Desde a final de Dublin, o bicampeonato ganho pelo VP é talvez o maior feito do FCP no futebol.
Tínhamos um bom 11 e nada mais.
Relembro aqui o banco do FCP no famoso jogo do minuto 92:
Fabiano, Abdoulaye, Castro, Defour, Kelvin, Seba, Liedson
O VP foi injustiçado por ter pouco carisma e não ser grande comunicador. Mas tinha a equipa a trabalhar bem no processo defensivo e ao manter a posse de bola.
Eu até gosto do SC mas depois do VP acho que não tivemos nenhum treinador melhor que ele.
Tendo dito isto, de facto as suas opções de carreira têm sido muito estranhas. Esperava mais dele.
Já eu acho que o VP estagnou um pouco nas ideias e não o acho superior ao SC.
Para alguns será porque tem o idealismo dos "barcelonismos" já mortos, mas dou valor a ambos, não venho aqui atirar que o Prof. Neca é tão importante como o VP. O VP foi no FC Porto um bom treinador, num período difícil, que teve de encostar muitos craques (daí na segunda época ter uns 13 jogadores e o resto ser para encher chouriços) que já se estavam a achar maiores que o clube. Foi melhor internamente que a nível internacional onde de certa forma falhou mas com condicionantes (na primeira época a fase de grupos da Champions foi jogada no período onde os tais jogadores estavam a fazer frete) e na segunda fomos alvo de falta de eficácia na eliminatória e de uma estupidez de um jogador.
Falhou nas Taças, por motivos diferentes, na primeira ápoca pelo mesmo motivo supracitado, um frete em Coimbra de vários jogadores (á cabeça o Alvaro Pereira que fez a pior exibição da sua carreira), na segunda devido a um roubo em Braga (algo que SC viria também a sofrer anos mais tarde) onde duas faltas banais a meio campo deram dois amarelos ao Castro quando o Porto ganhava 1-0.
A verdade é que sofreu em jogos de campeonato uma derrota, e todos sabemos como. Foi bastante competente na competição mais importante.
Como adjunto posso dizer, terá sido o melhor adjunto pós Mourinho adjunto. De nível altíssimo, complementando na perfeição a personagem carismática de AVB com o lado metódico do cientista do futebol.
Depois de sair daqui tem viajado bastante entre projetos exóticos com sucesso e outros com menor sucesso. Olympiakos ou shangai tinham estruturas sólidas, o que contribuiu para poder montar equipa e lutar por vitórias.
Fenerbahce, TSV Munich foram fiascos, o canários a passarem por uma fase difícil da sua história, sem capacidade de renovação na primeira passagem carregada de jogadores que eram já ex-jogadores em actividade e a segunda passagem no rescaldo de tudo isso, com uma equipa nova, sem automatismos e em revolução, com pressão de ganhar já o que não ganham há anos. TSV falido, com um dono louco que a meio da época decidiu na pagar ordenados aos jogadores e treinadores, nem sequer pagar a inscrição da equipa.
Al-Ahli na Arábia foi um projecto exótico para ganhar €.