Não sei se me estou a fazer entendido...O que achas que os animais comem? Sabias que a maioria da soja produzida no mundo, uma das produções mais desgastantes no planeta, vai diretamente para alimentar os animais que são consumidos pelo ser humano?
A partir do momento em que comer carne não é necessário para uma vida saudável, não passa de um capricho. Um capricho profundamente marcado na nossa cultura, mas um capricho. De certa forma, a tourada também está, ou esteve profundamente marcada na nossa cultura, por isso para mim, não aceito ''cultura'' como um argumento.
Eu como carne, já debati esta questão a fundo comigo próprio e não consigo arranjar justificação moral para comer carne. A única maneira de comer carne ir ao encontro da moralidade de um indivíduo é se esse indivíduo não tiver consideração nenhuma por nenhum direito de animais. Eu como tenho empatia, até sou especialmente sensível ao sofrimento alheio, até de alguns insetos vê lá tu, não consigo pensar da mesma forma, por isso escolho viver conscientemente com a minha dissonância, e tentar melhorar as minhas escolhas no futuro cada vez mais.
O problema do excesso de consumo de carne é recente. Há 50 anos em Portugal só a classe média-alta para cima comia carne (bifes e essas coisas finas) regularmente, os outros em dias de festa ou nem isso. Com a melhoria das condições financeiras das famílias e o progresso que foi feito a nível agrícola a carne tornou-se mais fácil de adquirir e como era um símbolo de poder, foi fortemente explorada por vários estratos comerciais da sociedade...
Em Portugal come-se o porco todo porque sempre houve a necessidade de aproveitar tudo, principalmente entre os mais pobres. A fome é negra!
O consumo excessivo de carne tornou-se num negócio, e esse é o grande problema. Se fores ao McDonalds estás a alimentar esse negócio e a produção de soja que falaste, estás a alimentar o abuso, a exploração e a transformação de animais em números e mercadoria, tal como os operários das fábricas que matam, cortam e embalam esses produtos que vão directamente para as cadeias de supermercados, para um enorme lucro para os bolsos de alguns.
Se comprares 1 bife de vez em quando ao agricultor da tua terra ou ao talho do bairro, estás a fazer uma coisa totalmente diferente (principalmente se conheceres as condições de vida que esses animais tiveram). E isto vai para o bolso de quem necessita e estás a alimentar o negócio de forma sustentável.
Se tens problema em comer carne, não comas. Se te sentes mal, não o faças. Mas sê consciente e não comas produtos (vegan) produzidos em continentes (ou países) diferentes onde a exploração de meios, pessoas e espaços é igual.
Agora não compares o incomparável. Tourada não é cultura e não é por comeres um bife de uma vaca que andou a crescer livre pelos campos, a comer erva e de forma natura, sem hormonas e injeções que faz de ti um "toureiro" nem apoiar o sofrimento do animal.
O que faz de ti um "toureiro" é pegar num animal, fazê-lo sofrer e dizer que é arte e cultura, fazeres disso um evento público, chamares pessoas para assistir e bater palmas e depois dizer que adoras o animal e por causa disso que o fazes sofrer e só devido a ti é que ele existe. E no meio disto, vais enchendo o bolso de dinheiro público...