Opá, a minha questão é se em vez de tributares 40%, tributares 10%, isso tem um custo orçamental.
Como se em vez de taxares IVA a 23%, taxares a 20%, isso também tem um custo.
Pensava era que a conta da Mariana estava completamente errada.
Eu percebo o que dizes...nao é ter um custo é..quanto se perde por nao tributar o valor como os residentes habituais.
Mas a cena é, se o residente nao habitual nao fosse taxado a 10% se calhar não estava cá (eu conheco pessoas assim). E ganha-se por ai porque quem volta normalmente é quem de classe média minimo.
Vires viver para POrtugal, depois de estares num pais mais desenvolvido ou mais rico, tem que ser recompensado.
EU ja vivi fora de Portugal muito tempo. E quando estava la fora dizia em Portugal é muito melhor...e as pessoas diziam-me asism: POrtugal o que tem bom é sol e passar férias. E eu dizia que não. Vivo ca definitivamente ha 4 anos e essas pessoas tinham razao. Portugal em relação a muitos outros paises é bom para passar férias e tem o factor climatico que é ter muito sol.
Nota: Não tenho o estatuto de nao residente e quando estive fora estive sempre a trabalhar com contrato em Portugal.
Mas cada vez mais penso que estou aqui a criar os meus filhos em PT para depois eles irem-se embora...