No último campeonato os lagartos foram ajudados, é um facto. Mas também não acredito que, mesmo sem essas ajudas, nós tivéssemos sido campeões. Pelas minhas contas pessoais, mesmo descontando esses pontos em que foram beneficiados, eles ficariam à nossa frente na mesma. A única diferença é que a diferença pontual sendo mais pequena que os 7 ou 8 pontos, eles podiam ter tremido, e até quem sabe, uma vitória frente a eles no Dragão teria chegado (nesse cenário hipotético) para passarmos para primeiro. Mas nem esse jogo lhes ganhamos portanto…
Quer queiras quer não, eles foram a melhor equipa o ano passado. Nós não fomos competentes, e com 80 pontos dificilmente seríamos campeões. Eles foram beneficiados e mesmo assim acho que acabariam com mais de 80 pontos… o que é que isto diz sobre a nossa qualidade o ano passado? Sobre o quão competitivos fomos?
Deixo uma pergunta séria. De todos os campeonatos desde da altura do Jesualdo Ferreira para a frente, quantos é que achas que perdemos sem que se deva à intervenção dos árbitros?
Eu acho que é importante diminuir o nível de calimeirice que se vem instalando ultimamente. A resposta final sempre a demos lá dentro, hoje em dia, parece que podemos ter 11 gajos a passearem em campo, e sem jogarem a ponta de um corno, porque não faz mal “a culpa é dos árbitros”. É também só dando mérito aos adversários, quando este é devido, e reconhecendo que os concorrentes têm qualidade, é que nós internamente como clube podemos crescer e perceber que NÓS temos que fazer mais.