A partir de dezembro o calendário começa a ser mais exigente (ainda bem)Pouquíssimos jogos.
Pedir evolução ao futebol feminino com este quadro competitivo é algo que não percebo.
A partir de dezembro o calendário começa a ser mais exigente (ainda bem)Pouquíssimos jogos.
Pedir evolução ao futebol feminino com este quadro competitivo é algo que não percebo.
Tem aí muito jogo "condicional" que faz parecer mais jogos do que poderão ser.A partir de dezembro o calendário começa a ser mais exigente (ainda bem)
Ainda pior estarão as equipas da 1 liga que não vão à Europa.. Quantos jogos vai fazer uma equipa de meio de tabela, por exemplo, o Torreense? Dai não entender a redução para 10 equipas, entendo que queiram aumentar a competitividade mas 10 equipas acho demasiado curto.Vamos chegar ao fim da época, previsivelmente, com 31/32 jogos feitos.
14/15 entre Setembro e Dezembro, e 17 entre Janeiro e Maio.
Para estes números estou a contar com:
- 21 jogos da 2ª divisão (7 na 1ª fase e 14 na 2ª)
- 3/4 jogos Taça de Portugal (até 3ª ou 4ª elim.)
- 7 jogos Taça AF Porto (até à final)
Além do pequeno número de jogos, temos também outro problema, o grande período entre o fim de uma época (meados de Maio) e o início da outra (final de Setembro).
E existem equipas com muito menos jogos que nós, p.e. CF Benfica, Estoril, CA Ouriense, etc.
Na taça da liga são 10 jogos (5 em casa, 5 fora).Ainda pior estarão as equipas da 1 liga que não vão à Europa.. Quantos jogos vai fazer uma equipa de meio de tabela, por exemplo, o Torreense? Dai não entender a redução para 10 equipas, entendo que queiram aumentar a competitividade mas 10 equipas acho demasiado curto.
Arriscam-se a fazer um minimo de 18 para o campeonato, 1 da taça e 4 da taça da liga.. 23 jogos.
Corrijam-me se estou errado..
Não foi isso que percebi..Na taça da liga são 10 jogos (5 em casa, 5 fora).
Farão no mínimo 30 jogos:
18 campeonato
10 Taça da Liga
1 na Taça de Portugal
1 supertaça (caso especifico do Torreense)
Ainda assim são bem poucos.
É isso mesmo...Não foi isso que percebi..
O que está no regulamento é conforme essa notícia, 2 grupos de 5 , fazem 4 jornadas e passam 2 de cada grupo
"A Federação Portuguesa de Futebol anunciou esta segunda-feira mudanças no formato da Taça da Liga Feminina, que entram em vigor já na temporada 2025/26. A competição contará com as dez equipas da Primeira Liga Feminina, divididas em duas séries de cinco clubes. Os clubes vão jogar entre si a uma só volta.
Os dois primeiros classificados de cada série seguem para as meias-finais, disputadas a jogo único, tal como a final, que continuará a ser realizada em campo neutro. Este novo modelo substitui o atual, composto por quatro eliminatórias (com jogos a duas mãos, exceto a final) e no qual os quatro primeiros classificados da Liga Primeira Liga Feminina entram apenas nos quartos-de-final"
Pois.. está aí o calendário de jogos.. podem ser no mínimo 23 jogosEntão talvez seja isso, não sei.
Nunca ouvi falar nessas taças Inglesas. FA Cup (1-4), FA Trophy (5-8) e FA Vase (com equipas 2 últimas divisões). EFL Cup (1-4) e EFL Trophy (3-6 + Academias da PL).Nunca percebi porque não se faz, no masculino, uma taça da liga só com equipas da 1ª, outra só com equipas da 2ª (taça da liga 2) e uma última só com equipas da 3ª liga (Taça da Liga 3). Um pouco como se faz em Inglaterra. No feminino também seria interessante (até mais interessante por causa de haver poucos jogos).
Não existe taças só com uma liga em Inglaterra, mas essas taças que colocaste aí onde não entram equipas da 1ª liga, ao contrário do que se passa em Portugal, onde não existe uma taça nacional sem equipas da 1ª. Fazia sentido nas ligas inferiores terem taças onde só entrassem equipas da sua divisão para poderem ter mais um espaço competitivo e com mais um troféu onde têm possibilidades de vencer o troféu.Nunca ouvi falar nessas taças Inglesas. FA Cup (1-4), FA Trophy (5-8) e FA Vase (com equipas 2 últimas divisões). EFL Cup (1-4) e EFL Trophy (3-6 + Academias da PL).
Compreendo a ideia mas acho impossível a execução. Principalmente no feminino.Não existe taças só com uma liga em Inglaterra, mas essas taças que colocaste aí onde não entram equipas da 1ª liga, ao contrário do que se passa em Portugal, onde não existe uma taça nacional sem equipas da 1ª. Fazia sentido nas ligas inferiores terem taças onde só entrassem equipas da sua divisão para poderem ter mais um espaço competitivo e com mais um troféu onde têm possibilidades de vencer o troféu.
Como existe nas distritais..Não existe taças só com uma liga em Inglaterra, mas essas taças que colocaste aí onde não entram equipas da 1ª liga, ao contrário do que se passa em Portugal, onde não existe uma taça nacional sem equipas da 1ª. Fazia sentido nas ligas inferiores terem taças onde só entrassem equipas da sua divisão para poderem ter mais um espaço competitivo e com mais um troféu onde têm possibilidades de vencer o troféu.
Não vejo porque não, por exemplo na 2 divisão feminina, são 16 equipas.. faziam oitavos, quartos meias e final. Assim passamos a 1 fase sem saber a real diferença entre as 2 zonas. Eram no máximo mais 4 jogos, as equipas na 2a já terão de ter capacidade para isso..Compreendo a ideia mas acho impossível a execução. Principalmente no feminino.
Quantas equipas teriam capacidade financeira, e jogadoras disponíveis, para isso?