Só mesmo por respeito é que Varela faz parte do plantel. Pela qualidade, por aquilo que ele traz ofensivamente à equipa como extremo, pelo futebol que pratica, pelo salário que aufere, não será certamente.
Varela é fraco e tê-lo no plantel por amizade e delicadeza vale ZERO. Se assim fosse, renova-se com tantos e tantos outros que deram muito mais ao Clube do que Varela. Varela fez o seu trabalho, com uma temporada bem conseguida em 2010/11. Nada mais.
Já agora, também é bonito lembrar o respeito de Varela quando ele forçou a saída em 2014 para o poderoso West Brown e depois o admirável Parma. Hoje, joga ZERO, aufere um ótimo salário e vai-se mantendo no plantel em nome da amizade.
É também aqui que mudou o paradigma dos adeptos. Antes, queríamos todos jogadores de qualidade, hoje alguns querem os fofinhos, os que fazem bom balneário, os que são amigos dos treinadores...qualidade é secundária. Quaresma é um talento mas esse saiu porque era má pessoa.
Até aí se perdeu a identidade FC Porto.
Quaresma trazia qualidade, imprevisibilidade a extremo, amor à camisola, lutador, raça. Não saia tudo bem mas dele, podia esperar-se perigo e desequilíbrio, como qualquer extremo talentoso.
De Varela, espera-se amizade, fofinhice e se calhar, um ou outro corte defensivo em ajuda ao lateral.
Nunca me vou rever nisso. No FC Porto quero bons jogadores, com talento, raça e empenho. As amizades e a fofinhice nunca serão critério no meu FC Porto.
Varela não cabe no FC Porto, como não cabem outros.
Faça-se um plantel com os jogadores que têm qualidade para ficar e com alguns jovens que merecem oportunidades.
A Varela, deseja-se sucessos no que lhe resta da carreira, mas fora do FC Porto.