Tudo sobre o «Penta»

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
33
Cascais, 1966
Abro aqui um tópico para o Penta, recordistas absolutos em títulos consecutivos.

De 94 a 99, fez-de 3 treinadores: Bobby Robson, António Oliveira e Fernando Santos.

Existiram \"apenas\" 6 jogadors totalistas, foram eles Aloisio, Rui Barros, Drulovic, Folha, Paulinho Santos e Jorge Costa.

Os 11 mais utilizados em cada época:

94/95: V. Baia, João Pinto, Aloísio, José Carlos, Paulinho Santos, Emerson, Secretário, Rui Barros, Domingos, Kulkov e Folha

95/96: V. Baia, Secretário, Aloísio, Jorge Costa, R. Jorge, Paulinho Santos, Emerson, Lipcsei, Domingos, Edmilson e Drulovic

96/97: Hilário, Sérgio Conceição, Aloísio, Jorge Costa, Paulinho Santos, Barroso, Zahovic, Artur, Jardel, Edmilson e Drulovic

97/98: Rui Correia, Secretário, Aloísio, J. M. Pinto, Fernando Mendes, Sérgio Conceição, Paulinho Santos, Zahovic, Capucho, Drulovic e Jardel

98/99: V. Baia, Secretário, Aloísio, Jorge Costa, Fernando Mendes, Doriva, Paulinho Santos, Zahovic, Capucho, Drulovic e Jardel

Melhores marcadores: Jardel - 92; Domingos - 44, Zahovic - 27

No Total: 397 golos marcados, o primeiro foi de Rui Filipe.
123 golos sofridos.

Que mais há a dizer deste Penta?

Jorgito

Arquibancada
18 Julho 2006
188
33
Ermesinde, 1984
Tanta coisa...

Foi um Penta conquistado á custa de sangue, suor e lágrimas.

De lágrimas, porque o Rui Filipe foi o marcador do primeiro golo do Penta e que viria acabar da forma tão triste que nós sabemos.

De suor, por aquilo que demonstrávamos em campo. Não eramos os melhores porque a comunicação social dizia, eramos (e somos) os melhores, porque jogávamos (e jogamos) como os melhores!

De sangue, pela luta constante contra a comunicação social que teimosamente tenta promover um clube que já foi grande. Lembram-se do caso Paula? Lembram-se do que aconteceu ao António Oliveira?

E é bom ver que conseguimos conquistar cinco títulos com tantos jogadores de qualidade. Significava que o clube tem aquela mística de transformar bons jogadores em grandes jogadores!

G

Glazz

Guest
> Jorgito Comentou:

> Tanta coisa...

Foi um Penta conquistado á custa de sangue, suor e lágrimas.

De lágrimas, porque o Rui Filipe foi o marcador do primeiro golo do Penta e que viria acabar da forma tão triste que nós sabemos.

--------------------------------------

Ainda me lembro desse tragico fim-de-semana... tinha eu 9/10 anos e estava a vir da praia quando passei ao local do acidente :( Falecera o unico jogador da minha terra que jogava no meu FCP. Muitas lagrimas nesse fim-de-semana...

Mas um orgulho imenso por ter sido ele que deu inicio ao Penta!

Obrigado Rui!

8 Fevereiro 2023
16,863
21,820
Neste dia, em 1999, o FC Porto festejou o Penta em pleno Estádio de Alvalade. O empate do Boavista - momentos antes do apito inicial no clássico - selava a conquista do inédito quinto título consecutivo e os portistas celebraram-no sempre de mãos bem abertas, ou não tivessem elas cinco dedos. O jogo que estava prestes a começar viria a terminar empatado a um, com Zahovic a fazer o golo dos Dragões, mas o mais importante já tinha sido conseguido. 26 anos depois o lema mantém-se intacto: todo o mundo tenta, mas só o FC Porto é Penta.

8 Fevereiro 2023
16,863
21,820

MightyDragon

Bancada central
10 Maio 2024
2,165
3,638
Conquistas
2
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
Estive lá... tinha 10 anos mas lembro-me bem... 💙

Mielcarski

Bancada central
24 Março 2015
1,030
1,117
Estive lá. No interior da CM do Porto. Tenho um equipamento com o nome do meu nickname, assinado pelo próprio nessa noite!!!
Grandes tempos de bom futebol, muito bairrismo e equipas à Porto. Pena termos visto isso desvanecer nos últimos anos. Mas quero crer que, apesar de com menos bairrismo, vamos reavivar esse Porto, agora pela mão do NGP, Villas Boas

• Like
Reações: Edgar Siska

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,279
1,199
Comecei a ver futebol no segundo ano do Bobby Robson. Antes disso tenho vagas memórias do mundial de 94 mas muito pouco.

Este período coincidiu com o início da lei Bosman que veio permitir um número ilimitado de estrangeiros numa equipa e com isso uma concentração de talentos nos clubes ricos de uma forma ainda mais desigual. Realidade essa que foi posteriormente ainda mais exacerbada com a era dos galáticos e que ficou completa com a chegada do Abramovic ao Chelsea. O FC Porto de 2004 é porventura o último clube "pobre" a vencer as odds do dinheiro.

O Porto neste periodo de meados de 90 era um clube sólido e competente mas ao que eu percepcionava na altura tinha um "gap" para os tubarões europeus que na minha mente de criança seria como um muro alto demais. Lembro-me de o Porto fazer já nessa altura o que fazia hoje. Chegava aos 8avos (se é que chegava) e o poderio dos tubarões da Europa impunha a sua cruel realidade a partir daí... Até que chegou o jogo de San Siro. Foi aí e apenas aí que comecei a acreditar que o que aconteceu em 1987 (que há época e na minha mente de criança uma coisa que aconteceu há 10 anos é como se estivessemos a falar do paleolítico) poder-se-ia repetir um dia. A partir desse momento tentei ver sempre o FC Porto com a esperança de que os nossos melhores mágicos um dia voem sobre os centrais como o Jardel fez nessa noite.

Para mim o Penta são estas memórias europeias e esses sonhos acima de tudo. Porque na frente interna lembro-me do mau perder alheio, das crises sem fim dos rivais e do quão facil era fazermos chacota deles. O 0-5 na luz em que até um Wetl marca acabava por ser a melhor respota às insinuações que só ganhavamos por conta das arbitragens. As barrigadas de sucesso interno moldaram aquilo que passou a ser a minha exigência mas que à altura era "um novo normal" e que pendurou por mais de uma década: o domínio do FC Porto.

Tenho a felicidade de ter visto o FC Porto nesse tempo. Mas para acabar esta dissertação direi o seguinte. Iremos ter outro Penta no futuro. Não tenham dúvidas.