“Tenho muita vontade de ser um Dragão”
Pol Valera é o segundo reforço confirmado para o andebol portista em 2025/26
Depois do sueco Linus Persson, Pol Valera é o segundo reforço da equipa de andebol já oficializado para a época que se avizinha. O primeira linha espanhol, de 26 anos, chega à Invicta proveniente do Barcelona e diz-se com “muita vontade” de se adaptar rapidamente “à equipa e àquilo que o treinador pedir”. “Muito contente” com a decisão que tomou de vir para o FC Porto, Pol Valera quer mostrar que é um jogador que “ainda pode dar muito”. Aqui, promete “ajudar a ganhar o campeonato e também a Taça de Portugal”, além de “ir o mais longe possível nas competições europeias”.
Pronto para dar o máximo de Dragão ao peito
“Estou muito motivado. Tenho vontade de sair de casa e da minha zona de conforto, e ir para um clube como o FC Porto e para um país como Portugal, dos quais tenho boas referências e me disseram coisas tão boas, motiva-me muito. Tenho muita vontade de começar e dar o meu máximo.”
O interesse do FC Porto
“Quando soube do interesse do FC Porto, fiquei muito feliz. O Magnus Andersson ligou-me, falou-me do projeto e do papel que terei na equipa. Desde o primeiro momento que nos entendemos e gosto do tipo de jogo que o FC Porto faz. Foi claro para mim que queria ir para o FC Porto.”
Um jogador em toda a (primeira) linha
“Sempre joguei como central ou como lateral esquerdo. Um primeira linha tem que saber jogar em todas as posições. Como pontos fortes, gosto do jogo em equipa, em que todos possam tirar o máximo de si próprios e ajudar os colegas. Que seja um jogo com uma rápida circulação de bola e divertido de se ver. O importante é que a equipa funcione.”
Três anos de Barcelona
“São três anos no Barcelona, um clube que me deu muitíssimo. Estou muito grato, pude treinar com os melhores do mundo, ver o seu dia a dia, o que fazem para melhorar e como trabalham. Isso é muito importante, tal como jogar a Liga dos Campeões, a Liga Asobal, etc. Ajuda um jogador a evoluir. O último ano foi complicado, tive uma lesão num joelho, mas isto tornou-me mais forte e estou motivado para chegar ao FC Porto e mostrar que sou um jogador que ainda pode dar muito.”
Conversas com o internacional português Luís Frade
“Falei com ele, é um grande amigo. Falou-me muito bem do clube, da cidade, dos adeptos e dos jogadores. Com palavras tão bonitas, ajudou-me muito a decidir ir para o FC Porto. Estou muito contente com a decisão que tomei e estou ansioso por começar.”
O também amigo Mamadou Diocou
“Conheço o Mamadou Diocou, com quem joguei nas seleções jovens espanholas. Tenho uma boa relação com ele, já falei com ele e já me explicou como funciona tudo. Falou-me bem de tudo, dos companheiros, do corpo técnico, do clube, dos adeptos e da cidade, que só visitei uma vez. Tudo o que me disse dá-me ainda mais vontade de ir e desfrutar. A verdade é que toda a gente me fala bem do Porto.”
Desejoso de ser Dragão
“É uma equipa muito lutadora e muito competitiva. É difícil de analisar, pois fazem muitas coisas, têm muita variabilidade no ataque. Isso para mim é muito interessante. No Dragão Arena costumam fazer grandes resultados com o apoio dos adeptos. Tenho muita vontade de ser um deles.”
Objetivos para 2025/26
“A nível pessoal, quero ajudar a equipa em tudo o que puder. Quero poder adaptar-me o mais rápido possível à equipa e poder ajudar com tudo o que precisar. A nível coletivo, queremos ganhar o máximo de títulos. Quero ajudar a ganhar o campeonato e também a Taça de Portugal, além de chegarmos o mais longe possível nas competições europeias. São os objetivos que tenho por agora, mas quero adaptar-me rapidamente à equipa e àquilo que o treinador me pedir.”
Mensagem para os adeptos
“Estou muito orgulhoso e muito motivado para jogar no FC Porto, um clube tão histórico. Vou dar o meu máximo todos os dias e tentar ser um jogador que os adeptos recordem durante muito tempo.”
O site oficial do FC Porto com as ultimas notícias, jogos, multimedia center, liveStream, live game, destaques dos jogos, perfis dos jogadores, modalidades, área de socio, loja online, bilheteira e muito mais.
www.fcporto.pt