Pelos vistos nao sabes o que significa arbitrario.
Tu decidiste, por imaginacao tua, que certos golos nao contam para um PL: golos de penalty e golos contra equipas de divisoes inferiores... isto e ser arbitrario.
A pessoa que nao e arbitraria, apenas diz que o Samu tem 11 golos esta epoca. Ponto.
A questão não é escolher golos que “contam” ou “não contam”. É distinguir métricas diferentes, algo básico em qualquer análise de rendimento.
Factualmente:
Total da época: 11 golos.
Total em bola corrida contra equipas do mesmo nível competitivo: o valor filtrado.
Isto não é arbitrário porque arbitrário significa critério sem regra. O meu critério tem regra clara: isolar situações que não dependem de penáltis nem de adversários de divisões muito inferiores para avaliar apenas a eficácia em bola corrida em contexto equilibrado.
Esta separação é usada em scouting, métricas avançadas como xG sem penáltis, relatórios de performance e comparações entre jogadores em ligas diferentes.
Não estou a negar golos. Estou a aplicar um critério específico para responder a uma pergunta específica: qual é a eficácia do jogador em bola corrida em jogos de dificuldade normal para o campeonato e competições europeias.
Se quiseres apenas o total, é 11.
Se quiseres a eficácia real em bola corrida contra oposição comparável, usas o número filtrado.
As duas métricas são factuais. O que muda é a métrica usada, não a veracidade.