WarriorFCP disse:
Se vamos apenas aos dados estatísticos e esquecemos tudo o resto, vamos entrar por um caminho sinuoso.
O André Silva tem 21 anos, fez a sua primeira época completa como sénior, Depoitre não foi nem sequer uma alternativa séria, qual foi o estado mental do André Silva ao ter sobre si toda a pressão dos golos quando o FC Porto passou por momentos complicados durante a época? Qual era o estado mental do André Silva quando o treinador decidiu colocar o jogador a jogar numa posição que não é a sua? Quais os melhores e os piores períodos colectivos da equipa do FC Porto durante a época? De que forma contribuía o André Silva para a qualidade colectiva da equipa do FC Porto nos vários processos e momentos do jogo?
E em relação ao Diogo Jota e aos golos. Foi o nosso extremo com mais golos, marcou 9 golos, mesmo assim deixou de ser titular a partir do momento que Brahimi passou a contar. Porquê?
Em que é que contribuía Diogo Jota para a qualidade colectiva do FC Porto? Em que é que contribuía Brahimi para a qualidade colectiva do FC Porto? Em que é que contribuía Corona para a qualidade colectiva do FC Porto? Se analisarmos o peso de cada jogador na equipa, percebemos facilmente porque é que Jota deixou de ser titular, no entanto, contraria os números.
Concordo que a estatística no futebol não é primordial na análise do rendimento de um jogador.
E o habitual é termos jogadores do Porto a jogar a muito e a não ter o hype que os craques de Alcochete e Seixal.
Eu não tenho qualquer vontade em denegrir o AS. Fiquei felicíssimo com aquele 3.º golo na Letónia que tem tudo o que gosto de ver num Pdl.
Pressão, desmarcação, finalização.
O que não gosto é de ver o Porto e os portistas transformados num Benfica que idolatrava jogadores pelo que gostavam que fossem ou pelo que dizem que vão ser.
Eu achava mesmo que o AS ia ser um PdL de topo e vi os jogos praticamente todos que ele fez e em vez de ver o entusiasmo que pulula pelo portismo do meu lado está apenas preocupação.
Para te ser franco eu gostava de ver este menino com treinador para voltar a sonhar em ter um 9 matador em vez dum avançado que dá tudo, corre muito mas que não cheira golo na grande área.
O futebol do NES apenas o sublimou naquela componente que nos pode ter dado o apuramento para a Champions.
A capacidade de desmarcar-se nas costas da defesa e de se ligar com o passador (naquele caso o Otávio).
Os 2 momentos que mais me entusiasmaram do AS foi aquele golaço à Pdl contra o Estoril e a desmarcação que expulsa o Vermaelen num jogo em que já devíamos estar 3-0 abaixo.
Foi formatado para equipa pequena. Para jogar em esticões fora da área.
Até o Soares que brilhou naquele habitat selvagem teve dificuldades quando nos últimos jogos o NES o pôs a jogar mais na área.
É só por isso que eu vendia os 2 (caso surjam propostas).
Porque neste momento se tiver que escolher entre os 4/5 jogador que podem valer + de 20 milhões vou sempre optar pelos que acho que menos vão fragilizar o rendimento desportivo da equipa.
Eu usei a estatística neste caso como usaria se visse alguém a dizer que o Bas Dost é cepo.
O que quis dizer é que a estatística não determina quem é top mas é impossível alguém ser um 9 TOP com números destes tal como é impossível ser um 9 CEPO como números daqueles.
Existindo propostas de 30M para cima (euros e não mendeuros) não há um único jogador do Porto que me fizesse bater com a porta na cara do comprador.
O Felipe porque já queima os 28 anos e isto é o Porto e não o Real.
O Danilo pode valer mais mas na posição 6 (na minha cabeça) os atributos que acho fundamentais (posicionamento, recuperação, fechar portas) não são muito valorizados pelo mercado que continua a sonhar com os trincos à Fernando Redondo e Paulo Sousa. Podíamos comprar um bom doberman por 4/5M e para além disso abriríamos o espaço que temos que abrir para o Rúben (que eu acho que se conseguir os 3000 minutos do AS explode).
Eu acarinho todos os jovens quando me dizem que é preciso despachar porque não jogam/rendem e eu intuo talento.
A partir do momento em que ouço falar em 25/30M essa minha campainha desliga. A partir daí só penso no que valem, no que podem valer ou deixar de valer.
Por isso se conseguirmos 60M (euros e não mendeuros) por André + Ricardo estamos a gerir bem o clube.
Por isso é que não vibro quando jogadores que estão com rendimento (Reyes / Aboubakar) parece que podem sair por 5 ou 6M e é grande negócio.