: «Eu tinha a convicção que o Geovany tinha que se integrar na sociedade. Eu acreditava que a melhor solução seria ele ir viver para a Academia. Esta mudança foi combinada com o Benfica, mas quando terminou o campeonato, o clube voltou com a palavra atrás, dizendo que não tinham lugar para ele. Eu e o pai do Quenda tivemos uma conversa com o coordenador, mas as desculpas foram as mesmas.» «No final da reunião, ligou-me um diretor do Sporting. Não sei como é que a informação passou, mas a verdade é que o clube contactou-me já com uma proposta para o jogador. Todos os detalhes iam de encontro com aquilo que eu queria. No entanto, o progenitor do Geovany era do Benfica e o miúdo já tinha grandes amigos na equipa
Segundo Basaúla, após a ameaça de saída se converter numa iminente mudança de ares, a formação que atua na Catedral foi atrás do prejuízo. Porém, a decisão era irreversível: «Depois disso, o Benfica ligou para mim a oferecer tudo e mais alguma coisa: já podia ir para a Academia, já podia ganhar um salário mensal, já podia ir para um colégio aclamado, entre outras regalias. No entanto, eu já tinha dado a palavra ao Sporting e não ia voltar atrás.»