Rematar à baliza qualquer um remata, DeZ. Isto é decisão, apenas e só. É como saber quando fazer o passe em profundidade, quando saber sair na antecipação ou quando temporizar! Isso não se ensina! O Pepê pode rematar 900x nos treinos e irá continuar a não saber quando rematar.
Ou vais me dizer que vais ensinar o Pepê a rematar aos 26 anos de idade? Não vais.
Não remata qualquer um, não. Basta ver o exemplo do actual plantel. Assim de cabeça, quem é que tu dirias que é um bom rematador? Se conseguires dizer mais de 3 nomes eu ficaria admirado. E sim, sendo um gesto técnico é passível de melhoria e aperfeiçoamento. É preciso rematar 50, 100, 1000 vezes com o corpo bem colocado, com os apoios no sítio certo, a meter bem o pé à bola...até o remate começar a sair de forma natural e consistente. Tens o exemplo do basquetebol em que há "n" casos de jogadores que de uma época para a outra aumentam de forma significativa a percentagem de acerto porque passaram horas e horas a trabalhar o lançamento.
Podes argumentar que ao nosso nível e na equipa sénior já não devia haver necessidade de ensinar coisas tão básicas como essas mas meu caro, nós vivemos na realidade, não é no mundo do faz de conta. Se o gajo não sabe rematar, ensinem!
Antigo avançado do FC Porto elogia também Villas-Boas e diz que não trabalhou com «o verdadeiro Mourinho»
maisfutebol.iol.pt
Este é apenas um exemplo. Claro que tem de haver matéria prima para trabalhar mas não me lixes, a dificuldade que a esmagadora maioria dos jogadores do actual plantel tem em acertar na baliza, seja de perto ou de longe é uma coisa completamente bizarra e que muito devia preocupar o treinador.
Sobre a decisão, isso está directamente relacionado com o QI de cada jogador e aí sim, muito dificilmente a coisa melhora. Se o gajo é burro, nada a fazer. Mas aí entra outra componente: o Pepê custou 15M€, não é um puto qualquer que veio da formação, portanto quero acreditar que quando é para fazer um investimento dessa ordem de grandeza se tenha atenção a um parâmetro tão importante como a tomada de decisão, sem o qual de nada vale ser muito bom do ponto de vista físico ou técnico. Se ninguém, desde o olheiro que indicou o jogador ao treinador que deu o ok à contratação se apercebeu disso em tempo útil, é grave.
Só para finalizar e particularizando a situação de 1 para 1 que o Pepê desperdiçou: pelas características dele, nomeadamente a velocidade, é expectável que acabe na cara do guarda redes com alguma frequência. Se, contando com isso, ele fizesse trabalho específico no final de cada treino em que fosse colocado vez após vez em situação de 1 para 1 com o GR, chegaria certamente aos jogos muito mais preparado para fazer face a esse tipo de situação.