JAEP disse:
Um treinador que sozinho teve que levar com o regime no seu auge das suas trafulhices. SC teve direito e muito bem ao primeiro ano de VAR que fez alguma diferença apesar de tudo e ao FJM e às suas divulgações semanais, se achas que isso não fez a diferença, tudo bem.
Mas acho que toda gente notou a diferença. Lopetegui não foi campeão e com grande distância diga-se porque competiu no campeonato mais vergonhoso dos ultimos 19 anos. Para não ir mais longe. E o engraçado é que o campeonato que o FC Porto competiu com NES não está muito longe desse em termos de trafulhice. Só para tu veres o quanto eles mandavam nessa altura com o FC Porto CALADINHO de uma ponta à outra com exceção de Lopetegui sim.
Se vens falar em titulos que um ganhou e o outro não ganhou, então estás a ocultar tudo que o regime andou a fazer fora das quatro linhas.
Quando o Francisco J. Marques se retirar do cargo, prometo que serei dos primeiros a vir a terreiro pedir para o Lopetegui ser o novo diretor de comunicação. Por outro lado, se amanhã o Sérgio Conceição for despedido, espero que não ponham o FJM a treinador... e o Lopetegui também não. If you know what I mean.
Podes aproveitar para cavalgar a tua cruzada de revisionismo à vontade. O momento é tão mas tão propício que, como disse, até um defensor do Otávio Machado que aqui houvesse ia conseguir marcar pontos. A realidade, no entanto, é a que é. Este clube já teve várias pessoas incompetentes, o que é normal numa instituição centenária. Infelizmente, uma boa parte desses incompetentes remonta aos últimos anos e numa dream team azul e branca de inúteis, o nome desse treinador que tu adoras tem lugar assegurado.
O Lopetegui é apenas e só um produto de cunhas e amiguismos. Ainda aceitava que tivesse tido um empurrão inicial na carreira à base desses conhecimentos (a vida é difícil para todos), desde que ao menos demonstrasse algum valor onde esteve. Acontece que não fez nada de especial no Porto, não fez nada de especial para chegar a selecionador de Espanha, nem fez nada de especial para ser treinador do Real Madrid. Fracasso, atrás de fracasso, atrás de fracasso. O único lugar onde triunfou foi nas camadas jovens de uma seleção e aí dá-se o valor que se quiser dar, para mim vale muito pouco.
Entrando na comparação direta com o SC, meu deus, um teve desde início plenos poderes para comprar à fartazana e rodear-se de um grupo de jogadores que conhecia bem e não ganhou nada; o outro chega aqui com um grupo de jogadores descrente, alguns deles alvos mesmo de chacota, com adeptos tristes e com um clube que não era campeão há 4 anos. Sem um único reforço que se visse no Verão, monta uma equipa capaz, soma vitórias, cumpre na Europa e termina com a seca se triunfos e ganha o campeonato fazendo um recorde de pontos. Pah podia pegar em mais comparações para sustentar a minha posição, mas acho que estes já são esmagadores que chegue.
Roubos? Foi tão roubado um como o outro. Que me interessa o VAR? Com VAR não se viu na mesma um penalti limpinho sobre o Danilo nas Aves, com VAR não se viu, logo na semana seguinte, um penalti do Luisão no Dragão que lhe dava o segundo amarelo, já para não falar do golo limpo anulado ao Herrera nesse mesmo jogo. Só nestas duas jornadas devíamos ter ficado a 8 pontos. Agora experimenta juntar a isto às malas do Boaventura, que tanto houve no ano do Lope, como no do Sérgio. Justiça seja feita: o Lopetegui denunciou e queixou-se desses roubos; o Sérgio falou pouco disso e ainda desautorizou o FJM. É certo, mas o trabalho de um treinador vai muito para lá disto e é esse "muito para lá" que me interessa.
Quem me ler agora até pode pensar que eu sou um "sergista" dos sete costados. Não sou. Pelo contrário, critiquei-o várias vezes aqui quando era altamente impopular fazê-lo. Acho que se agigantou vezes demais e também nunca dei para o peditório do "milagre do Sérgio Conceição" no primeiro ano, ao contrário de alguns que agora falam dele como se tivesse lepra. O Sérgio fez, para mim, um trabalho de excelência no primeiro ano e um trabalho competente no segundo. Se entretanto perdeu, por sua culpa, o controlo do balneário e de si próprio, fica difícil ter condições para continuar. Agora, isso não me faz fazer tábua rasa de tudo e, muito menos, vir exaltar figuras que não deixam saudades nenhumas, muito menos usá-las como arma de arremesso contra quem me deu alguma coisa em condições difíceis.