Vincent Aboubakar

Aboubakar 9

Aboubakar

0.00

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

0.00 Performance da Época
Jogos
0
Golos
0
Assistências
0
Amarelos
0
Vermelhos
0

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
9,709
7
35
Porto
DrGero disse:
Minutos do André Silva em 2016/17: 3425

Golos: 21

Golos de penalti:9  Rio Ave (f), Boavista (c), Feirense (f), Estoril (f), Tondela (c), Paços Ferreira (c), Roma (c), Brugges (f), Leicester (c)

Golos de lances de bola corrida: 12

Médio de golos de bola corrida vs minutos de utilização: 1 golo a cada 285 minutos.

Minutos do Aboubakar em 2015/16: 3066

Golos: 18
Golos de penalti: 0
Golos de lances de bola corrida: 18

Média de golos de bola corrida vs minutos de utilização: 1 golo a cada 170 minutos.
Estatisticas pperfeitamente normais. Estas a comparar um jogador que tem uns 5 anos ao mais alto nivel com um que só começou esta época. Trata se de uma comparação injusta. Os numeros do André num primeiro ano ao mais alto nivel sao bastante bons. Seja de penalty ou nao. Retiras os penaltys e sao 12 golos. Numeros que se formos a ver aboubakar nao tinha no primeiro ano. Nem falcao , nem jackson , nem lisandro , etc etc

Num porto numa fase complicada, com um sistema.de jogo e treinador ridiculos.

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
21,707
36,114
Conquistas
4
42
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Depois das palavras que teve, mais que uma vez, onde dizia sempre que não queria voltar porque o clube o tinha tratado mal.

Foi expulso em dois jogos decisivos para o Besiktas nas competições europeias , vejam a expulsão dele em Kiev, falhou os dois jogos com o Lyon por castigo.

Se teve assim tão boa época porque não paga o Besiktas 10 milhões por ele? Porque sabem que apesar de marcar golos tem a mentalidade de um puto de 10 anos.

Espero que nunca mais vista a camisola do NGC.

Mr.Ribeiro 46

Tribuna Presidencial
26 Julho 2016
7,864
5,877
Gelsenkirchen disse:
Se teve assim tão boa época porque não paga o Besiktas 10 milhões por ele? Porque sabem que apesar de marcar golos tem a mentalidade de um puto de 10 anos.

Não é bem por isso. Tem mais a ver com serem um bando de caloteiros sem palavra. Sabiam que não tinham dinheiro e andaram a inventar que tinham acordo com o Aboubakar para tentar ganhar poder negocial.
De resto, essa última frase reflete o meu desejo sobre o indivíduo em questão.

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
33
Porto
E agora porque não comparar a idade e o salário de Aboubakar, com a idade e o salário de André Silva.

Faz sentido comparar um jogador que tem quase meia dúzia de epocas enquanto sénior ao mais alto nível com um jogador que tem 1 época ao mais alto nível?

Porque não também incluir jogos da selecção?

André Silva entre FC Porto e selecção soma:

3986 minutos e 28 golos = 1 golo a cada 142 minutos

2709 minutos e 21 golos = 1 golo a cada 129 minutos

E agora o mais importante:

- Quantos minutos jogou André Silva como extremo?

- Quantos minutos jogou Aboubakar como extremo?

Contexto, meus amigos, contexto.

É que tratar dados estatísticos sem contexto vale zero.

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,474
976
Porto, 1977
Roma disse:
Estatisticas pperfeitamente normais. Estas a comparar um jogador que tem uns 5 anos ao mais alto nivel com um que só começou esta época. Trata se de uma comparação injusta. Os numeros do André num primeiro ano ao mais alto nivel sao bastante bons. Seja de penalty ou nao. Retiras os penaltys e sao 12 golos. Numeros que se formos a ver aboubakar nao tinha no primeiro ano. Nem falcao , nem jackson , nem lisandro , etc etc

Num porto numa fase complicada, com um sistema.de jogo e treinador ridiculos.
Ou estamos a comparar PdL sendo a bitola o nível exigido pelo Porto ou estamos a comparar a tolerância que se deve ter com PdL no 1.º ano de profissionalismo.

Se estivéssemos a falar do Rúben Neves - que não é titular e que aparentemente não tem grandes propostas  - então a bitola é a do que o jogador pode vir a ser face ao talento que tem.

Assim, não.
Se um jogador que vale 30 ou 40 (a crer no que se diz) tem um rendimento inferior a nível de finalização a um que tem problemas psicológicos e vale 10 pouco me importa se nasceu no Olival ou no ASEC Mimosas.

A bitola passa a ser única e exclusivamente o Porto.

Se queres que te diga eu estou desiludido com o que eu achava que o AS podia ser e o que é depois do 1.º ano.

Eu costumava dizer que tínhamos aqui um Lewandowski e que por isso seria PdL de Portugal por 10 anos.
Vi mais Okazaki do que que Lewandowski.
Muita entrega, excelente capacidade de desmarcação mas a nível de finalização revelou-se pouco mais do que sofrível.
Até o Kleber tinha uma melhor percentagem de golos marcados sem penaltis vs  minutos de utilização.

O Diogo Jota que não foi 9 em qualquer momento da temporada e que muita gente achava um escândalo os 22M de cláusula tem um melhor índice de golos vs minutos.

O Porto é rendimento e nunca pode ser hype.
No 1.ª ou no 20.ª época não pode ter um Pdl que marque 1 golo de bola corrida a cada 4 horas e 45 minutos de bola.
E se fores fazer a estatística dos últimos 20 anos não terás tido um único com uma estatística tão má.

Em defesa do AS podemos falar que alguns desses penaltis foram arrancados por ele (Roma, Feirense, Estoril) o que na prática acaba por representar o mesmo que um golo de bola corrida.

Podemos também pensar que com um JF a treina-lo em vez dum NES a formata-lo em Okazaki o nosso Lewandowski seria outro.

Não podemos é fingir a realidade. Olhar para o rendimento do AS dentro do campo e à conta dos penaltis e da dupla com CR7 em jogos contra Andorra, Faroe e Letónia para pensar que aquilo que vemos conta menos do que queremos contar que se vê.

Jogadores de talento como o Rúben, o Rafa Soares, o André, o Rui Pedro, o Dalot devem ser acarinhados e jamais devem ser vendidos sem esgotarmos o que pensamos que eles podem vir a ser no futuro.

Agora quando vejo toda a gente a falar em 40, 50 ou 60 por um jogador cujas melhores características futebolísticas que revelou estão ao nível de um Gonçalo Guedes 2016/17 começo a pensar que o Porto confunde hype e rendimento.

O Porto precisa de vender.
Aparentemente o jogador que se diz valer mais não tem futebol actual para sequer ser titular do FCP.
Se for para o Milan é suplente do Bacca.
Se for para o Real joga pouco mais que o Mariano Diaz.

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,474
976
Porto, 1977
WarriorFCP disse:

Mesmo antes de chegar o Soares os números do AS eram sofríveis fora penaltis.

Antes de Soares:

2551 minutos - 10 golos de bola corrida (1 golo por 255 minutos de utilização a 9)

E já que metemos jogos a extremo/fora da posição 9 cá fica a estatística do:

Diogo Jota:

1989 minutos - 9 golos de bola corrida (1 golo por 221 minutos de utilização)

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
33
Porto
DrGero disse:
Mesmo antes de chegar o Soares os números do AS eram sofríveis fora penaltis.

Antes de Soares:

2551 minutos - 10 golos de bola corrida (1 golo por 255 minutos de utilização a 9)

E já que metemos jogos a extremo/fora da posição 9 cá fica a estatística do:

Diogo Jota:

1989 minutos - 9 golos de bola corrida (1 golo por 221 minutos de utilização)
Achas que esse tipo de estatísticas têm sentido? Eu respeito a tua opinião, está fundamentada, e os argumentos são legítimos. Só que acho que não faz sentido comparar o rendimento de um Diogo Jota cuja sua posição é exactamente a de extremo/2º ponta de lança e cujas suas características são ideias para jogar aí, com um André Silva que é ponta de lança e jogou muitos jogos a extremo, numa posição cujas suas características não encaixam de todo.

As estatísticas são interessantes, são um suporte fundamental, mas não podem ser dissociadas de tudo o resto. Dados estatísticos, sem contexto, não são nada, até porque o futebol não é jogado por máquinas, não é um desporto individual. É um desporto colectivo, jogado por humanos com toda a sua complexidade comportamental. Uma equipa de futebol é um sistema aberto e como tal sofre a influência de uma grande variedade de factores.

Se vamos apenas aos dados estatísticos e esquecemos tudo o resto, vamos entrar por um caminho sinuoso.

O André Silva tem 21 anos, fez a sua primeira época completa como sénior, Depoitre não foi nem sequer uma alternativa séria, qual foi o estado mental do André Silva ao ter sobre si toda a pressão dos golos quando o FC Porto passou por momentos complicados durante a época? Qual era o estado mental do André Silva quando o treinador decidiu colocar o jogador a jogar numa posição que não é a sua? Quais os melhores e os piores períodos colectivos da equipa do FC Porto durante a época? De que forma contribuía o André Silva para a qualidade colectiva da equipa do FC Porto nos vários processos e momentos do jogo?

E em relação ao Diogo Jota e aos golos. Foi o nosso extremo com mais golos, marcou 9 golos, mesmo assim deixou de ser titular a partir do momento que Brahimi passou a contar. Porquê?

Em que é que contribuía Diogo Jota para a qualidade colectiva do FC Porto? Em que é que contribuía Brahimi para a qualidade colectiva do FC Porto? Em que é que contribuía Corona para a qualidade colectiva do FC Porto? Se analisarmos o peso de cada jogador na equipa, percebemos facilmente porque é que Jota deixou de ser titular, no entanto, contraria os números.

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,474
976
Porto, 1977
WarriorFCP disse:
Se vamos apenas aos dados estatísticos e esquecemos tudo o resto, vamos entrar por um caminho sinuoso.

O André Silva tem 21 anos, fez a sua primeira época completa como sénior, Depoitre não foi nem sequer uma alternativa séria, qual foi o estado mental do André Silva ao ter sobre si toda a pressão dos golos quando o FC Porto passou por momentos complicados durante a época? Qual era o estado mental do André Silva quando o treinador decidiu colocar o jogador a jogar numa posição que não é a sua? Quais os melhores e os piores períodos colectivos da equipa do FC Porto durante a época? De que forma contribuía o André Silva para a qualidade colectiva da equipa do FC Porto nos vários processos e momentos do jogo?

E em relação ao Diogo Jota e aos golos. Foi o nosso extremo com mais golos, marcou 9 golos, mesmo assim deixou de ser titular a partir do momento que Brahimi passou a contar. Porquê?

Em que é que contribuía Diogo Jota para a qualidade colectiva do FC Porto? Em que é que contribuía Brahimi para a qualidade colectiva do FC Porto? Em que é que contribuía Corona para a qualidade colectiva do FC Porto? Se analisarmos o peso de cada jogador na equipa, percebemos facilmente porque é que Jota deixou de ser titular, no entanto, contraria os números.
Concordo que a estatística no futebol não é primordial na análise do rendimento de um jogador.

E o habitual é termos jogadores do Porto a jogar a muito e a não ter o hype que os craques de Alcochete e Seixal.

Eu não tenho qualquer vontade em denegrir o AS. Fiquei felicíssimo com aquele 3.º golo na Letónia que tem tudo o que gosto de ver num Pdl.
Pressão, desmarcação, finalização.

O que não gosto é de ver o Porto e os portistas transformados num Benfica que idolatrava jogadores pelo que gostavam que fossem ou pelo que dizem que vão ser.

Eu achava mesmo que o AS ia ser um PdL de topo e vi os jogos praticamente todos que ele fez e em vez de ver o entusiasmo que pulula pelo portismo do meu lado está apenas preocupação.

Para te ser franco eu gostava de ver este menino com treinador para voltar a sonhar em ter um 9 matador em vez dum avançado que dá tudo, corre muito mas que não cheira golo na grande área.

O futebol do NES apenas o sublimou naquela componente que nos pode ter dado o apuramento para a Champions.
A capacidade de desmarcar-se nas costas da defesa e de se ligar com o passador (naquele caso o Otávio).

Os 2 momentos que mais me entusiasmaram do AS foi aquele golaço à Pdl contra o Estoril e a desmarcação que expulsa o Vermaelen num jogo em que já devíamos estar 3-0 abaixo.

Foi formatado para equipa pequena. Para jogar em esticões fora da área.
Até o Soares que brilhou naquele habitat selvagem teve dificuldades quando nos últimos jogos o NES o pôs a jogar mais na área.

É só por isso que eu vendia os 2 (caso surjam propostas).
Porque neste momento se tiver que escolher entre os 4/5 jogador que podem valer + de 20 milhões vou sempre optar pelos que acho que menos vão fragilizar o rendimento desportivo da equipa.

Eu usei a estatística neste caso como usaria se visse alguém a dizer que o Bas Dost é cepo.
O que quis dizer é que a estatística não determina quem é top mas é impossível alguém ser um 9 TOP com números destes tal como é impossível ser um 9 CEPO como números daqueles.

Existindo propostas de 30M para cima (euros e não mendeuros) não há um único jogador do Porto que me fizesse bater com a porta na cara do comprador.

O Felipe porque já queima os 28 anos e isto é o Porto e não o Real.
O Danilo pode valer mais mas na posição 6 (na minha cabeça) os atributos que acho fundamentais (posicionamento, recuperação, fechar portas) não são muito valorizados pelo mercado que continua a sonhar com os trincos à Fernando Redondo e Paulo Sousa. Podíamos comprar um bom doberman por 4/5M e para além disso abriríamos o espaço que temos que abrir para o Rúben (que eu acho que se conseguir os 3000 minutos do AS explode).

Eu acarinho todos os jovens quando me dizem que é preciso despachar porque não jogam/rendem e eu intuo talento.

A partir do momento em que ouço falar em 25/30M essa minha campainha desliga. A partir daí só penso no que valem, no que podem valer ou deixar de valer.

Por isso se conseguirmos 60M (euros e não mendeuros) por André + Ricardo estamos a gerir bem o clube.

Por isso é que não vibro quando jogadores que estão com rendimento (Reyes / Aboubakar) parece que podem sair por 5 ou 6M e é grande negócio.

FCP_King

Bancada central
9 Junho 2007
2,477
264
Conquistas
1
Porto, 1991
  • Campeão Nacional 19/20
Opinião polémica: O Aboubakar é de MUITO longe o nosso melhor ponta de lança.

Opinião (penso que) consensual: Não tem condições para ficar tendo em conta a postura que teve para com o FC Porto.

O problema dele no FCP foi exclusivamente mental na minha opinião.

Daniel1982

Arquibancada
5 Abril 2017
200
0
42
FCP_King disse:
Opinião polémica: O Aboubakar é de MUITO longe o nosso melhor ponta de lança.

Opinião (penso que) consensual: Não tem condições para ficar tendo em conta a postura que teve para com o FC Porto.

O problema dele no FCP foi exclusivamente mental na minha opinião.
Concordo plenamente com o q foi escrito aqui, mas tambem devemos como adeptos parar para pensar e questionar o porque de algumas coisas acontecerem.

Num passado recente, tivemos o mesmo problema com 1 ponta de lança... de seu nome Luis Fabiano. Aquando da sua transferencia , todos batemos palmas pq tinha saído um poste da nossa área. Depois os anos que se seguiram em Espanha no comments....

Será coincidência?

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
18,589
44,631
Tem de sair ou continuar emprestado por um valor alto, de modo a contornar a clausula existente com o Lorient. Confesso que me faz alguma confusão ver que existem pessoas a desejar o seu regresso...

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
28,731
21,805
Gelsenkirchen disse:
Depois das palavras que teve, mais que uma vez, onde dizia sempre que não queria voltar porque o clube o tinha tratado mal.

Foi expulso em dois jogos decisivos para o Besiktas nas competições europeias , vejam a expulsão dele em Kiev, falhou os dois jogos com o Lyon por castigo.

«...tem a mentalidade de um puto de 10 anos« !? faz-me lembrar uma observação de Benni McCarthy semelhante mas relativa a um outro jogador...e que jogador!
Benni McCarthy sobre R.Carvalho:

«Ricardo Carvalho era como um miúdo de 10 anos, quando estás a falar com ele e a sua mente está... Ele não estava lá simplesmente. O pior nos treinos! Chegava segunda-feira [e o Mourinho gritava] "Ricky! Ricky! Ricardo! Vai para casa!", e mandava-o embora mesmo. O Carvalho respondia "Mas eu estou aqui". "Vai para casa simplesmente", insistia o Mourinho. Podem chamar-lhe o que quiserem. Não fazia o seu trabalho. Mas o Mourinho sabia: chegava ao sábado e ele jogava. E quem era o melhor em campo? Ricardo Carvalho!»

RodiFCP

Bancada central
24 Maio 2017
1,089
712
Com o dinheiro que (não) temos não vamos contratar um avançado melhor que o Aboubakar, e pior que isto é vende-lo por meia dúzia de euros! Para mim é tentar renovar e recuperar o jogador e será a melhor opção qualidade/preço em termos de PL!

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,524
11,107
Conquistas
7
45
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
RodiFCP disse:
Com o dinheiro que (não) temos não vamos contratar um avançado melhor que o Aboubakar, e pior que isto é vende-lo por meia dúzia de euros! Para mim é tentar renovar e recuperar o jogador e será a melhor opção qualidade/preço em termos de PL!
isto... isto sim seria boa gestão e bom senso

MetalmanFCP

Bancada lateral
5 Agosto 2016
606
0
Roberto_FCP disse:
Tem de sair ou continuar emprestado por um valor alto, de modo a contornar a clausula existente com o Lorient. Confesso que me faz alguma confusão ver que existem pessoas a desejar o seu regresso...
É um excelente avançado sem dúvida, mas não é um matador, muito frágil mentalmente, não o quero de volta. Não dando para vender, porque a possibilidade de lucrar com este jogador é ínfima devido à % do passe que nós temos, o ideal seria emprestá-lo a uma equipa da Premier League por 3/4 Milhões. Penso que no final da próxima época fica livre se não renovar certo?

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
22,806
25,134
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
WarriorFCP disse:
E agora porque não comparar a idade e o salário de Aboubakar, com a idade e o salário de André Silva.

Faz sentido comparar um jogador que tem quase meia dúzia de epocas enquanto sénior ao mais alto nível com um jogador que tem 1 época ao mais alto nível?

Porque não também incluir jogos da selecção?

André Silva entre FC Porto e selecção soma:

3986 minutos e 28 golos = 1 golo a cada 142 minutos

2709 minutos e 21 golos = 1 golo a cada 129 minutos

Era também importante saber quantos marcou Aboubakar na sua primeira época senior ou com 21 anos...as diferenças são ridiculamente enormes.