Estava no estádio (tinha lugar anual na altura) e lembro-me perfeitamente da sua estreia na equipa principal em 2009/2010 pela mão do Jesualdo (num jogo da taça de Portugal). Tudo aquilo que se esperava deles na altura, tudo o que se dizia que podia vir a ser e toda a esperança que se colocava no seu futebol (juntamente com uma clausula de rescisão altíssima), está a ser confirmada agora pelas mãos de um treinador que o percebe, que percebe o seu futebol e que sabe tirar o máximo rendimento do jogador.
O futebol do Sérgio está finalmente a aparecer e a ser colocado em campo em prol da equipa...
Foi um percurso de altos e baixos ao longo da sua ainda curta carreira, com momentos em que muita gente duvidou das suas reais capacidades e da sua força mental para ser profissional (eu fui um deles) mas que, com mais ou menos obstáculos, chegou a este ponto de maturação que tanto agrada os adeptos. Dá gozo ver um jogador destes (portista da cabeça aos pés) espalhar a sua qualidade dentro do campo e ser tão importante para as vitórias do nosso (e também seu) FC Porto.
Talvez a passagem por clubes mais modestos (Paços de Ferreira) lhe tenha feito bem para ganhar humildade e perceber que teria de trabalhar muito mais para chegar ao nível que o seu futebol exigia. Talvez esse processo mental tenha acontecido ao longo do tempo e de forma gradual, mas o momento em que apanha o SC como treinador e tem a sorte de ir com ele para França (embora nem tenha jogado muito) foi sem dúvida alguma o ponto de viragem no seu percurso. Bem haja ao SC pela trabalho desenvolvido com este jogador e bem haja ao Sérgio Oliveira por ter conseguido encontrar o caminho certo na sua carreira e nos fazer agora perceber (a nós que estávamos a assistir há sua estreia há quase 9 anos) que afinal estávamos todos correctos em acreditar tanto no futuro daquele menino de 18 anos.