Artur Jorge

cybersoze35

Bancada central
12 Junho 2017
1,982
3,118
Conquistas
2
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Vítor Hugo
Tenho grandes e bonitas memórias da minha infância e o senhor é parte importante desses momentos.
Deves ser pouco mais novo q eu, e portanto identifiquei-me bastante com as tuas histórias. Estavas lá com o Rabat Ajax? Estavamos a rebaixar o estádio e foi no Estádio dos Arcos em Vila do Conde. Tb teria algumas historias engraçadas, mas teria q puxar pela memória. Eheh. Só uma gira q me lembrei enqto lia o teu texto, foi em Chaves, o Elói tinha metido golo de livre no ano anterior, neste jogo a precisarmos de 1 golo, novo livre. Senhor ao meu lado, adepto do Chaves (ou doutros, mas contra nós :p), diz para a mulher todo confiante "já meteu dali o ano passado, nao vai meter outra vez". Nota-se q percebe um nadinha de probabilidades e estatistica, mas o Elói nao quis nada com isso e pimbas, bola lá dentro sem espinhas. Q festa! É possivel q me tenha metido com o referido senhor, mas entretanto apaguei isso da minha memória. :LOL:
 

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
7,267
4,697
Conquistas
15
  • José Maria Pedroto
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
  • André Villas-Boas
Deves ser pouco mais novo q eu, e portanto identifiquei-me bastante com as tuas histórias. Estavas lá com o Rabat Ajax? Estavamos a rebaixar o estádio e foi no Estádio dos Arcos em Vila do Conde. Tb teria algumas historias engraçadas, mas teria q puxar pela memória. Eheh. Só uma gira q me lembrei enqto lia o teu texto, foi em Chaves, o Elói tinha metido golo de livre no ano anterior, neste jogo a precisarmos de 1 golo, novo livre. Senhor ao meu lado, adepto do Chaves (ou doutros, mas contra nós :p), diz para a mulher todo confiante "já meteu dali o ano passado, nao vai meter outra vez". Nota-se q percebe um nadinha de probabilidades e estatistica, mas o Elói nao quis nada com isso e pimbas, bola lá dentro sem espinhas. Q festa! É possivel q me tenha metido com o referido senhor, mas entretanto apaguei isso da minha memória. :LOL:
Não estava lá.
Nasci e cresci numa realidade diferente e longinqua.
Sou madeirense.
E por isso, acompanhei o Porto sempre à distancia. Tive a sorte de ir crescendo à medida exacta que o FCP foi se consolidando como força nacional e internacional e a identificação foi total, até que se tornou um amor incondicional.

Esse senhor trasmontano teve azar. O Elói batia bem livres...

Já agora, esta equipa e estes equipamentos... 💎💙




 
Fil

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
7,267
4,697
Conquistas
15
  • José Maria Pedroto
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
  • André Villas-Boas
Aproveitando o conteúdo de uma página que me foi indicada por um caro colega, aqui ficam os festejos após o golo do Bibota na Luz em 85. 💙











 

cybersoze35

Bancada central
12 Junho 2017
1,982
3,118
Conquistas
2
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Vítor Hugo
Não estava lá.
Nasci e cresci numa realidade diferente e longinqua.
Sou madeirense.
E por isso, acompanhei o Porto sempre à distancia. Tive a sorte de ir crescendo à medida exacta que o FCP foi se consolidando como força nacional e internacional e a identificação foi total, até que se tornou um amor incondicional.
É tao válido qto ser portista cá do Porto... só nao dá é grande jeito para ver a equipa várias vezes ao ano, tirando qdo tiveste o Maritimo, Nacional e Uniao todos na 1a! ;)💙
 

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
11,524
17,089
33
Vila Das Aves
Não estava lá.
Nasci e cresci numa realidade diferente e longinqua.
Sou madeirense.
E por isso, acompanhei o Porto sempre à distancia. Tive a sorte de ir crescendo à medida exacta que o FCP foi se consolidando como força nacional e internacional e a identificação foi total, até que se tornou um amor incondicional.

Esse senhor trasmontano teve azar. O Elói batia bem livres...

Já agora, esta equipa e estes equipamentos... 💎💙




A fotografia de baixo fez-me viajar no tempo quase 30 anos (tenho 33).
Em miúdo o meu velhote fez um quadro em madeira, todo XPTO, precisamente com essa mesma fotografia.
Deu-me este equipamento (e a bola igual) quando consegui decorar os nomes dos jogadores presentes no quadro.

Caralho, é tão bom ser portista.
 

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
7,267
4,697
Conquistas
15
  • José Maria Pedroto
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
  • André Villas-Boas
É tao válido qto ser portista cá do Porto... só nao dá é grande jeito para ver a equipa várias vezes ao ano, tirando qdo tiveste o Maritimo, Nacional e Uniao todos na 1a! ;)💙
Pois é lol... E via mesmo sempre que o Porto cá vinha.

Por ser raro, era muito especial ver ao vivo o clube do meu coração, principalmente ali entre os 10-15 anos.

O meu Pai fez-me sócio do Maritimo com menos de 1 ano de idade, mas sabe lá Deus porquê, nunca fui aquele adepto incondicional. Aliás, até gostava do União. Caso único na familia.

Aqueles anos 90 tiveram episodios terriveis. O Maritimo nesses anos era dos campos mais dificeis para nós. E eu vi aquilo tudo ao vivo. Mais fácil era ganhar em Alvalade...

E já não vejo o Porto ao vivo, vai para 15 anos. Deixei de ir aos Barreiros...
 

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,078
4,115
Aproveitando o conteúdo de uma página que me foi indicada por um caro colega, aqui ficam os festejos após o golo do Bibota na Luz em 85. 💙











______________






Grande vitória na Luz.

Falou-se em mais de 20 mil adeptos do Porto.

Não foi evidentemente a primeira, mas podemos dizer que foi muito a partir desta que as vitórias ou os bons resultados começaram a ser regulares.

Estávamos a meio do campeonato, mas este jogo praticamente colocou-nos o título na mão.

1ª época de Artur Jorge, Futre, André, Quim...

Alguma desconfiança... sobretudo após a eliminação frente ao Wrexham...

Mas as coisas endireitaram. Uma autêntica máquina de bom futebol.

Gomes, Bi-Bota com 39 golos em 30 jogos.

Futre e Jaime Magalhães nas alas.

Frasco, o artista do meio-campo.

André, incrível. Bem secundado por Quim.

Defesa quase intransponível... os centrais Eurico e Lima Pereira... João Pinto e Inácio nas alas...

Zé Beto na baliza...

Vermelhinho fazendo também quase todos os jogos e marcando vários golos...

Foi a sequência da época anterior, sem Sousa e Jaime Pacheco, mas com Futre, André e Quim e o Artur Jorge...
 

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
7,267
4,697
Conquistas
15
  • José Maria Pedroto
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
  • André Villas-Boas
______________






Grande vitória na Luz.

Falou-se em mais de 20 mil adeptos do Porto.

Não foi evidentemente a primeira, mas podemos dizer que foi muito a partir desta que as vitórias ou os bons resultados começaram a ser regulares.

Estávamos a meio do campeonato, mas este jogo praticamente colocou-nos o título na mão.

1ª época de Artur Jorge, Futre, André, Quim...

Alguma desconfiança... sobretudo após a eliminação frente ao Wrexham...

Mas as coisas endireitaram. Uma autêntica máquina de bom futebol.

Gomes, Bi-Bota com 39 golos em 30 jogos.

Futre e Jaime Magalhães nas alas.

Frasco, o artista do meio-campo.

André, incrível. Bem secundado por Quim.

Defesa quase intransponível... os centrais Eurico e Lima Pereira... João Pinto e Inácio nas alas...

Zé Beto na baliza...

Vermelhinho fazendo também quase todos os jogos e marcando vários golos...

Foi a sequência da época anterior, sem Sousa e Jaime Pacheco, mas com Futre, André e Quim e o Artur Jorge...

Espectacular.

Uma equipa que jogava tanto e com 100% de jogadores portugueses. Havia o Celso e acho que mais nenhum estrangeiro... o Mly, o Juary, o Elói e o Madjer viriam mais tarde, julgo eu.
 
  • Like
Reações: cybersoze35

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,078
4,115
Espectacular.

Uma equipa que jogava tanto e com 100% de jogadores portugueses. Havia o Celso e acho que mais nenhum estrangeiro... o Mly, o Juary, o Elói e o Madjer viriam mais tarde, julgo eu.
____________



Esses todos que citas vieram na época seguinte, inclusive o Celso.

Em 1984/85, apenas o Walsh, que já estava em perda... tendo chegado o Paulinho Cascavel que nada conseguiu com a época tremenda que o Gomes fez e, infelizmente, na época seguinte foi para Guimarães...
 
  • Like
Reações: cybersoze35 e Fil

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
7,267
4,697
Conquistas
15
  • José Maria Pedroto
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
  • André Villas-Boas
____________



Esses todos que citas vieram na época seguinte, inclusive o Celso.

Em 1984/85, apenas o Walsh, que já estava em perda... tendo chegado o Paulinho Cascavel que nada conseguiu com a época tremenda que o Gomes fez e, infelizmente, na época seguinte foi para Guimarães...
Pensava que o Walsh já cá não estava e de facto o Celso só viria no ano seguinte. Confundi por causa de um golo em Alvalade, que por algum motivo agora pensei que teria acontecido em 84/85 mas foi apenas em 85/86. E claro o Paulinho Cascavel que não vingou, mas era dificil, com o Gomes no prime, não havia hipótese.

EDIT: Aliás, 84/85 não poderia ter sido, porque empatámos os dois jogos 0-0 com o sporting nessa época.
 
  • Like
Reações: cybersoze35

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,078
4,115
Pensava que o Walsh já cá não estava e de facto o Celso só viria no ano seguinte. Confundi por causa de um golo em Alvalade, que por algum motivo agora pensei que teria acontecido em 84/85 mas foi apenas em 85/86. E claro o Paulinho Cascavel que não vingou, mas era dificil, com o Gomes no prime, não havia hipótese.

EDIT: Aliás, 84/85 não poderia ter sido, porque empatámos os dois jogos 0-0 com o sporting nessa época.
_________________________



O Walsh fez a sua última época no Porto em 1985/86, ainda marcando 3 golos.

O empate nas Antas contra o Sporting foi em dia de dilúvio.

Em Alvalade, a várias jornadas do fim, se ganhássemos era o título automático.

Como empatamos, ficou para a jornada seguinte nas Antas contra o Belenenses, 5-1.

Neste jogo em Alvalade tivemos várias lances de golo iminente do Futre, do Gomes, bola no poste, etc...

O Paulinho Cascavel foi realmente pena, pois ficando, com alguma paciência, algum empréstimo pelo meio, poderia dali a 2 ou 3 anos ter-se tornado no nosso futuro ponta-de-lança titular após Gomes.
 
  • Like
Reações: cybersoze35 e Fil

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,078
4,115
Para quem a época, era uma criança acabada de nascer, é um deleite ler-vos. Tanto Porto!!
______________________



Em 1977/78 somos bicampeões, após 19 anos sem conquistarmos o título, e apenas com uma Taça de Portugal pelo meio.

Mas é a partir de 1984/85, e já com uma bela amostra em 1983/84 (Taça, Supertaça, final da Taça das Taças), que definitivamente as coisas viram.

Em 1986/87, com a Taça dos Campeões, dá-se o salto internacional final.

Estes tempos ficam marcados para sempre em cada um de nós que os viveram, nos adultos de então que poucas vitórias saboreavam, mas também nas crianças, como era o meu caso, quando tudo é sempre absorvido de forma ainda mais vincada e fica para sempre.

Pedroto, Pinto da Costa, Teles Roxo, Artur Jorge, Gomes, Futre, Madjer, João Pinto, Jaime Magalhães, André, Mlynarczyk e tantos outros...

Os relatos do Amaro e depois do Paulo César Oliveira no Quadrante Norte...

Até me arrepio...
 

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
7,267
4,697
Conquistas
15
  • José Maria Pedroto
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
  • André Villas-Boas
______________________



Em 1977/78 somos bicampeões, após 19 anos sem conquistarmos o título, e apenas com uma Taça de Portugal pelo meio.

Mas é a partir de 1984/85, e já com uma bela amostra em 1983/84 (Taça, Supertaça, final da Taça das Taças), que definitivamente as coisas viram.

Em 1986/87, com a Taça dos Campeões, dá-se o salto internacional final.

Estes tempos ficam marcados para sempre em cada um de nós que os viveram, nos adultos de então que poucas vitórias saboreavam, mas também nas crianças, como era o meu caso, quando tudo é sempre absorvido de forma ainda mais vincada e fica para sempre.

Pedroto, Pinto da Costa, Teles Roxo, Artur Jorge, Gomes, Futre, Madjer, João Pinto, Jaime Magalhães, André, Mlynarczyk e tantos outros...

Os relatos do Amaro e depois do Paulo César Oliveira no Quadrante Norte...

Até me arrepio...

Sem tirar nem por.

As imagens e o relato do golo do Ademir contra o benfica em maio de 78 também desencadeia uma boa reacção em mim, pela importancia que teve.

Desse jogo não há memória possivel (ainda nem 2 anos tinha, sou de 76), apenas dos vídeos que vi muito mais tarde.


 

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,078
4,115
Sem tirar nem por.

As imagens e o relato do golo do Ademir contra o benfica em maio de 78 também desencadeia uma boa reacção em mim, pela importancia que teve.

Desse jogo não há memória possivel (ainda nem 2 anos tinha, sou de 76), apenas dos vídeos que vi muito mais tarde.


_____________


O golo do Ademir junto com o do Kelvin terão sido ou foram mesmo o momento do maior grito de um golo vivido nas Antas / no Dragão.
 
  • Like
Reações: cybersoze35 e Fil

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
7,267
4,697
Conquistas
15
  • José Maria Pedroto
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
  • André Villas-Boas
_____________


O golo do Ademir junto com o do Kelvin terão sido ou foram mesmo o momento do maior grito de um golo vivido nas Antas / no Dragão.

Concordo que é bastante provável que estejam no top da exuberancia vocal.
Mas deve haver outros.

- Golos da vitória frente ao Covilhã, que deu o titulo na ultima jornada em 86, os golos frente ao Belenenses um ano antes e que deu titulo 6 anos depois do último em 79.
- O do Benny ao Man Utd em 2004.
- Os 3-1 ao benfica em 2009/10. (Belluschi...)
- Os 5-0 no ano seguinte.
- Talvez os do Dinamo de Kiev em 87 (André e Futre)

(Possivel que existam outros)
 

Edgar Siska

Não há derrotas, quando é firme o passo
9 Julho 2016
64,400
107,897
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
______________________



Em 1977/78 somos bicampeões, após 19 anos sem conquistarmos o título, e apenas com uma Taça de Portugal pelo meio.

Mas é a partir de 1984/85, e já com uma bela amostra em 1983/84 (Taça, Supertaça, final da Taça das Taças), que definitivamente as coisas viram.

Em 1986/87, com a Taça dos Campeões, dá-se o salto internacional final.

Estes tempos ficam marcados para sempre em cada um de nós que os viveram, nos adultos de então que poucas vitórias saboreavam, mas também nas crianças, como era o meu caso, quando tudo é sempre absorvido de forma ainda mais vincada e fica para sempre.

Pedroto, Pinto da Costa, Teles Roxo, Artur Jorge, Gomes, Futre, Madjer, João Pinto, Jaime Magalhães, André, Mlynarczyk e tantos outros...

Os relatos do Amaro e depois do Paulo César Oliveira no Quadrante Norte...

Até me arrepio...
Boa referência ao Paulo César Oliveira que "pegou nas rendas" dos relatos depois do Gomes Amaro nos anos 90.

Muitos relatos ouvidos desses dois craques do relato.
 
  • Like
Reações: cybersoze35

cybersoze35

Bancada central
12 Junho 2017
1,982
3,118
Conquistas
2
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Vítor Hugo
(Possivel que existam outros)
Lembro-me de um jogo contra os mouros, nao me lembro do ano, 1-1 e expulsam um jogador nosso. Ainda na 1a parte, ou mm no inicio da 2a. A equipa toda rota a partir de certa altura da 2a parte, mas o Drulo rouba uma bola no meio campo e vai o campo todo até à área para meter golo... estavam todos tao cansados q eu pensei q os defesas o iam apanhar, sem duvida uma das maiores explosoes nas Antas das que me lembro.
 

cybersoze35

Bancada central
12 Junho 2017
1,982
3,118
Conquistas
2
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Vítor Hugo
Já para explosoes inglórias, umas das maiores q me lembro nas Antas, tb foi o Drulo. Ultimo jogo do grupo da Champions 93/94, se ganhassemos ao AC Milan jogavamos as meias finais nas Antas contra o Monaco, se nao ganhassemos iriamos ao Camp Nou jogar com o Barcelona. A certa altura perto do fim do jogo, o Drulo entra na area pelo lado esquerdo, deixando os defesas para trás, o Rossi vem fazer a mancha e o Drulo mete-lhe a bola por baixo... toda a gente a festejar! Vamos a ver e o malandro do Rossi tinha tido tempo de se sentar em cima da bola e portanto a bola nao passou, apesar de ter dado essa ideia. Que balde de agua fria! E dp outro em Barcelona, mas nao falemos de coisas tristes! :p
 
  • Like
Reações: fridolfresberg