Hoje mais friamente, mas não quer dizer que serei mais amigável…
O VB tem cometido alguns erros desde o início da época, perfeitamente normais para alguém que está a começar, mas também tem feito muitos (vários) acertos. Porém, ontem foi tudo mau demais para ser verdade e o VB tem que fazer uma reflexão profunda sobre o sucedido.
Mais do que culpa dos jogadores, ontem foi uma derrota pesada por culpa do treinador, que preparou mal o jogo (preparou-o sequer?), fez escolhas estapafúrdias para o jogo e ainda conseguiu falhar a toda a linha nas correções necessárias durante o jogo. Eu prefiro acreditar que o VB não preparou sequer o jogo, porque se o preparou, são demasiados maus sinais.
Todos estávamos avisados sobre a forma de jogar do Bodo, mas o treinador achou por bem deixar a peça-chave (Varela) do nosso jogo no banco e nem sequer dar-lhe um minuto de jogo. Preferiu dar lugar a um conjunto de jogadores que fez com que não houvesse uma ponta de fibra na nossa faixa direita, explorada até à exaustão. As costas do nosso lateral direito foram exploradas do primeiro ao último minuto, mas o treinador achou que a culpa era do lateral do outro lado. E, pasmem-se, qual jogador faria mais falta naqueles minutos de centros para a área? JM ou Moura?
Mas não acaba aqui! Eu gostaria de saber o que é que o Borges e o Franco têm feito nos jogos que mereçam os constantes prémios de jogar, principalmente o Borges! O Franco pode não ter qualidade para o nosso clube, mas pelo menos não chega a ser a nulidade que o Borges tem sido!
Na linha do seu antecessor (e mestre) tenho visto demasiadas opções pelo estatuto do jogador (ou fetiche) ao invés da qualidade que o jogador pode dar à equipa. Ninguém consegue compreender as repentinas perdas de lugar do Martim e do Vasco em detrimento de jogadores sem qualquer futuro no FC Porto.
Vítor, as palavras leva-as o vento. É inadmissível ver um discurso nas conferências de imprensa e ações completamente distintas antes, durante e após o jogo! Faz esse exercício tu mesmo e vê o que disseste sobre o jogo e o adversário, como foste para o jogo (11 e estratégia) e como não soubeste desmontar uma equipa boa, é certo, mas com processos de jogo não muito distintos de algumas equipas aqui do tugão! E, mais uma coisa, não é a guardar o OURO da casa no banco e na bancada que vamos recuperar…
Eu espero que consigas corrigir isto e que este jogo tenha servido como lição final, porque a margem de erro num FC Porto não se coaduna com erros de principiante ou, ainda pior, de teimosias estúpidas.
Terás sempre a última palavra, mostra nos próximos jogos que, presentemente, tens qualidade suficiente e que continuas a merecer o apoio e a confiança dos portistas.