário, desde que tragam valor.

O que relevei é no sentido de que ter uma equipa onde predominam portugueses, acaba por dar mais valor ao produto nacional e à nossa formação, mas muito longe de ser um veto aos estrangeiros.

O 11 inicial de 85 era todo português e a equipa era uma máquina. Em 2004 a esmagadora maioria também... e uma máquina era... Há semelhanças. Mas depois reparamos que a equipa de 2011, do André, tinha maioria de estrangeiros no 11 e o que eu retiro é que aquilo que é imperioso é o critério e o rigor, seja em que mercado for, independentemente da origem dos jogadores.

Só assim é possivel fazer equipas competitivas, seja com orçamento alto ou baixo.
 
  • Love
Reações: cybersoze35