Não ligo muito à seleção, gosto de ver mas não perco o sono. Irrita-me o facto de sermos um bando de compadrios e amizades, e em que o principal é o estatuto e não o que cada um pode acrescentar.
Posto isto, este é, para mim, o melhor 11 que Portugal pode apresentar no Mundial:
Olhar para isto e imaginar um título mundial é, na minha opinião, um devaneio e dos grandes.
Há claramente falta de qualidade em 2 de 3 setores. Apenas o meio-campo é, efetivamente, de classe mundial.
Como é a casa das máquinas, a grande esperança podia estar aí, não fosse termos um inapto a selecionador, claramente incapaz de montar uma equipa digna desse nome.
Na lateral direita, o Cancelo apesar de ser incrivelmente talentoso a atacar, é uma passadeira a defender.
Não há um único central que seja capaz de fazer uma dupla com o Rúben Dias. É praticamente fechar os olhos e escolher um, e seja o que Deus quiser
No ataque, é tudo malta de qualidade mediana a nível mundial. Não há um match-winner.
Há bons valores com capacidade de mexer com o jogo a partir do banco, como o Francisco Conceição ou o Leão, um CR7 lá para dentro no desespero de se tentar marcar, mas de resto...
E isto tudo fruto de escolhas atrás de escolhas, durante anos e anos, de malta que nada acrescenta. Nunca nada foi feito de modo a ser formado um grupo que jogue efetivamente como uma equipa, em que os bons valores emergentes do nosso futebol fossem integrados aos poucos, na preparação para as grandes competições.
E é, muito à custo disto, que tão cedo nunca ganharemos nada, e também por isso que cada vez mais gente não passa puto à seleção.
Para finalizar este meu exercício, convocaria os restantes jogadores:
- GR: Rui Silva e José Sá
- Laterais: Martim e Alberto
- Centrais: Tomás Araújo e António Silva
- Médios: Palhinha, Mateus Fernandes, Matheus Nunes, Pote
- Avançados: CR7, Leão, Conceição, Mora, Ricardo Horta
Teria em conta o Quenda, dependendo de como se apresentar neste final de época.
Bem sei que isto é claramente utópico. A começar pelos nossos dois laterais e pelo Mora.