João Moreira reforça o FC Porto B
Cedência do defesa luso-brasileiro é válida por um ano e contempla opção de compra ao São Paulo
A equipa B do FC Porto conta com mais um reforço, o terceiro nesta janela de transferências: depois de Trafim Melnichenka e Leonardo Vonić, João Moreira deixa o São Paulo e alarga as opções de João Brandão. O lateral luso-brasileiro chega a Portugal cedido com opção de compra, num
empréstimo com a duração de um ano, e vai vestir a camisola 45.
Nascido em 2004, João Moreira iniciou o percurso futebolístico no Osasco Audax, mas foi no tricolor do Morumbi que passou a maior parte da carreira. Começou a jogar no emblema tricolor com 15 anos e representou os vários escalões de formação antes de se estrear pelos seniores, em 2022, pela mão de Rogério Ceni. No total, o atleta de 20 anos fez 26 jogos, um golo e três assistências ao serviço da principal equipa paulista.
Com ascendência portuguesa, João Moreira é internacional jovem pela equipa nacional de sub-18 e também foi convocado para as seleções de base canarinhas. O defesa já venceu dois troféus ao serviço dos sub-17 do São Paulo e ainda conquistou a Supertaça do Brasil, em 2024, numa final em que rendeu o capitão Rafinha.
No caminho certo
“Estou muito feliz por estar aqui. Já houve outras tentativas de vir para cá, por isso quando soube que desta vez ia dar certo fiquei muito feliz. Só quero agradecer a Deus e ao FC Porto pela oportunidade. É preciso muita determinação, força e garra para vestir esta camisola. Isso nunca me vai faltar.”
Herança azul e branca
“A minha família portuguesa é toda portista e quando eu soube que ia vestir a camisola azul e branca o meu coração encheu-se de alegria e amor. Eu amo este país, estou tão feliz por estar aqui a vestir a camisola do FC Porto.”
Autorretrato
“Eu sou um jogador que se adapta bem a tudo e acabo por ser bastante versátil. Eu atuo pela direita, mas já joguei do lado esquerdo, inclusive em alguns jogos mais recentes que fiz. Até já joguei como médio. Acho que me consigo adaptar bem dentro da capacidade física e técnica que tenho.”
Recém-chegado à Europa
“A expectativa é muito alta. Fiz uma longa caminhada no São Paulo, ainda era muito novo quando subi à equipa A. Espero trazer para aqui todo o conhecimento que adquiri lá, aprender muito mais e que aconteçam coisas gigantescas enquanto estou aqui. A expectativa é muito alta.”
Fome de títulos
“Espero trilhar um grande caminho aqui, com muitas vitórias, determinação e muitos títulos para festejar com os portistas. O meu coração está prestes a saltar da boca. Estou muito ansioso por jogar à frente dos adeptos do FC Porto. Quando soube que vinha para aqui fiquei muito feliz e ansioso. A minha expectativa é muito alta, espero que dê tudo certo.”
O sonho comanda a vida
“Já fui convocado várias vezes para a seleção portuguesa, é sempre uma honra. Fiz muitos amigos, conheço vários profissionais aqui e isso também me aproximou deste país. É uma sensação maravilhosa vestir a camisola da seleção portuguesa, identifico-me muito com este país, sinto-me em casa. O sonho de qualquer menino é jogar pela seleção A e essa é a minha principal meta.”
À segunda foi de vez
“Numa das minhas últimas internacionalizações, nós viemos ao Porto e eu ia ter a oportunidade de assistir a um jogo da seleção no Dragão, mas tive de voltar para o Brasil e acabei por não conhecer o estádio. Agora, à primeira vista, posso dizer que este estádio é lindo. Todas estas cadeiras azuis, o relvado verde… É uma sensação maravilhosa. Estou ansioso por me estrear aqui.”
O site oficial do FC Porto com as ultimas notícias, jogos, multimedia center, liveStream, live game, destaques dos jogos, perfis dos jogadores, modalidades, área de socio, loja online, bilheteira e muito mais.
www.fcporto.pt